LEIA COM ATENÇÃO

Atenção: as imagens contidas no blog são de domínio público e/ou retiradas do Google. Se você, por algum motivo, sentir-se ofendido ou agredido com alguma imagem ou texto postados neste blog, entre em contato e a mesma, se este for o caso, será retirada. Caso a imagem seja sua, avise-me para que eu lhe credite a autoria.CONTATO cratonoticia@gmail.com WHATSAPP [88] 9 8801 1777

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Secretaria da Saúde alerta para presença de focos de peste bubônica em 42 cidades do Ceará


A Secretaria da Saúde do Ceará emitiu alerta para presença de focos de peste bubônica e pneumônica em 42 cidades do Ceará. O última caso da doença confirmado no estado ocorreu em 2005, na cidade de Pedra Branca.

Conforme o alerta da Secretaria, os focos de peste são comuns em áreas de alta altitude, com temperatura mais amena, ar mais úmido e vegetação e fauna específicas.

No Ceará, as áreas de importância para a vigilância da peste são Serra da Ibiapaba, Serra de Baturité, Serra da Pedra Branca, Serra do Machado, Serra das Matas e Serra de Uruburetama e Chapada do Araripe.

Ainda conforme a Secretaria da Saúde, as cidades nessas regiões têm focos da peste porque na mesma área há o agente patógeno e o animal hospedeiro (o rato) da peste, que pode repassar a doença para o homem.

"A persistência desses focos deve ser considerada uma ameaça real e permanente de acometimento humano nessas regiões, que pode estender-se para outros lugares, inclusive centros urbanos, tornando-se imperativo que os técnicos de saúde estejam preparados para lidar com o problema", diz o alerta.

Sintomas

Peste bubônica:  Mal-estar;  Abatimento; Dor de cabeça; Dores no corpo; Vômitos; Pulso acelerado;  Arrepios de frio; Febre alta e Bubões

Peste pneumônica: Arrepios de frio; Dor de cabeça intensa; Delírio ou prostração absoluta no leito e  Respiração ofegante.



Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário