CRATO NOTICIAS player

domingo, 5 de outubro de 2014

Resultado parcial do TSE aponta 2º turno entre Dilma e Aécio, com mais de 90% das urnas apuradas


Os candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB). (Foto: Fotos da Agência O Globo e Divulgação)
Em uma das mais disputadas eleições presidenciais brasileiras, a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), aparece liderando a apuração, com 40,89% dos votos válidos, de acordo com dados parciais divulgados na noite deste domingo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com 90,39% das urnas verificadas até as 19h51, Aécio Neves (PSDB) aparece em segundo lugar, com 34,44%%. Marina Silva (PSB) tem 21,07%. Os votos brancos somam 3,85% e os nulos, 5,75%. Caso a tendência continue, o segundo turno será disputado entre Dilma e Aécio.

Dilma tem mais 38,4 milhões de votos, e Aécio, 32,3 milhões. Ainda segundo os dados do TSE, foram registrados 19,8 milhões para Marina.

A pesquisa boca de urna do Ibope apontou Dilma com 44% das intenções de voto, segundo dados divulgados pelo instituto na noite deste domingo. O candidato tucano Aécio Neves (PSDB), que ultrapassou numericamente Marina Silva (PSB) nas pesquisas divulgadas no sábado, está com 30%, enquanto sua adversária pessebista marca 22%. A margem de erro da pesquisa boca de urna é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Até as pesquisas realizadas entre 29 de setembro e 1º de outubro, Aécio aparecia atrás de Marina tanto no Ibope (28% a 22%) quanto no Datafolha (27% a 24%). Nas pesquisas realizadas entre terça e sábado, ele ultrapassou a adversária também em ambos os levantamentos, com 27% a 24% no Ibope e 26% a 24% no Datafolha.

O levantamento de boca de urna apontou ainda que Luciana Genro (PSOL) tem a preferência de 2% dos eleitores, e o Pastor Everaldo (PSC), 1%. Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Eymael (PSDC) e Zé Maria (PSTU), juntos, somaram 1%. Nas urnas apuradas, Luciana Genro aparece com 1,6%, e o restante não alcançou 1%.

Mais cedo, ao votar em Porto Alegre, Dilma afirmou que não trabalha com a hipótese de vencer a eleição já nesse primeiro turno. A presidente também não quis falar sobre eventuais adversários no segundo turno:

— Não trabalho com a hipótese de vencer no primeiro turno. Isso (se referindo a projeções sobre adversários no segundo turno) seria desrespeitoso com os demais candidatos — disse a petista.

Na primeira coletiva concedida após as eleições, Aécio declarou-se confiante em seguir para o segundo turno, e afirmou que pode tomar a iniciativa de procurar a adversária socialista para apoiá-lo na disputa contra Dilma.

Já Marina Silva, que votou na manhã deste domingo em Rio Branco, no Acre, disse não querer ganhar a eleição na base da calúnia e do boato. Sem citar os adversários nominalmente, ela fez um discurso crítico em relação à forma como eles atuaram na campanha eleitoral.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário