CRATO NOTICIAS player

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Beltrame comenta tentativa de roubo a carro-forte em Niterói e garante que novas ações virão



Caro que foi atingido durante troca de tiros entre policiais e bandidos
Caro que foi atingido durante troca de tiros entre policiais e bandidos Foto: MARCIO OLIVEIRA / Agência O Globo
Ricardo Rigel

O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, garantiu que “novas ações como a de ontem virão depois do carnaval”. Beltrame refere-se à tentativa de roubo a um carro forte no Largo da Batalha, em Niterói, nesta quarta-feira, na qual seis suspeitos foram mortos em troca de tiros com agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). O secretário participa da inauguração da segunda Companhia Destacada de São Gonçalo, na comunidade da Coruja:
- A cidade de Niterói tem passado por muitas operações da polícia, a criminalidade tem se movido e nós temos respondido à altura.
O secretário de Segurança, durante inauguração em São Gonçalo
O secretário de Segurança, durante inauguração em São Gonçalo Foto: Marcio Oliveira
Beltrame também explicou que uma granada jogada na 77ª DP (Icaraí) foi usada pelos mesmos criminosos para “tirar o foco da Segurança Pública”, mas, segundo o secretário, o Serviço de Inteligência já previa a ação.
O governador Sérgio Cabral também participa do evento e prometeu que novas companhias destacadas serão implantadas no estado, mas dependem da formação de novos policiais militares. Cabral afirmou que São Gonçalo tem uma das menores rendas per capita do país. Segundo o governador, uma grande parceria com o município está sendo feita para melhorar a segurança da região. Ele concluiu que essas ações “podem melhorar a questão econômica da cidade”, através de empregos e investimentos.
Os bastidores da ação
A ação da Polícia Civil que terminou com os seis mortos, no Largo da Batalha, em Niterói, começou a ser planejada ainda de manhã, na Cidade da Polícia, a quase 30 quilômetros dali. Pouco depois das 10h, policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) foram acionados pelo delegado Rodrigo Oliveira, titular da especializada, para interceptar uma quadrilha que planejava assaltar um carro-forte. A Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) também foi acionada. Os bandidos sabiam exatamente a rota do veículo, informação obtida pela polícia através de escutas telefônicas, uma vez que os criminosos já eram monitorados.
Policiais da Core, próximo ao Largo da Batalha, em Niterói
Policiais da Core, próximo ao Largo da Batalha, em Niterói Foto: MARCIO OLIVEIRA / Agência O Globo
Por volta do meio-dia, cerca de 40 policiais da Core e da DRF deixaram a Cidade da Polícia, no Jacarezinho, em direção à Estrada Washington Luís, no trecho Sapê, local onde sabiam que os criminosos atacariam o veículo. Para a ação, a polícia utilizou a técnica conhecida como Cavalo de Tróia: no carro-forte, não havia qualquer dinheiro, mas apenas três policiais. Foram colocados ainda pelo menos dois atiradores de elite da Core no alto de um prédio de três andares no número 383 da Washington Luís.
À espera dos bandidos, policiais da Core ficaram na via em carros descaracterizados. Pouco antes das 15h, quando o carro forte passou pelo local previsto, os bandidos, que estavam em pelo menos um carro e duas motos, armados com fuzis e pistolas, atacaram o veículo. Os policiais que davam apoio à ação reagiram, dando início ao tiroteio. No confronto, que segundo testemunhas durou cerca de dez minutos, além dos seis mortos, dois bandidos conseguiram fugir pulando para uma casa na rua.
Cápsulas que estavam no local
Cápsulas que estavam no local Foto: Marcio Oliveira
Um dos criminosos ficou ferido no confronto. Foram feitas buscas em hospitais da região, durante a noite, para tentar localizá-lo. A polícia conseguiu apreender um menor de 16 anos, além de três fuzis, três pistolas, uma granada e um artefato de fabricação caseira.
Dez minutos antes de atacarem o carro-forte, dois bandidos da quadrilha, que estavam numa moto, jogaram duas bombas artesanais e fizeram disparos contra a 77ª DP (Icaraí). Os artefatos não chegaram a explodir, e ninguém ficou ferido.


extra.globo.com/casos-de-policia

Nenhum comentário:

Postar um comentário