CRATO NOTICIAS player

quarta-feira, 8 de março de 2017

Juazeiro do Norte decreta situação de emergência por causa das chuvas

http://blogs.diariodonordeste.com.br/cariri/wp-content/uploads/2017/03/Defici%C3%AAncias-em-constru%C3%A7%C3%A3o-prejudica-teatro-Marquise-Branca-2c-neste-inverno.-2.jpeg
Teatro Marquise Branca foi inundado pelas águas

Juazeiro do Norte. A Prefeitura deste município declarou ontem, dia 06, “situação anormal”, caracterizada como Situação de Emergência. Diversas áreas da cidade foram afetadas por intensas precipitações pluviométricas. O decreto será por um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período. O gestor municipal, Arnon Bezerra, considera que as intensas chuvas ocorridas entre os dias 23 do mês de fevereiro e 1º de março, com uma média de precipitação de 150 mm, causaram danos econômicos e sociais, afetando diretamente moradores, e ainda perdas ao patrimônio e ao serviço público, decorrentes da precipitação de chuvas.

Os locais mais atingidos, conforme levantamento técnico, estão os bairros São José, Novo Juazeiro, Pio XII, Aeroporto, Timbaúbas, Betolândia, Frei Damião, Antônio Vieira, João Cabral, São Miguel, Tiradentes, Lagoa Seca, Jardim Gonzaga, Vila Nova, São Francisco, Pedrinhas, Carité, Horto e Limoeiro; e os sítios Popó, Leite e Taquari.

Nas localidades apontadas, se torna urgente a realização de obras, recuperação de vias públicas, implementação de ações assistenciais e de socorro para minimizar os impactos sentidos pela população.

Também de acordo com a Resolução nº 03, do Conselho Nacional de Defesa Civil – CONDEC, a intensidade deste desastre pode ser dimensionada como Nível II e ainda a Instrução Normativa nº 02 de 20/12/2016, do Ministério da Integração Nacional, que estabelece procedimentos e critérios para a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública pelos Municípios.

Como critérios agravantes da situação de anormalidade, está a perspectiva de continuidade de chuvas, com o consequente agravamento do quadro retratado, a possibilidade da ocorrência de surtos das doenças de veiculação hídrica, o baixo senso de percepção de risco das comunidades locais, agravando a qualidade de vida da população e gerando clima de tensão social.

A Diretoria de Defesa Civil do Município de Juazeiro do Norte, diante da situação de emergência, está mobilizada, em parceria com as Secretarias Municipais de Infraestrutura, de Saúde, de Desenvolvimento Social e do Trabalho, da Cidade e da Segurança Pública e Cidadania, com a imediata execução de plano emergencial de resposta aos desastres e socorro à população.



Fonte Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário