CRATO NOTICIAS player

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Sequestrador de hotel em Brasília é Jac Souza dos Santos, ex-secretário municipal de Agricultura


Sequestrador é o político Jac Souza
Sequestrador é o político Jac Souza
Ana Carolina Pinto

O homem que fez um refém no Hotel Saint Peter, no centro de Brasília, nesta segunda-feira, é o político Jac Souza dos Santos. O vereador e presidente do Partido Progressista (PP) de Combinado, no Tocantins, Lindon Jonson Miguel da Silva, confirmou que o sequestrador é o ex-secretário de Agricultura e Pecuária do município.
— Foi uma grande surpresa para todo mundo. Ele é um rapaz muito bom, trabalhador. Estamos orando pela família — disse, em entrevista ao EXTRA por telefone. — Sem dúvidas é (um distúrbio) psicológico — opinou o político.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, Jac foi candidato a vereador de Combinado em 2008. Ele não foi eleito, mas assumiu a secretaria e ocupou o posto entre 2009 e 2012. Lindon Jonson soube da informação pela sede do partido em Brasília.
Atualmente, Jac trabalhava como cabo eleitoral na cidade. Maurilio Martins de Araújo, chefe de Jac no comitê eleitoral, afirmou que o amigo o procurou na noite de sábado, contando que iria para Brasília ver a filha de 5 anos. O rapaz teria prometido voltar na segunda-feira.
Jac deixou uma carta com contas a serem pagas aos cuidados de Maurílio. Para a mãe, Lurdes, ele também deixou uma carta. Segundo Maurílio, o documento é a prova de que Jac está passando por um transtorno psicológico.
- A carta que ele deixou para mãe não dizia coisa com coisa. A gente está desconfiando até que aquela arma é de brinquedo. Ele não teria coragem de fazer aquilo - declarou Maurílio.
Segundo o homem, o pai de Jac também apresentava distúrbios psicológicos. A mãe do sequestrador esteve esta manhã no comitê eleitoral e estaria muito abalada.
- Ele deve ter um distúrbio mental, porque ele não é má pessoa, não. É um rapaz trabalhador. Eles tem uma chácara aqui na cidade, conheço ele desde que ele nasceu, praticamente. A cidade está toda assustada com isso.Parece que a família do pai dele tem transtornos psicológicos. Estamos fazendo de tudo para que preservem a vida dele - afirmou.
Registro da candidatura de Jac, em 2008
Registro da candidatura de Jac, em 2008 Foto: Reprodução / TSE
Sequestro
Segundo informações do jornal O Globo, cerca de 300 pessoas deixaram o prédio e a área foi isolada. O refém está algemado e com um colete, que, segundo o sequestrador, estaria recheado de dinamites. Ele está com uma pistola e tem levado o refém várias vezes até a sacada do hotel.
A negociação está sendo feita pela Divisão de Operações Especiais da Polícia Civil. Jac faz exigência genéricas de caráter político, como a aplicação da Lei da Ficha Limpa nestas eleições e a extradição do italiano Cesare Battisti.
De acordo com o jornal, por volta 13h, o sequestrador apareceu na sacada com o refém algemado, com a pistola na mão e jogou um pedaço de papel. Cerca de 100 policiais estão no local. Jac deu entrada no hotel como hóspede por vota das 5h30. A informação é que ele começou a criar tumulto a ponto de uma camareira ter alertado a gerência. Por causa disso, o chefe dos mensageiros foi verificar o que está acontecendo e foi feito refém, por volta das 9h. Depois, ele passou a entrar também em outros apartamentos.
Homem mantém mensageiro de hotel refém em Brasí lia
Homem mantém mensageiro de hotel refém em Brasí lia Foto: Sérgio Marques / O Globo
Lutador estava no hotel
O lutador de MMA Rodrigo Minotauro estava no Hotel Saint Peter quando Jac invadiu o local. Segundo Minotauro, o suspeito exigiu que a polícia permitisse a troca de reféns durante as negociações e pediu a presença da imprensa. O lutador afirmou que além do mensageiro, que está sob poder do sequestrador, um recepcionista e uma camareira também estiveram sob a mira do homem.
— Desci para tomar café da manhã, aí olhei e vi todas as portas do hotel abertas. O restaurante estava fechado e vazio. Achei estranho, mas voltei ao quarto. Foi quando uma recepcionista ligou e avisou que tinha um sequestrador. A princípio, achei engraçada a história, porque nunca vi uma historia dessa no Brasil. Ficamos dentro do quarto. Aí a polícia falou que estava tendo um vazamento de gás, para poder evacuar o prédio.


/extra.globo.com/noticias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário