CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 11 de abril de 2017

Levantamento aponta que 41 municípios do Ceará têm alta infestação de Aedes aegypti

Aedes
Os depósitos localizados ao nível do solo predominaram com infestação pelo Aedes. ( Foto: Helene Santos )


A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa/CE) divulgou, nesta segunda-feira (10), o 1º Levantamentos Rápidos de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2017. O documento, que tem por objetivo mapear os índices de infestação pelo mosquito, apontou que, no Ceará, 88% dos municípios (162/184) enquadram-se nos critérios para realização do LIRAa.

Em relação ao ano passado, o que se observa é que aumentou a quantidade de municípios participantes, e também cresceu o número de cidades em nível mais grave.Em 2016, o quantitativo era de 26. Neste primeiro balanço, o total chegou a 41. Conforme o LIRAa, 30,4% das 162 cidades inseridas no levantamento apresentaram alta infestação do mosquito Aedes aegypti.

No primeiro levantamento do ano de 2016, feito em abril pela Sesa, 50,6% das cidades realizaram o LIRAa. Destes, 31,7% apresentaram alta infestação pelo Aedes aegypti, 40,2% encontravam-se em situação de média infestação e 28% apresentaram índice satisfatório.

O levantamento é um método amostral que monitora a densidade de formas imaturas (larvas e pupas) por meio de pesquisa realizada na visita domiciliar do Agente de Combate às Endemias.



Fonte Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário