LEIA COM ATENÇÃO

Atenção: as imagens contidas no blog são de domínio público e/ou retiradas do Google. Se você, por algum motivo, sentir-se ofendido ou agredido com alguma imagem ou texto postados neste blog, entre em contato e a mesma, se este for o caso, será retirada. Caso a imagem seja sua, avise-me para que eu lhe credite a autoria.CONTATO cratonoticia@gmail.com WHATSAPP [88]

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Vírus letal afeta tilápias em três continentes, alerta a ONU



Uma doença altamente contagiosa está se espalhando entre as tilápias, uma das espécies de peixes mais consumidas do mundo. O alerta é da agência da ONU para Agricultura e Alimentação, FAO.

O Vírus da Tilapia do Lago, conhecido como TiLV, já foi confirmado em países de três continentes: Colômbia, Equador, Egito, Israel e Tailândia. A FAO explica que não existem ameaças à saúde pública, mas a doença pode dizimar as populações de tilápia.

Valor comercial

Na Tailândia, 90% dos estoques de tilápia com o vírus morreram. Os peixes infectados perdem o apetite, têm diminuição de movimento, lesões nas escamas e problemas de visão.

A produção da espécie em 2015 chegou a 6,4 milhões de toneladas, com valor estimado de quase US$ 10 bilhões. O comércio mundial de tilápia movimenta US$ 1,8 bilhão por ano.

Vigilância

A FAO recomenda aos países produtores vigilância extra, seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde Animal, fazendo testes para detectar a presença do vírus, a extensão geográfica da infecção e identificando fatores de risco.

A vigilância já começou na China, na Índia e na Indonésia. A agência da ONU explica que em Israel, estão sendo feitas pesquisas para determinar a taxa de mortalidade dos peixes afetados.

Segundo a FAO, mais pesquisas são necessárias para determinar se pássaros que se alimentam de peixes e mamíferos podem contrair o vírus, e se a doença pode se transmitida por tilápia congelada.

 
Fonte ONU,Via Iguatu.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário