CRATO NOTICIAS player

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Não sou racista´, diz Patrícia Moreira sobre ofensa a goleiro do Santos











Torcedora foi flagrada chamando o goleiro Aranha, do Santos, de macaco. (Foto: João Laud/RBS TV)
Pouco mais de uma semana após ser flagrada pela TV chamando o goleiro Aranha, do Santos, de macaco, Patrícia Moreira quebrou o silêncio e concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (5), em Porto Alegre. Chorando muito, ela pediu desculpas ao jogador e ao Grêmio. Foi a primeira manifestação oficial dela após o caso. Acompanhada do advogado, a gremista chegou por volta das 12h15 ao local.

"Boa tarde, eu quero pedir desculpas ao goleiro Aranha. Eu não sou racista. Perdão. Perdão. Peço desculpas", afirmou a menina, muito nervosa, em um rápido pronunciamento. "Aquela palavra macaco não foi racista, foi no embalo do jogo".

Em seguida, o advogado de Patrícia, Alexandre Rossato, respondeu algumas perguntas da imprensa e disse que a torcedora gostaria de se encontrar pessoalmente com o goleiro para pedir desculpas e que, pela exposição do caso, ela já foi "julgada".

"A Patrícia já sofreu ameaças. Ela não está sofrendo agora porque saiu de casa e das redes sociais. A Patrícia perdeu a vida dela", afirmou Rossatto.

Patrícia falou aos jornalistas na sala de um prédio no Centro de Porto Alegre. O pronunciamento e a entrevista duraram menos de 15 minutos. Na quinta-feira (4), na delegacia, Patrícia já havia se explicado. Ao delegado, não negou as palavras, mas afirmou que a intenção não era ofender, que foi no embalo da torcida. A jovem chegou à delegacia por volta das 10h chorando muito, abraçada pelo irmão, e escondendo seu rosto das câmeras.

O delegado não descartou chamar Patrícia mais uma vez para outros esclarecimentos. O depoimento durou cerca de uma hora, e a gremista deixou a delegacia sem falar com a imprensa. Antes de entrar no carro, ela ainda ouviu gritos de "racista" de pessoas que a aguardavam do lado de fora da delegacia. A polícia tem 30 dias para concluir o inquérito.
Intenção não era ofender, diz à polícia jovem que chamou Aranha de macaco (Foto: RBS TV)


Depoimento na políciaTrata-se do sétimo chamado pela polícia a prestar depoimento à 4ª Delegacia de Polícia Civil. Antes dele, a polícia ouvia a jovem Patrícia Moreira. Seu pronunciamento, que durou cerca de uma hora, era o mais aguardado. A jovem teve grande exposição ao ter sua imagem mostrada pelo canal ESPN chamando o goleiro do Santos de "macaco" no jogo de quinta-feira (28).

Ela chegou ao local por volta das 10h acompanhada do advogado e de um dos irmãos. Durante a passagem da jovem por entre jornalistas e curiosos, ouviu-se um grito de "racista". "Ela viu o movimento da imprensa e ficou nervosa, mas depois se acalmou e prestou o depoimento", disse o delegado Cleber Ferreira, diretor da Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre.

Segundo o delegado, durante o depoimento, Patrícia afirmou que não teve a intenção de ofender o jogador do Santos. "Ela não nega as palavras, mas a intenção não era ofender, ela foi no embalo da torcida. Ela explica que tem canções e o próprio Inter se chama de macaco", disse o delegado. O delegado Herbert Ferreira, responsável pelo caso, tem 30 dias para concluir o inquérito. Caso seja necessário, Patrícia pode ser chamada novamente para depor.

Entenda o casoO incidente no jogo entre Grêmio e Santos, na Arena do Grêmio, ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O juiz mandou a partida seguir, mesmo sendo alertado por jogadores do Santos dos incidentes que ocorriam fora de campo.

A jovem mostrada pelas imagens do canal ESPN foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar. Patrícia Moreira era funcionária de uma empresa terceirizada e prestava serviços de auxiliar de odontologia na clínica da polícia militar gaúcha. As imagens da torcedora ofendendo o goleiro santista começaram a circular pelas redes sociais logo após a partida. Aranha registrou boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia na sexta (29).

As injúrias raciais proferidas por torcedores gremistas contra o goleiro tiveram mais um desdobramento. Em julgamento nesta quarta-feira (3), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, por unanimidade, excluir o Grêmio da Copa do Brasil. No primeiro duelo das oitavas da Copa do Brasil, os paulistas bateram os gaúchos por 2 a 0. O jogo de volta já havia sido suspenso até o julgamento do caso no STJD.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário