Clientes da Enel Distribuição Ceará seguem questionando sobre a cobrança duplicada da conta de energia. A reportagem da TV Cidade Fortaleza recebeu vídeos de consumidores que se dizem lesados pela empresa e temem ficar no prejuízo. A Enel, por sinal, ocupa o segundo lugar no ranking geral de reclamações do Procon Fortaleza. Só no primeiro semestre deste ano, 556 queixas foram registradas.
A causa, segundo a empresa, é o antigo sistema comercial, que adiava as datas de vencimento, provocando a cobrança duplicada. Com o sistema novo já implantado, a situação deve ser normalizada a partir deste mês. O problema, no entanto, se arrasta há alguns meses, tem causado dor de cabeça e comprometido a renda familiar de milhares de clientes.
Por conta da substituição de sistemas, a Enel deveria informar aos clientes, pelo menos 30 dias antes desse processo, sobre os possíveis problemas, entre eles duas cobranças com o mesmo vencimento. É o que determina a resolução 414 de 2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Algo que, segundo o Procon Fortaleza, não aconteceu. O órgão municipal já entrou com processo administrativo contra a companhia.
Os principais problemas denunciados por clientes são cobrança indevida e abusiva, dano material e reajuste considerado abusivo. De acordo com Cláudia Santos, diretora do órgão, o consumidor precisa estar atento a detalhes na conta de energia para não ser lesado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário