CRATO NOTICIAS player

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Chuvas torrenciais alagam ruas e casas na região do Cariri; veja todos os índices



André Costa
Trator é utilizado para travessia de moradores na Avenida Plácido Castelo (Foto: Chinês/Agência Miséria)
As chuvas torrenciais que caíram nas primeiras horas desta sexta-feira (04) causaram estragos em várias cidades do interior cearense. A região do Cariri mais uma vez obteve bons índices, com dois dos cinco maiores volumes do Estado.

De acordo com o boletim diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) choveu 77 milímetros na cidade do Crato. Ruas foram alagadas e algumas casas invadidas pela água. Segundo a internauta Cheslyenne Soares a chuva se tornou sinônimo de “desespero”.

“Aqui onde eu moro a situação é complicada. Os buracos tomaram conta de tudo, é difícil transitar. A lama invade a casa, após a chuva fica um forte odor, e isso se repete a cada chuva”, relata a moradora da Rua C, no bairro Sertãozinho.

Em Juazeiro do Norte o órgão registrou 69 mm, o suficiente para deixar ruas intransitáveis. A Avenida Plácido Aderaldo Castelo (bairro Lagoa Seca), próxima a APUC, ficou novamente inundada.
Hoje trator, ´ontem´ canoa e jet ski (Foto: Arquivo/Agência Miséria)

Há menos de um mês o Site Miséria mostrou moradores utilizando-se de uma canoa para atravessar a via. Hoje, o meio de transporte utilizado foi um trator. "Pra passar por aqui só mesmo no trator ou num barco", disse o motorista. Em 2008 um empresário “aproveitou” a enchente para “treinar para uma competição de Jet Ski” em plena avenida que, nas três datas, a água ultrapassou um metro de altura.

Outras ruas do bairro também foram bastante atingidas. “Até parece que moro na zona rural de cidade”, ironiza o aposentado Oliveira Barbosa ao mostrar as pedras e a lama defronte sua residência.

Centro-SulAs chuvas também atingiram a maior cidade da região Centro-Sul. A exemplo de Juazeiro, Iguatu obteve 69 milímetro nesta madrugada. Os fortes ventos derrubaram árvores, placas de publicidade e os muros de algumas casas. Ruas ficaram alagadas e, em alguns trechos a água chegou a 1,2 metro.
. Os fortes ventos derrubaram árvores, placas de publicidade e os muros de algumas casas (Foto: Iguatu.net)
 
CearáA FUNCEME registrou pluviosidade em 103 dos 184 municípios. Em 15 deles o volume foi superior aos 50 milímetros e outras 21 cidades tiveram índices entre 25 e 50 milímetros. Os dois maiores volumes foram em Erere, na região Jaguaribana com 158 mm e Cedro, no Centro-Sul, com 86 mm.

PrevisãoA presciência para os próximos três dias é de mais chuva. De acordo com a fundação, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá permanecer próxima do Nordeste, favorecendo a incidência de chuvas em algumas regiões do estado. O céu permanece parcialmente nublado durante esta sexta-feira, sobretudo na região do Cariri.

Confira os dez maiores volumes registrados pela FUNCEME:
(Foto: Reprodução/Funceme)

Nenhum comentário:

Postar um comentário