CRATO NOTICIAS player

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Juazeiro do Norte-CE: Quatro mortes violentas no fim de semana do Cariri


Demontier Tenório/// (Foto: Chinês/Agência Miséria)
Ednaldo Gomes Monteiro, de 17 anos, foi morto por volta das 18h30min de sexta-feira (Foto: Chinês/Agência Miséria)
Caiu de 10 para quatro o número de mortes violentas na região do Cariri na comparação dos dois últimos finais de semana. Neste, foram dois homicídios em Juazeiro do Norte, uma vítima fatal no trânsito em Santana do Cariri e de acidente doméstico em Crato.  Foi o caso da aposentada Zulmira Pereira da Silva, de 82 anos, que residia em Crato e morreu na madrugada de domingo no Hospital Santo Antonio de Barbalha após alguns dias ali internada. Ela foi vítima de uma queda em casa e terminou socorrida com suspeita de traumatismo craniano para àquele hospital.

Antes, por volta das 18h30min de sexta-feira, Ednaldo Gomes Monteiro, de 17 anos, que residia na Rua Tenente José Dias (Bairro Timbaúbas) e era apelidado por “Pequeno”, foi morto com um tiro de revólver quando passava na Rua Raimundo Daniel de Freitas naquele bairro. A autoria é atribuída a três homens apelidados por "Totô", "Manoel" e "Moézio", que se aproximaram do mesmo em uma motocicleta.

Provavelmente, o crime tenha relação com o tráfico de drogas já que o menor era usuário e estaria devendo ao fornecedor os juros de uma dívida, cujo valor principal já havia sido pago. De acordo com familiares, “Pequeno” vinha sendo cobrado e até ameaçado de morte o que voltou a se repetir na sexta-feira caso não pagasse. A confissão foi feita pelo próprio pai da vítima que não se cansava em dar conselhos ao filho que já esteve preso cumprindo pena por tráfico.

Por volta das 14h30min de sábado na Praça da Capelinha em frente a boxes onde vendem bebidas e alimentos (Pio XII), Eugênio Ferreira da Silva, de 33 anos, que residia na Rua 7 de Setembro, foi morto a golpes de facão por Paulo Marques dos Santos, de 22 anos, e terminou preso meia hora depois o qual já responde por roubo. A vítima foi lesionada com vários golpes na cabeça e, ao tentar se defender, teve as mãos decepadas e mais um profundo golpe nas pernas.
Eugênio Ferreira da Silva, de 33 anos, foi morto por volta das 14h30min de sábado na Praça da Capelinha (Pio XII) (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)

Eugênio teria tentado segurar a arma e chegou a travar luta corporal com o seu desafeto que fugiu ao vê-lo tombando. A polícia agiu rápido e prendeu Paulo Marques em uma casa na Rua Santa Inês (Timbaúbas). Ele mora na Rua Domingos Sávio (Pio XII) e a polícia quis saber sobre a arma usada no crime indo até a residência do mesmo e encontrando o facão sujo de sangue guardado no banheiro que, também, apresentava manchas de sangue.

Os PMs o levaram ao hospital já que tinha se ferido na mão e não negou para a polícia o crime apontando como motivo rixas antigas e até disse que a vítima tinha o ameaçado de morte algumas vezes. Dois irmãos de Eugênio foram assassinados, sendo um deles Eulano Ferreira da Silva, de 31, morto com dois tiros na cabeça na porta de casa no dia 27 de julho de 2012. Ali chegaram três homens em motos e um deles atirou. Antes, no dia 14 de julho, o próprio Eugênio tinha sido alvejado com um tiro de raspão nas costas em sua casa, onde chegou uma pessoa identificada apenas por “Marcelo” o qual foi cobrar R$ 10,00 que lhe tinha emprestado.

Por volta das 8 horas deu entrada no Hospital de Santana do Cariri o agricultor Antonio Océlio Clementino Vieira, de 20 anos, que residia no Sitio Guritiba daquele município. O mesmo foi vítima de um acidente quando trafegava em sua moto às 23 horas de sábado após ingerir bebidas alcoólicas com amigos. Ele caiu da moto, foi em sua residência trocar de roupa e retornou para casa de Lucas Machado da Silva, onde passou mal após ter ido se deitar e dormir.

Por volta das três horas da madrugada de domingo, o seu irmão Luciano acordou com a vítima roncando muito e notou que estava passando mal. Dai reuniu amigos para levá-lo ao hospital, onde já chegou sem vida. A polícia soube que Antonio Océlio era viciado em cocaína e que tinha usado bastante na noite anterior, mas a principal suspeita da morte seria traumatismo craniano em virtude da queda da moto. Da mesma forma o corpo foi trazido para necropsia no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro.

Polícia do Ceará é a segunda que menos mata civis em confronto no Brasil








Ceará, com nove mortes, só perde para o Mato Grosso do Sul, que teve duas. (Foto: Internet)
Um dado publicado pelo Estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que a Polícia do Ceará é a segunda que menos mata civis em confronto no Brasil. Em 2012, apenas ocorreram nove mortes. O estado só perde para o Mato Grosso do Sul, com duas mortes. Liderando o ranking das piores policias está o Rio de Janeiro, totalizando 415 mortos em combate.

E para diminuir ainda mais esse número, o governador Cid Gomes anunciou, semana passada, que, até o dia 15 de novembro, um total de 1.100 estarão nas ruas, além de um edital para contratação de 270 policias e bombeiros. O investimento de R$ 80 milhões para melhor equipar as polícias também está garantido.

A equipe do Aqui CE visitou grande parte das avenidas e bairros de Fortaleza e encontrou um bom número de contingente policial fazendo a ronda pelas ruas. O semblante com o novo cenário era de tranquilidade na população, como de Fabiana Moura, auxiliar de mestre cuca. “Eles – os policias – a pé evitam mais assaltos. Foi uma coisa boa do governador para proteger as pessoas. Estávamos precisando no sentir mais seguros”, acredita.

Assim como ela, o garçom Aécio Junior, trabalha aos domingos e uma das maiores preocupações na volta para casa era com os assaltos na rua. “Melhora muito. Agora, me sinto mais seguro. Só espero que essa ideia do governador dure por muito tempo e não só por uns meses”, ressalta.

Tranquilidade

Os novos soldados vão ocupar as unidades operacionais da capital, centralizando as ações nos locais considerados mais perigosos. De acordo com o coronel Albano, assessor da Polícia Militar do Ceará, a maior parte do contingente encontra-se nas ruas devidamente armados. “Houve um pequeno contratempo no sábado, por atraso na distribuição das armas. Tudo foi solucionado hoje – ontem –”, afirmou.

Segundo ele, até outubro deste ano, o número de mortes em confronto teve uma leve alta, chegando aos 13 civis e um policial militar morto. “Todos os casos devidamente apurados. A PM é uma instituição legalista, se houver um desvio de conduta por parte de um policial, será apurado com rigor”, sentencia.

Fonte: Aqui CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário