CRATO NOTICIAS player

sábado, 8 de abril de 2017

No Crato, Tradicional Corrida de Jumentos estimula a preservação do animal e o respeito à espécie


O animal faz parte da história do povo do sertão nordestino (FOTO: TV Jangadeiro)


Tem muita gente fascinada por animais, como cavalo, vaca, boi. Mas em algumas regiões, os mais queridos são os jumentos. Na cidade do Crato, região do Cariri, existe até uma corrida para estimular o resgate e o respeito com a espécie.

Chegando a sua 6ª edição, a corrida de jumentos é um evento que já se tornou tradicional no bairro Lameiro, no Crato. Este ano, a competição será realizada no próximo domingo (9), a partir de 8h, nas proximidades do Rotary Club.

O jumento é considerado sagrado para muitos. A sua contribuição na história da humanidade é bem antiga, surgiu ainda na bíblia. Só nas sagradas escrituras a palavra jumento aparece 105 vezes. A sua imagem também é bastante conhecida por conta de um fato histórico, onde o animal foi utilizado por cristo, para entrar em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado no evangelho.

O momento também é comemorado pelos católicos no próximo domingo que antecede a Páscoa, conhecido como Domingos de Ramos. No Ceará, o jumento tem um significado muito importante, principalmente para o sertanejo, que mora nas comunidades rurais mais distantes e escondidas. Por conta da seca e como antigamente era difícil o abastecimento de água, ainda não era tão comum o abastecimento das comunidades rurais por carros pipa, e por isso a população usava o animal como objeto de carga, para transportar água ou até mesmo comida.

Segundo um dos organizadores do evento, o senhor Inaldo Amorim, mais conhecido como Inaldo Vaqueiro, a finalidade da corrida é estimular a preservação do animal e o respeito à espécie, que faz parte da história do povo do sertão nordestino.

Como forma de divulgar a competição, também é realizada uma cavalgada, neste sábado (8), saindo do bairro Lameiro, em direção a estátua de Nossa Senhora de Fátima, no Crato, um dia antes da competição, tudo isso para divulgar a corrida de jumentos.

Inaldo Amorim ressalta ainda que as pessoas que quiserem colaborar para a realização da corrida de jumentos do Crato também podem contribuir no dia do evento.

“Os colaboradores que puderem chegar junto, tudo o que puder ajudar nesse dia é bem-vindo. A gente vai divulgar os nomes dos colaboradores. Aquele que não puder dar nada, mas só em ter a boa vontade de assistir, a gente já fica satisfeito”, enfatiza.

O percurso da corrida será de 200 metros e acontece no parque de vaquejada Beira Rio, no Crato, a partir de 8h. O jumento vencedor recebe uma premiação que será divulgada durante a realização do evento.
 


Fonte Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário