CRATO NOTICIAS player

sexta-feira, 12 de maio de 2017

BPRaio é referência em atuação policial no Brasil e é o maior grupamento militar de motos do país



O trabalho desenvolvido pelo Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) da Polícia Militar do Estado do Ceará tem alcançado reconhecimento dentro e fora do Estado. O BPRaio, que completou 13 anos de existência em março deste ano, é o maior grupamento de motos do Brasil e cada vez mais tem sido procurado como modelo para as Polícias de outros estados. Na última sexta-feira (05), o comandante do Batalhão, tenente coronel Márcio Oliveira realizou uma palestra para os militares atuantes no Rotam, que é o Batalhão de Rádio Patrulha com motocicletas e viaturas do Estado do Pará.

O evento foi realizado no auditório do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar paraense, que fica em Belém. “É muito bom aproveitar momentos como esse para trocar experiências e apresentar nosso trabalho, que tem refletido bons resultados nas ações, sendo reconhecido e creditado como referência”, avalia o comandante. O convite veio do Comando Geral da PM do Pará. Ele permaneceu lá por três dias e também conheceu a estrutura da Companhia de Motos e acompanhou algumas ações policiais para sugerir pontos que podem ser aperfeiçoados, como o tipo de motos usadas e a forma de atuação dos agentes de segurança.

A palestra explanou a dinâmica de atuação do BPRaio, bem como logística de atuação, a formação, turnos de serviço, tipo de treinamento, doutrina de atuação e os resultados estatísticos das ações desenvolvidas. O evento alcançou um público de 50 policiais paraenses. A busca pela Polícia cearense como modelo se deu com a referência de Polícias de outros estados. Para auxiliar no aperfeiçoamento, Márcio Oliveira ofereceu aos oficiais do Pará vagas nos cursos de formação do batalhão especializado do Ceará, com o objetivo formar estes profissionais para que eles sejam multiplicadores em sua terra natal.

Mas o apoio do BPRaio a outras forças de segurança brasileiras não para por aí. Representantes das Polícias dos estados do Amazonas, Sergipe, Bahia, Roraima e também Pará já estiveram em território cearense participando de cursos de aperfeiçoamento promovidos pelo Batalhão especializado.

Expansão

Atualmente, a força policial especializada está sediada em dez cidades cearenses. A décima sede será inaugurada, neste sábado (13), em Canindé. Além disso, em Fortaleza, o número de equipes será duplicado até o fim do próximo ano, passando de 38 para 76, contando, no final da implantação, com 717 policiais militares, 510 motos e 12 viaturas.

Já na Região Metropolitana, até o término de 2018, Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Eusébio, Pacatuba, Pacajus, Horizonte, Cascavel e Aquiraz receberão o Batalhão especializado. Serão direcionados 424 profissionais de segurança em 46 composições, que realizarão o patrulhamento ostensivo com 180 motocicletas e 11 viaturas. No Interior, Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca, Crateús e Tauá já possuem a base, com um efetivo de 500 policiais militares divididos em 60 equipes, 252 motocicletas e 16 viaturas. Com a implantação em Canindé, completa-se a instalação do BPRaio nas macrorregiões do Estado.

Aracati, Morada Nova, Crato, Acaraú, Itapajé, Boa Viagem, São Benedito, Quixeramobim, Icó, Camocim, Barbalha, Trairi, Limoeiro do Norte, Acopiara, Viçosa do Ceará, Granja, Baturité, Tianguá e Beberibe também serão contemplados com o policiamento especializado. No fim de 2018, o BPRaio atenderá todos os municípios onde estão sediados, e também as cidades circunvizinhas, com um total de 1.171 policiais militares, 540 motos e 35 viaturas.

 
Fonte SSPDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário