
Web passa rádio e é 2º meio de comunicação. (Foto: Internet) A
Internet já passou o rádio e se consolidou como o segundo meio mais
consultado pelos brasileiros atrás de informação - perdendo apenas para a
TV aberta. É a conclusão da "Pesquisa Brasileira de Mídia 2013", um
amplo trabalho do Ibope Inteligência contratado pela Secretaria de
Comunicação Social da Presidência da República (Secom) para balizar sua
estratégia de comunicação. Houve entrevistas nos 27 estados nacionais,
com um total de 18.312 entrevistados em 848 municípios, com uma margem
de erro de um ponto.

A ponderação dos entrevistados foi por sexo, grupos de
idade, instrução e atividade. Cada entrevistado poderia indicar até três
meios de comunicação preferidos. em uma lista que incluía TV aberta,
Internet, rádio, jornal impresso, revista impressa. *** A primeira
questão foi sobre o meio de comunicação mais usado. Pela ordem de
preferência: 1. TV aberta, com 78% de primeira opção, 13% de segunda e
2% dse terceira. 2. Internet, com 12% de primeira opção, 17% de segunda e
9% de terceira. 3. Rádio, com 8% de primeira opção, 32% de segunda e 6%
de terceira. 4. Jornal impresso, com 1% de primeira opção, 5% de
segunda e 7% de terceira. 5. Revista impressa, com 1% de segunda opção e
2% de terceira opção. *** A segunda questão foi sobre o meio de
comunicação mais usado para se informar sobre o Brasil. A única mudança
relevante é no item rádio, que 6% apresentam como primeira opção de
informação e 22% como segunda. A diferença de 32% para 22% como segunda
opção provavelmentte se deve aos que usam o rádio como entretenimento
apenas. No caso das revistas, o percentual dos que a usam para se
informar cai para zero porcento como primeira e segunda opção; e para 1%
como terceira opção. *** Por faixa etária, os dados surpreendem. Na
faixa de 16 a 25 anos, depois da TV aberta, há um franco predomínio da
internet. 25% das pessoas consultadas a consideram como primeira opção
de uso, contra 4% do rádio e zero porcento de jornais impressos e
revistas. Até a faixa de 55 anos, a Internet supera o rádio e até a
faixa dos 65 anos supera os jornais impressos. É superada levemente
pelos jornais impressos na faixa de mais de 65 anos - mas apenas 2% dos
leitores dessa idade privilegiam os jornais. Embora preponderante em
todas as faixas de idade, é significativo o fato de que enquanto 85% do
público com mais de 65 anos trata a televisão como primeira opção, para a
faixa dos 16 aos 25 anos esse percentual cai para 70%. *** No recorte
por renda, a Internet cresce expressivamente nas faixas de maior renda.
Para a faixa até um salário mínimo, a primeira opção é a TV aberta, com
83%; a segunda é o rádio, com 10%; a terceira, a internet, com 5%;
jornais e revistas impressos tem menos de 1%. Quando se salta para o
outro extremo, de renda superior a 5 SM, a TV cai para 65%, a internet
sobe para 25%, o rádio cai para 6%, jornais impressos para 3% e revista
impressa continua abaixo de 1%. *** Na frequência de uso, a internet
também supera o rádio. 65% dos que preferem a TV assistem todos os dias
da semana, contra 19% do rádio, 25% da Internet, 5% dos que lêem jornal e
1% dos que lêem revista. *** Na média de uso por dia, a Internet é
campeão. A Internet é usada 3:48 horas por dia no final de semana, 3:44
horas durante a semana, contra 3:27 da TV no final de semana e 3:25
durante a semana. Fonte: Luis Nassif Online - Jornal GGN
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