CRATO NOTICIAS player

domingo, 5 de outubro de 2014

Eleições 2014: Operação será monitorada na SSPDS









Estrutura montada na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social auxiliou as forças de segurança durante a Copa do Mundo, através de imagens captadas por câmeras instaladas em pontos estratégicos. (Foto: Fernanda Siebra)
A operação policial preparada para o dia das eleições no Ceará, neste domingo (5), será monitorada pelas autoridades no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). O equipamento, que inclui o apoio de câmeras espalhadas em terra e em helicópteros, foi o mesmo utilizado nos trabalhos policiais realizados durante a Copa do Mundo, em Fortaleza.

O CICCR está instalado na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na Avenida Bezerra de Menezes, na Capital, e foi inaugurado no mês de maio. No local, funcionará o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC), reunindo representantes das forças de segurança do Estado envolvidas nos trabalhos. O aparato tecnológico disponível ainda engloba caminhões do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) e da Plataforma de Observação Elevada (POE), além de helicóptero imagiador.

Serão 1.450 viaturas da Polícia Militar, 167 da Polícia Civil, 4 da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e 6 aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) destacadas para a realização dos trabalhos durante a operação.

No último dia 25 de setembro, o titular da SSPDS, delegado Servilho Paiva, entregou o plano de segurança para as eleições à presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Contingente

Há pelo menos dois meses, TRE e SSPDS conversam sobre a operação que será desenvolvida neste domingo. O plano operacional das Polícias Civil e Militar, que estará em prática durante o 1º Turno das Eleições 2014, destaca 5.954 agentes das Polícias Civil e Militar nos trabalhos.

Neste número não estão contabilizados os PMs que farão o trabalho ostensivo cotidiano, voltado para a prática de delitos que não estão ligados a crimes eleitorais. Além deles, outros 400 agentes da Polícia Federal também trabalharão no Ceará durante o pleito.

A Polícia Civil contará com 24 delegados, 40 escrivães, 117 Inspetores, totalizando um efetivo de 181 agentes, trabalhando na Operação ´Eleições 2014´, na Capital. Já no Interior, serão 93 delegados, 225 escrivães e 648 Inspetores.

Os reforços foram enviados para as Regiões da Serra da Ibiapaba, do Maciço de Baturité, para o Litoral Leste, Litoral Oeste e Região Jaguaribana, e principalmente, para as cidades de Aracati, Baturité, Canindé, Crateús, Icapuí, Icó, Itapipoca, Morada Nova, Parambu, Quixadá, Tamboril e Tianguá.

As Delegacias que já funcionam em regime de plantão, na Capital, atuarão normalmente. As Delegacias Metropolitanas também funcionarão durante o dia das eleições, mas em caráter extraordinário.

PM

Ao todo, 1.256 policiais militares foram enviados para garantir a tranquilidade do pleito em todo nas cidades do Interior do Estado. Eles serão somados aos 3.462, que já trabalham nos Comandos de Policiamento do Interior (CPI) Norte e Sul, distribuídos em todo o Ceará.

Na Capital, 1.327 PMs atuarão em diversas funções, dentre estas o suporte à fiscalização do cometimento de crimes eleitorais. Os policiais estarão nas proximidades dos locais de votação, acompanhando o deslocamento de juízes e promotores que visitam as sessões, fiscalizando o cumprimento da Lei Seca e fazendo o trabalho cotidiano.

PF

A Polícia Federal (PF) contará com 400 agentes no Ceará, espalhados em 22 polos nas zonas eleitorais da Capital e do Interior do Estado. O plantão policial será permanente, sendo dado prosseguimento às investigações. Também haverá policiamento móvel ostensivo e descaracterizado dos agentes.

A operação está integrada ao Centro de Controle das Eleições 2014 da PF, em Brasília.

Fonte: Diário do Nordeste

Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha mobilizam hoje 280 mil eleitores

Elizângela Santos
No Colégio dos Salesianos, deverá se repetir uma das maiores concentrações de eleitores em Juazeiro do Norte, uma vez que a unidade de ensino reúne o segundo maior número de votantes. (Foto: Elizângela Santos)
Tudo pronto para escolha dos candidatos majoritários do Estado e da federação, além dos parlamentares estaduais e federais. No Cariri, a mobilização nos municípios exigiu um planejamento minucioso para atender a todas as localidades, com a segurança e organização necessárias para o pleito tranquilo. Nas maiores cidades da região, que compõem o Crajubar, que são as cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, serão quase 280 mil eleitores nas ruas das 8 horas até o final da tarde. São 28 municípios no Cariri, incluindo nove cidades da Região Metropolitana do Cariri (RMC).

A "terra do Padre Cícero" detém o maior colégio eleitoral do interior do Estado, depois da Capital e região metropolitana de Fortaleza, com 147.713 eleitores aptos e será a primeira cidade da região a ter eleições após o recadastramento biométrico, que chegou a 79% dos eleitores.

Nas três cidades o esquema de segurança estará fortalecido, inclusive com a atuação das polícias militar e civil, além de reforço das equipes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Guardas Municipais.

As urnas chegaram aos locais de votação ontem. A expectativa dos chefes de cartórios eleitorais é que o pleito ocorra dentro da normalidade, respeitando os prazos previstos, mesmo com equipes de trabalho maiores nos locais de votação.

No Crato, serão 87.738 eleitores, que deverão votar em 101 locais, onde serão distribuídas as 285 urnas eletrônicas. A Escola Polivalente Governador Adauto Bezerra detém o maior número de eleitores, com 3.858. Já na Escola José Alves de Figueiredo votam 3.395, concentrando o segundo maior número de eleitores por local de votação. Serão 24 urnas de contingência para algum caso de problemas com as máquinas.

Tranquilidade

Um efetivo de 70 policiais militares estará realizando a segurança na cidade, mais os aparatos da Polícia Federal e Polícia Civil, no intuito de garantir a tranquilidade do processo. Serão 1.140 mesários, 101 delegados de prédios, 82 auxiliares de eleição, servidores do Cartório Eleitoral, escrutinadores, auxiliares e membros da Junta Eleitoral e motoristas requisitados, envolvendo um total de 1.500 pessoas trabalhando no processo eleitoral, apenas neste município, durante o dia de hoje.

Segundo o chefe de cartório da 27ª Zona Eleitoral, Márcio Batista Vale, a expectativa é que ocorra durante todo o dia de hoje uma votação tranquila, e que o eleitor possa exercer a sua cidadania plena, escolhendo livremente os seus representantes.

Em Barbalha, cidade em que vota um dos candidatos ao cargo de Governador do Estado, Camilo Santana, do Partido dos Trabalhadores (PT), estarão votando 41.741 pessoas. O candidato tem sua residência no distrito do Caldas e vota na vila do Caldas, na Escola Bom Jesus. Serão 126 urnas, distribuídas em 40 locais do Município, com 10 de contingência a mais.

Concentração

Na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA) funciona um dos locais de maior concentração de votantes, com cerca de 1500 eleitores. Mais de 500 mesários estarão atuando durante o processo. Por conta de problemas com propagandas em anos anterior, haverá um reforço no intuito de coibir os abusos. "Esperamos que seja tranquilo", diz o chefe de cartório. Em Juazeiro do Norte, os maiores locais de votação são os da 28ª Zona Eleitoral.

No Ginásio São Francisco votam mais de 5.800 eleitores, com 18 seções de votação. O Colégio Salesiano concentra o segundo maior número de votantes, com mais 16 seções. As outras duas maiores estão na 119ª Zona Eleitoral. O recadastramento biométrico contou com várias datas de realização, para dar mais oportunidade aos eleitores em Juazeiro do Norte para se inserirem no novo modelo. Mesmo assim, muita gente deixou de se recadastrar, mas os eleitores terão a oportunidade de realizar essa atualização de cadastro na medida em que irão participar dos pleitos.

Em Juazeiro, estão na 28ª Zona Eleitoral 68.065 eleitores e na 119ª 79.648. Serão 501 seções de votação e será destinado pela primeira vez um posto para às justificativas de votos, no Educar SESC, ao lado da Basílica de Nossa Senhora das Dores. A meta é dar mais agilidade ao processo nos locais de votação. São 555 urnas distribuídas na cidade e distritos. Estarão reservadas em caráter de contingência 51. Caso haja algum problema com as máquinas nos locais de votação serão substituídas. Mas, todas foram testadas e em seguida lacradas, anteriormente à votação.

Conforme levantamento realizado pelo cartório eleitoral em Juazeiro do Norte, há 857 eleitores com deficiência e foram realizados cadastros em 405 seções para facilitar o processo para essas pessoas.

Mais informações:

28ª Zona Eleitoral
Juazeiro do Norte
Rua Interventor Erivano Cruz, 75
Matriz - Juazeiro do Norte Telefone: ( 88) 3566.1057

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário