CRATO NOTICIAS player

sábado, 21 de junho de 2014

Scanner de alta tecnologia consegue identificar, em questão de segundos, se o paciente teve um AVC


O AVC é a principal causa de incapacidade grave na Grã-Bretanha


O aparelho está conectado com antenas móveis
O aparelho está conectado com antenas móveis
Foto: Jornal Ciênci
Os médicos acreditam que Strokefinder, um pequeno aparelho que funciona enviando microondas para o cérebro, pode salvar vidas com rapidez e precisão.
Identificando mais cedo, o tratamento de AVC feito precocemente também pode reduzir o nível de sequelas e aumentar as chances do paciente ser capaz de ter uma vida normal posteriormente.
O AVC é a principal causa de incapacidade grave na Grã-Bretanha, com pelo menos 450 mil homens e mulheres, que vivem com problemas de fraqueza muscular e paralisia, além da perda de coordenação e do equilíbrio.
O tratamento medicamentoso pode reduzir o dano da forma mais simples do AVC, causado devido a um coágulo no cérebro, mas tem de ser dado dentro de três ou quatro horas desde sua aparição. Caso contrário, o medicamento pode fazer mais mal do que bem para o paciente.
No entanto, o tratamento não pode ser iniciado sem uma varredura eficaz para se ter certeza, pois a droga, quando dada para pessoas saudáveis, poderia ser fatal ou acarretar um derrame, devido a sangramentos no cérebro.
O aparelho, desenvolvido pelos suecos da empresa Medfield Diagnostics, está conectado com antenas móveis, que são colocadas no couro cabeludo do paciente, e que enviam microondas para fazer o diagnóstico, determinando rapidamente se existe um AVC – caso seja positivo, o aparelho ainda diz se o caso é mais grave – ou se o cérebro está saudável.
Os resultados de um teste feito em 45 pacientes, mostram que o aparelho é extremamente preciso. O pesquisador Mikael Elam, professor de neurofisiologia clínica no Hospital Universitário Sahlgrenska, em Gotemburgo, Suécia, disse: "Nosso objetivo com Strokefinder é diagnosticar e iniciar o tratamento de pacientes com AVC já na ambulância. Uma vez que o tempo é essencial, a utilização do instrumento leva os pacientes a sofrerem menos lesões do que o normal. Com isso, pode-se reduzir o tempo de internação em hospitais e a necessidade de reabilitação”.
Estudos maiores estão sendo planejados e espera-se que o aparelho seja aprovado para venda na Europa ainda este ano. Dr. Shamim Quadir, da Stroke Association, disse: "Esta pesquisa, mesmo em estágio inicial, possui uma boa proposta no que diz respeito a uma tecnologia portátil, acessível e que, com certeza, poderia ajudar muito novos pacientes”.
FONTE: Jornal Ciência

'Em família': Juliana tenta matar Carolaine por ciúme de Jairo


Juliana parte para cima de Carolaine por ciúme de Jairo
Juliana parte para cima de Carolaine por ciúme de Jairo Foto: Ellen Soares / Rede Globo/Divulgação
Juliana (Vanessa Gerbelli) vai mostrar todo o seu desequilíbrio nos próximos capítulos de “Em família”. A tia de Helena (Julia Lemmertz) vai tentar matar Carolaine (Cintia Rosa) quando flagrar a mulher na casa de Jairo (Marcello de Melo Jr.) dando comida para Bia (Bruna Farias). "Você faz tempestade por nada. A Bia tá ótima. É só olhar pra ela!", diz Jairo para a mulher. "Tá melhor comigo que com você", provoca Carolaine.  Irada, Juliana pega uma chave de fenda e ameaça a rival. "Repete, se tem coragem!", diz. Carolaine se assusta e Jairo pede para ela parar. "Tira a Bia daqui! Não quero que ela veja eu acabar com a raça dessa desgraçada!", fala.
Irada, Juliana ameaça a rival com a ferramenta. Jairo se enfia no meio das duas. “Sai daí, seu safado! Porque se eu tiver que ir pra cima de você, tá valendo também”, grita Juliana. "Cuidado que ela não brinca em serviço! Matou a Gorete (Carol Macedo), não custa acabar com a gente também", fala Carolaine. Juliana, ofegante, irada com o que ouviu voa para cima de Carolaine. Jairo a segura a tempo e pega a mulher com força pelos dois braços. "Esqueceu que tá grávida!", diz Jairo. Juliana se contém, mas fala na cara de Carolaine. "Vai embora, periguete! Não quero mais você perto da minha filha! Some daqui!", grita Juliana.
Jairo bota Carolaine para fora de casa e Juliana discute com o marido. "Escuta bem o que vou te falar: vou levar minha filha daqui e alegar em juízo que você enfia um bando de mulher em casa e deixa a Bia largada na mão de qualquer uma!", ameaça ela. Jairo não deixa por menos. "E sabe o que eu vou falar pra esse juiz que você inventou? Que você cria a menina numa gaiola. Que ela vai acabar mimada e sem noção. E que eu dou uma vida livre pra ela, alegre, divertida. Bicho solto, como eu mesmo fui. E tô aqui, ó, inteiraço!", diz.
Para acabar com a briga, Jairo já vai chegando perto da mulher, dando um cheiro. E Juliana já fica mole. "Ih, qual é? Tá se achando mais que eu, é? Se eu fosse você, parava de lero-lero e mudava pra cá. Antes que outra gostosa ocupe seu lugar. Tá cheio de candidata, hein", diz ele. Os dois já falam meio embolados. Ele no cangote dela. "Essa que acabou de sair é uma delas, não é?", pergunta. "Aí já fica por conta da sua imaginação. Só sei que faz fila na minha porta...", responde Jairo. Juliana tenta reagir, vai estapeá-lo. Mas ele segura a mão dela. "Shsh, quietinha aí. Dá um trato aqui no seu macho que fica tudo certo", pede ele. E eles caem num beijo daqueles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário