CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Seca atinge 135 mil, e fome já ameaça






O período de estiagem está trazendo consequências danosas aos 135 mil habitantes que residem na região do Cariri Oeste. A maioria dos municípios está sem água para consumir, tomar banho e os rebanhos já não têm água suficiente para suportar mais um período de seca, conforme está sendo previsto para este ano de 2015.

Os pequenos açudes e reservatórios estão praticamente secos. Há localidades, como o sítio Zabelê, no município de Nova Olinda, em cima da serra do Araripe, onde os moradores não têm mais nem água para beber e tomar banho, conforme relatam os trabalhadores rurais. Eles afirmam que estão tendo que comprar água para beber a R$ 180,00 a carrada de um caminhão-pipa. 

Desabafo

A trabalhadora rural Antonia Pereira da Silva disse que na comunidade da serra do Zabelê, as pessoas idosas e crianças são as que mais sofrem porque falta água. “As nossas cisternas estão secas, e para não passarmos sede estamos nos sacrificando e comprando uma carrada de água ao custo de R$ 180,00 e não temos ajuda nem do poder publico municipal, estadual e federal.” - denuncia.

Revoltada, a agricultora enfatiza, “se continuarmos dessa forma eu não sei até quando iremos sobreviver. Os animais já estão em estado critico, passando sede, fome e morrendo. Tem local aqui em nossa comunidade onde já podem ser vistas carcaças de animais mortos de fome e sede, porque não temos pastagens e nem água. Os pequenos barreiros estão secos. Estamos pedindo socorro. Sem comida, ainda dá conseguir passar. Mas, sem água é impossível”, desabafa ela. 

Comércio

No município de Campos Sales, os moradores estão comprando água para beber ao custo de um real a lata de vinte litros, porque a água que há no açude Poço da Pedra, principal reservatório que foi construído para abastecer o município, está poluída e só serve para utilidades domésticas. A água consumida pelos mais de 25 mil habitantes está vindo de Pernambuco, a uma distância de 60 km do município.

No rastro do sofrimento da população, estabeleceu-se uma rota de comercialização de água na região. Proprietários de carros-pipas passam o dia inteiro levando água de fontes perenes do município de Santana do Cariri e revendem nas cidades de Assaré, Antonina do Norte, Potengi, Campos Sales, Araripe e Salitre. (Amaury Alencar)



FOTO; ADRIANO DUARTE/AGÊNCIA CARIRICEARA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário