uazeiro do Norte Um
ano após a divulgação de levantamento realizado pelo Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), relativo a intervenções
em pelo menos seis trechos de rodovias federais que cortam o Ceará,
quando foi apontada a existência de crateras no asfalto e locais com
sinalizações irregulares ou ausência de placas, a situação parece ser a
mesma em alguns pontos das BRs 222, 116 e 230, próximas aos municípios
de Sobral, Tianguá, Icó, Ipaumirim, Brejo Santo, Várzea Alegre e Farias
Brito.Conforme
motoristas que trafegam pelos trechos danificados, os riscos de
acidentes são iminentes e os prejuízos por quebra de peças são
frequentes. As reclamações também apontam o crescimento da vegetação à
beira das estradas, que impede a visualização da sinalização, e grande
número de animais soltos pelas pistas de rolamento.No
trecho da BR-116 que liga os municípios de Milagres e Brejo Santo, o
número de buracos assusta motoristas que utilizam a rodovia diariamente.
Os acidentes são constante e mortes já aconteceram em áreas próximas ao
perímetro urbano de ambos os municípios. Nas proximidades das
localidades de Vila Esperança e Vila Conceição, em Brejo Santo, a
situação é preocupante. "Não tem condição de rodar por uma estrada nessa
situação", avalia o caminhoneiro Luís Antônio de Oliveira que afirma já
ter tido prejuízos.O
motorista Carlos Alberto de Medeiros, que diariamente transporta
passageiros até Juazeiro do Norte, disse que os acidentes ocorrem
principalmente no fim do dia. "Quando começa a escurecer, fica pior. Não
tem sinalização que preste e nem sempre dá pra enxergar os buracos",
observou.A
situação também preocupa motoristas que trafegam pela BR-116, nas
proximidades de Ipaumirim e Icó, após a entrada para Umari, onde não
foram terminados os serviços de tapa-buraco. "A estrada já foi
recuperada umas três vezes. O problema é que o material utilizado não
parece ser de qualidade. Já tem muito buraco e muita ondulação próximo a
Ipaumirim. Quem vai até Icó também reclama de buraco e muito animal na
pista", diz o motorista José Cícero Pereira.Centro-SulO
trecho de 40 Km da BR-230, entre Iguatu e Farias Brito, no Sul do
Ceará, permanece esburacado desde o fim de 2013. As poucas chuvas que
caíram neste ano provocaram reabertura de antigos buracos, danificando o
asfalto. No fim de 2012, a via foi recuperada com operação tapa-buraco,
mas dois anos depois voltou a apresentar problemas.Entre
2006 e 2012, o trecho estava em péssimo estado de conservação, com
muitos buracos. A Superintendência Regional do Dnit anunciou a
recuperação da via em fevereiro de 2012 e o serviço foi concluído em
parte do trecho de Várzea Alegre até o entroncamento com a BR-116. Na
época, autoridades locais se mobilizaram para a recuperação da rodovia,
que é considerada de grande importância para o trânsito, fluxo de
pessoas e o comércio entre as cidades das regiões Centro-Sul e Cariri.Foi
realizado um serviço de melhor qualidade, com recapeamento geral da via
entre Várzea Alegre e a BR-116, mas no trecho até Farias Brito foi
feito serviço de tapa-buraco e apenas em alguns pontos recapeamento. Em
pouco tempo os antigos buracos foram reabertos e novos surgiram. A
empresa faliu, abandonou a obra e não foi feita nova licitação, uma vez
que as demais construtoras desistiram de continuar os serviços. Houve
alegação de defasagem orçamentária. Os buracos exigem dos motoristas
atenção e paciência. Em alguns pontos é preciso trafegar em ziguezague
para desviar das crateras. "Isso é uma vergonha para o Ceará", disse o
representante comercial, Pedro Quirino, que sempre percorre a rodovia.Em
Sobral, o principal motivo de reclamações dos motoristas são os dois
trechos. O primeiro entre os Km 179,9 e 228,7 da BR-222 que ainda se
encontram em reforma, ocasionando transtornos para quem se desloca por
lá. No local, são realizadas obras de recuperação e de alargamento de
pontes e de drenagem superficial. O outro trecho é no acesso a Tianguá,
do Km 311,5 ao 314,4, com obras de duplicação paralisadas, buracos na
pista e desvios de tráfego.EstaduaisAlém
das BRs, também é apontada a necessidade de recuperação de alguns
pontos de CEs. Na CE-292, entre Crato e Nova Olinda, os motoristas
reclamam da grande quantidade de buracos e de ondulações na pista. O
volume de animais soltos é outro risco apontado. "Acidente com animais
aqui nessa região é frequente. Sem falar na quantidade de buracos e na
qualidade da pista", avaliou o vendedor Marcos Rolim de Andrade, que
viaja pela rodovia, pelo menos, três vezes por semana. "Já prometeram
melhorar a situação diversas vezes. Até já houve obras por aqui. Só que o
serviço fica tão mal feito que acaba quebrando tudo de novo".Outra
estrada cearense que vem ocasionando transtorno aos motoristas do
Cariri é a CE-060, entre Juazeiro do Norte e Caririaçu. O local passa
por obras de alargamento da pista que, segundo motoristas, já dura
bastante tempo. "Já era para ter terminado isso. O atraso parece até que
é de propósito. Esse povo faz é prejudicar a vida da gente", diz o
mototaxista Evandro Sales.Estrada da FrutaNa
CE-356, conhecida como Estrada da Fruta, as obras de alargamento
ocorrem a passos lentos. Segundo o gerente comercial Rodrigo Torres, a
rodovia, principal acesso de Russas a Mossoró, no Rio Grande do Norte,
apresenta áreas onde a buraqueira prejudica muito o fluxo de veículos.
"Da saída da cidade até a subida da Serra do Vieira não dá pra rodar com
mais de 40 Km/h e tem muitos caminhões que acabam trafegando na
contramão. Em alguns pontos o pessoal da obra fez a terraplanagem, mas
em nenhum trecho tem asfalto recuperado", reclamou. A ordem de serviços
foi assinada em outubro. Com a reforma, a pista deverá ser alargada e
passará a ter sete metros, além de 1,5m de acostamento.Na
quinta-feira (26), o governo do Estado anunciou que está investindo
mais de R% 1 bilhão na recuperação das estradas. Segundo o governo,
existem atualmente 1.339,3 Km de obras em andamento. Deste total, 659,9
Km são ligados a obras de pavimentação e 679,4 Km de restauração. O
montante investido é de R$ 1.096.596.044,35. A previsão é que parte das
obras seja entregue ainda neste ano.As
obras apontadas pelo Estado estão localizadas nos municípios de
Uruberatama, Cariús, Palhano, Aurora, Piquet Carneiro, Varjota, Viçosa
do Ceará, São Benedito e Massapê. Também estão sendo realizadas ações em
outras regiões do Ceará, como é o caso do Anel Viário com implantação e
duplicação de 32 Km, que beneficiará a Região Metropolitana de
Fortaleza e a duplicação da CE-010, Ponte da Sabiaguaba-Entroncamento da
CE-040, com 13,18 km.O
Dnit admitiu que, entre as rodovias federais que cortam o Estado,
merecem atenção diversos das BRs 304, 116 e 230. Confira no quadro ao
lado.Roberto Crispim / Sucursais
Colaboradores/DN
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