Pele de tilápia ameniza dor de pacientes com queimadura (FOTO: Reprodução TV Jangadeiro) |
Você sabia que uma camada de pele de tilápia é capaz de amenizar a dor e acelerar a cicatrização de queimaduras graves? Uma pesquisa inédita sobre o assunto acontece em Fortaleza, como mostra na reportagem do Jornal Jangadeiro.
O curativo feito com pele de animais aquáticos é inédito no mundo. Ele está em desenvolvimento com a pele do peixe que vem do Açude Castanhão. O material passa por um processo de limpeza, recorte e esterilização minuciosa para ser aplicado sobre as lesões dos pacientes com queimaduras, das mais leves às mais graves. A vantagem é que por ter um bom grau de umidade, alta qualidade de colágeno e boa resistência, o curativo de tilápia adere melhor ao corpo do paciente, evitando perda de líquidos e contaminação externa. O coordenador da pesquisa Edmar Maciel explica que o poder de cicatrização é maior do que o dos métodos convencionais e reduz a sensação de desconforto, dor, e até os custos do tratamento.
A segunda fase clínica do estudo foi finalizada com sucesso nos testes em 60 pacientes do Núcleo de Queimados do Instituto Dr José Frota.
Fonte Tribuna do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário