CRATO NOTICIAS player

sábado, 6 de setembro de 2014

Operação provoca queda de 49% em homicídios no Ceará


Videoconferência reuniu os 9 estados da Coordenadoria Integrada de Segurança Pública do Nordeste Videoconferência reuniu os 9 estados da Coordenadoria Integrada de Segurança Pública do Nordeste (Foto: Fabio Lima/O Povo)
Nos três dias em que foi realizada a megaoperação “Brasil Integrado - Ação Nordeste”, o número de homicídios no Ceará caiu 49%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre terça e quinta-feira desta semana, cerca de 250 barreiras policiais foram montadas no Ceará para combater o crime organizado. Ações do tipo foram feitas em todo o Nordeste.

Para os órgãos envolvidos na operação, a queda do número de assassinatos indica a importância desse tipo de iniciativa. No Ceará, foram 27 homicídios nos três dias da operação contra os 53 registrados no mesmo período de 2013.

A informação faz parte de balanço preliminar divulgado, na manhã de ontem, pelo ministro da Justiça Eduardo Cardozo. Ele participou de uma videoconferência que reuniu os nove estados pertencentes à Coordenadoria Integrada de Segurança Pública do Nordeste (Cisp/NE). Na ocasião, os resultados gerais da operação foram avaliados.

O ministro disse estar “entusiasmado” com o trabalho realizado, que culminou, em toda a região, na redução de 25% no número de homicídios, 37% nos casos de roubo de veículos e de 98% nos de roubos a banco.

Neste ano, no Ceará, 29 pessoas foram presas. Duas tinham mandado de prisão em aberto. As demais foram flagradas com veículos roubados, porte de arma ou drogas. Foram apreendidas oito armas de fogo, 50 munições, além 4,5kg de drogas recolhidos, dentre maconha, cocaína e crack. Dois adolescentes foram apreendidos.

“Sendo franco, eu não esperava um resultado tão bom. Achava que seria mais um treinamento. Se foi bom agora, imagina quando ‘pegar no breu’ (deslanchar), como diria a minha avó”, brincou Cardozo. O ministro destacou que operações desse nível elevam a autoestima das tropas de Polícia, que têm baixos salários e são costumeiramente alvo de críticas como “violentos” e “corruptos”.

Para o ministro, ações integradas serão um “legado importante” para o País depois de dezembro, por conta das reformas ministeriais que costumam ser feitas após as eleições.

Crime organizado

A conferência foi transmitida do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) do Distrito Federal para todos os estados do Nordeste. No CICCR da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), o titular da pasta, Servilho Paiva, afirmou que a operação teve como principal objetivo o combate ao crime organizado, com foco nas quadrilhas interestaduais especializadas em ataques a banco mediante a utilização de explosivos.

Ele destacou que “não há fronteira geopolítica para o crime organizado”, motivo pelo qual um termo de cooperação foi firmado entre os estados do Nordeste. “Essa operação revelou que devemos trabalhar melhor demandas comuns, como o combato ao uso de explosivos nos ataques a banco”, disse.

Bastidores

A videoconferência estava marcada para as 10 horas. Entretanto, um atraso do ministro Eduardo Cardozo, atrasou o evento. Por volta das 11 horas, os secretários de governo deram início à reunião, que foi comandada pela secretária nacional de Segurança Pública, Regina Minc, e pelo titular da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), Andrei Rodrigues.

Um a um os secretários de Segurança foram chamados para expor os resultados da operação em seus respectivos estados. Houve problemas com o sistema do Maranhão. A lista começou por Pernambuco e Bahia. Ambos se queixaram de dificuldades na comunicação por conta de falhas na cobertura telefônica em determinados municípios, que impediam o acesso ao sistema de compartilhamento das informações.

Ficou acertado que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) seria acionada para verificar o problema. Em Pernambuco, um dos representantes se queixou que criminosos estariam utilizando drones para monitorar a ação da Polícia. Segundo ele, os equipamentos são passiveis de monitoramento pela Anatel, que também deveria ser cobrada a colaborar com a localização dos aparelhos.

O ministro chegou ao Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) do Distrito Federal, em Brasília, por volta das 11h35min.

A chamada foi interrompida para que o ministro falasse. Em seguida, foi a vez do secretário Servilho Paiva se pronunciar sobre a operação no Ceará. O ministro elogiou o desempenho do secretário na operação.

Fonte: O Povo

Santana do Cariri-CE: Mulher mata o seu esposo a tiros após tomar a pistola do mesmo

Demontier Tenório/// (Foto: Arquivo/Agência Miséria)
O rabecão foi ao município de Santana do Cariri recolher o corpo para trazer ao IML (Foto: Arquivo/Agência Miséria)
Um homicídio foi registrado por volta das 18 horas desta sexta-feira no quintal de uma casa no Sítio Encruzilhada na zona rural de Santana do Cariri. A vítima foi o agricultor João Carlos Santos Siqueira, de 37 anos, cumpria pena por homicídio em regime semiaberto na Colônia Penal Agrícola daquele município, onde permanecia de segunda à quinta-feira e ficava a sexta e o fim de semana em sua residência com a família.

Ele estava no quintal de casa consertando uma motocicleta com a esposa e também agricultora Vanessa Reis Siqueira, enquanto ingeria bebidas alcoólicas. Daí surgiu uma discussão entre os dois e, em meio ao entrevero, ele ameaçou a companheira de morte quando adentrou a casa e retornou ao quintal empunhando uma pistola. Houve luta corporal e ela conseguiu tomar a arma e o assassinou com três tiros à queima roupa na nuca e nas costas para, depois, fugir abandonando a pistola ao lado de uma cerca.

O crime foi presenciado por uma filha do casal de apenas 12 anos de idade que contou à polícia como tudo aconteceu. Acrescentou ainda que, constantemente, ela e sua mãe eram vítimas das agressões de João Carlos. O Subtenente Neto, os Cabos Fabiano, Duarte e Canuto e o Soldado Heyder e Eduardo recolheram a pistola calibre 380 com um carregador e mais cinco cartuchos a qual foi apresentada na Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro.

Este foi o quarto homicídio deste ano em Santana do Cariri. O último tinha ocorrido no dia 19 de junho quando populares encontraram o corpo do agricultor José Rivando da Silva, de 27 anos, apelidado por “Neguim” e acusado do tráfico de drogas. Ele morava no Sitio Lagoinha em Nova Olinda de onde tinha sido seqüestrado duas horas antes por quatro homens em um veículo Golf de cor branca. O achado do cadáver aconteceu às margens da estrada que dá acesso ao Distrito de Dom Leme em Santana do Cariri com perfurações à bala na cabeça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário