CRATO NOTICIAS player

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Cirurgião promete que pessoas percam 13 quilos com tela na língua










Notícia corre o mundo, mas ainda faltam pesquisas científicas que provem que procedimento é eficiente. Médicos analisam método e fazem alertas. (Foto: Reprodução/Fantástico/TV Globo)
Uma dieta bizarra, que promete sumir com mais de dez quilos em um mês. É a estranha técnica do enxerto na língua. A reportagem é da correspondente Renata Ceribelli.

Imagine uma tela sendo costurada na sua língua. Beverly Hills, na Califórnia, terra de gente bonita e saudável, volta e meia lança modas de emagrecimento.

O cirurgião plástico Nikolas Chugay, principal divulgador da técnica, sabe falar português e explica como funciona o procedimento, e o tratamento.

Segundo ele, a tela é feita de um material usado em cirurgias de hérnia.

Nikolas Chugay: É forte, resistente, é plástico, material plástico.
Fantástico: E como que ela é colocada na língua?
Nikolas Chugay: É colocada com uns pontos, seis pontos eu aplico, para que não caia a tela, e mais ou menos por um mês a tela fica na língua.
Fantástico: O que acontece com o paciente depois que ele coloca essa tela na língua?
Nikolas Chugay: Bom, se o paciente quer comer algo sólido, não é cômodo, não é agradável.

Ou seja, não dá para mastigar nada com isso aí costurado na língua. Agora vamos acompanhar uma americana, a April, que foi até o consultório do Dr. Chugay. Ela quer perder 13 quilos. E diz que não está com medo da cirurgia.

Para explicar passo a passo o que vai acontecer, o doutor diz que primeiro aplica o anestésico na língua, a pessoa fica acordada o tempo todo. Aí ele espera fazer efeito e depois tudo é muito rápido. São seis pontos, e a tela já está costurada na língua da paciente.

Nikolas Chugay: Dez minutos, e o procedimento já acabou.
Fantástico: Foi tudo bem?
Nikolas Chugay: Tudo bem.

April diz que sente a língua um pouco inchada, e o médico afirma que vai desinchar logo.

Para descontrair, uma pergunta: será que vai dar para beijar o marido? April faz o movimento com a boca para dar ao menos um selinho.

A April saiu da mesa de cirurgia e foi direto para frente do espelho. “Não tá tão mal”, diz ela. Agora, ela está pronta fazer a dieta líquida, um pó que ela compra no consultório mesmo e mistura com água. O pacote, cirurgia e shake para um mês, sai por R$ 4,5 mil. É o preço da promessa de perder até 13 quilos em um mês.

Segundo o Dr. Chugay, no pozinho tem todos os nutrientes necessários para uma alimentação saudável. Será?

“Quando você liquidifica um alimento sólido rico em fibras, muitas vezes esse alimento vai vir com menos fibras, e todo alimento, quando perde essas fibras, ele passa a não ser tão saudável quanto era antes. Logicamente é um método condenável. É impressionante até onde as pessoas chegam para tentar perder peso, né?”, explica Walmir Coutinho, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

A April conta que descobriu a técnica vendo televisão. A notícia está correndo o mundo, mas ainda faltam pesquisas científicas que provem que o procedimento é mesmo eficiente.

Para começar, o paciente fica até dois meses com a língua costurada. “Um método invasivo, onde você costura uma tela na língua de uma pessoa, expondo essa pessoa a riscos de sangramento, de infecção”, alerta Walmir Coutinho.

“Ela facilita muito o acúmulo de placa bacteriana. Até porque o paciente não está se alimentando adequadamente, está muito mais fragilizado, e tem uma porta de entrada muito grande para as bactérias”, analisa Paulo Dabdab, periodontista.

O médico americano afirma que mais de 150 pessoas já fizeram esse tratamento, sem problemas: “Setenta por cento dos pacientes, passando seis meses, tem mantido o mesmo peso”.

Essa é a segunda vez que ela se submete ao tratamento. Ela conta que, na primeira, perdeu 20 quilos, mas ganhou dez de volta.

O engraçado é que o próprio médico acha que é melhor tentar outras maneiras de emagrecer do que seguir o seu método, conhecido como Tongue Patch, ou enxerto na língua.

Fantástico: O senhor acha mais fácil comer saudavelmente e fazer exercícios físicos do que colocar esse patch e passar esse sacrifício durante dois meses?
Nikolas Chugay: Absolutamente.
Fantástico: E por que o senhor não aconselha então os seus pacientes a fazerem isso? Alimentação saudável, exercícios físicos.
Nikolas Chugay: Bom, os pacientes já tentaram de fazer isso. E falharam. Eu não acho muito radical. Realmente, não.

“Do ponto de vista médico não funciona, é um embuste, e eu acho que acima de tudo o culto à beleza termina onde começa a saúde física e mental”, finaliza Prado Neto, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Fonte: Site do Fantástico

Adolescente viaja da Califórnia ao Havaí em trem de pouso de avião









Adolescente que viajou da Califórnia ao Havaí junto com a roda de avião é levado a ambulência no aeroporto de Kahului, em Maui. (Foto: AP Photo/The Maui News, Chris Sugidono)
Um adolescente de 16 anos de idade viajou de San José, na Califórnia, para Maui, no Havaí, na cavidade da roda do trem de pouso de um Boeing 767, informaram a Hawaiian Airlines e o FBI neste domingo (21).

Funcionários do aeroporto de Kahului notaram o rapaz na pista e notificaram a segurança.

"Nossa principal preocupação agora é com o bem-estar do menino, que é excepcionalmente sortudo por ter sobrevivido", disse a companhia aérea. O garoto saiu ileso da viagem pelo Oceano Pacífico resistindo às temperaturas gélidas a 38 mil pés e a falta de oxigênio.

O porta-voz do FBI em Honolulu, Tom Simon, disse à AP que o jovem foi interrogado depois de descoberto na pista do aeroporto sem identificação.

O jovem rapidamente perdeu a consciência quando as temperaturas no compartimento caíram a menos 80 graus Fahrenheit (62 graus Celsius abaixo de zero), disse agente especial do FBI Tom Simon à agência Reuters.

"É apenas um aparente milagre. Não houve aparecimento de qualquer equipamento especial de qualquer espécie ", acrescentou Simon.

Cerca de uma hora depois que o avião pousou na manhã de domingo, o menino recuperou a consciência e saiu para a pista no aeroporto de Maui, onde ele foi visto pela equipe de terra.

Simon revelou que câmeras de segurança ao aeroporto de San José flagraram o menino pulando a cerca para chegar ao voo 45 da Hawaiian Airlines na manhã de domingo. O garoto teria fugido de sua casa em Santa Clara, na Califórnia.

Segundo o FBI, ele será encaminhado aos serviços de proteção à criança.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário