CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 28 de março de 2017

Pesquisa aponta que pele de peixe do Ceará acelera a cicatrização de queimaduras graves


Pele de tilápia ameniza dor de pacientes com queimadura (FOTO: Reprodução TV Jangadeiro)


Você sabia que uma camada de pele de tilápia é capaz de amenizar a dor e acelerar a cicatrização de queimaduras graves? Uma pesquisa inédita sobre o assunto acontece em Fortaleza, como mostra na reportagem do Jornal Jangadeiro.

O curativo feito com pele de animais aquáticos é inédito no mundo. Ele está em desenvolvimento com a pele do peixe que vem do Açude Castanhão. O material passa por um processo de limpeza, recorte e esterilização minuciosa para ser aplicado sobre as lesões dos pacientes com queimaduras, das mais leves às mais graves. 
A vantagem é que por ter um bom grau de umidade, alta qualidade de colágeno e boa resistência, o curativo de tilápia adere melhor ao corpo do paciente, evitando perda de líquidos e contaminação externa. O coordenador da pesquisa Edmar Maciel explica que o poder de cicatrização é maior do que o dos métodos convencionais e reduz a sensação de desconforto, dor, e até os custos do tratamento. 
A segunda fase clínica do estudo foi finalizada com sucesso nos testes em 60 pacientes do Núcleo de Queimados do Instituto Dr José Frota.
Veja mais detalhes no vídeo do Jornal Jangadeiro, da TV Jangadeiro/SBT:
 
  


Fonte Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário