CRATO NOTICIAS player

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Mistério na morte de duas mulheres em Morada Nova - No ano, já são 97 casos no Ceará


Daniele e Lorrane foram assassinadas em menos de 24 horas

Subiu para 97 o número de mulheres assassinadas no Ceará em 2018. Nas últimas 24 horas três mulheres foram mortas no interior do estado, duas delas numa mesma cidade: Morada Nova, na região do jaguaribe. A Polícia daquele Município já investiga os crimes e busca saber se há ligação entre eles. As vítimas foram duas jovens.
O primeiro crime em Morada Nova ocorreu na noite da última segunda-feira (26), quando Danielle Márcia de Freitas Lima, 20 anos, foi assassinada, a tiros, na periferia da cidade. A Polícia sabe apenas que a vítima foi alvejada a tiros nas proximidades de sua residência.
Na noite desta terça feira, a vítima foi a jovem Lorrane Coelho Rodrigues, 22 anos. Ela foi assassinada, a tiros, nas proximidades de sua residência, no bairro Prourb.  Segundo informações colhidas pela Polícia no local do crime, a garota foi atacada por bandidos que estariam em uma motocicleta e recebeu vários tiros à queima-roupa.

Mistério - A terceira mulher assassinada não foi, ainda, identificada. Ela foi encontrada morta junto com um homem dentro de um veículo no Distrito de Custódio, no Município de Quixadá, no Sertão Central na  tarde de ontem, terça feira.  Os corpos foram encaminhados para o Núcleo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), da cidade de Quixeramobim. A Polícia não tem, ainda, pistas para esclarecer o duplo homicídio.

Número - Em apenas 58 dias de 2018, 97 mulheres foram assassinadas no Ceará. Somente no mês de janeiro foram 56 casos. Em fevereiro, entre os dias 1º e 27, foram contabilizados outros 41 casos.

CURIOSIDADE - Manga com "chifres" chama atenção de moradores de Pernambuco

Na zona rural de Petrolina, Sertão Pernambucano, uma manga tem chamado a atenção de quem a vê. A fruta contém "chifres", além de traços parecidos com olhos, boca e nariz. O trabalhador rural Cristiano Carvalho foi o primeiro a avistar a manga. Ele afirma que quando mostrou a um colega, ele tomou um susto.
Em 15 anos de trabalho nas fazendas do Vale do São Francisco, ele disse nunca ter visto nada igual. Na hora, Carvalho imaginou que se tratava de um camaleão, mas o animal, assim como a manga, não tem chifres.
Vizinha de Cristiano, Josefa Peixoto diz que não quer saber da manga. Para ela, por conta do formato, "é coisa do demônio". Ela não pegou na manga e nem deixou que o alimento entrasse em sua casa. "É horrível, acho feio. Credo".
O engenheiro agrônomo Pedro Xisto visitou a fazenda onde a manga nasceu. Depois de realizar análise da árvore e de outras frutas que estão no mesmo pé, ele disse que o fruto é verdadeiro. Ele ensina que as frutas podem ser mal formadas, o que não é perceptível para as pessoas, já que não é comercializada.
Para o agrônomo, pode ter acontecido algum problema com a manga na fase inicial de formação do fruto. Ele diz que ocorreu uma falha de polinização, gerando um crescimento no local indesejado. Mas, segundo ele, o fruto é comestível.

CRISE NA SEGURANÇA NO CEARÁ - Secretário da Segurança muda comando da Inteligência da Polícia Civil

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, afirmou que o delegado Renê Andrade (foto), titular do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP), será exonerado do cargo. Decisão surge em meio a crise da segurança no Estado, com reforço federal na Inteligência e mudança no efetivo. Um novo nome já foi indicado.
"Estamos fazendo algumas alterações. Não só de efetivo, mas de espaço físico. A Inteligência da Polícia Civil vai sair do prédio da Polícia Geral e vai, muito provavelmente para o prédio da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD)".
Conforme o titular da SSPDS, a intenção é unir o comando do combate ao tráfico de drogas (delegada Socorro Portela) com a Inteligência e o Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro.
"Já temos um nome indicado (para o DIP), mas estamos fechando detalhes com o delegado geral da Polícia Civil, Everardo Lima, para anunciar", destaca André Costa. Ele afirmou ainda que Renê Andrade "já se despediu" e compreendeu a decisão, e que ele será "aproveitado" em alguma função.

Tragédia - Criança morre afogada em piscina de clube do Rio Grande do Sul

Ana Luiza Michelotto, de quatro anos, morreu afogada na piscina do Esporte Clube Real, em Viadutos, no Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu durante aniversário de um primo da criança no último domingo, 25.
Após notarem o sumiço, familiares encontraram o corpo de Ana Luiza boiando na piscina que mede cerca de 1,5 metro de profundidade. Ela chegou a ser socorrida em hospital da cidade, mas, infelizmente, não respondeu aos procedimentos de reanimação.

Policia Federal apreende 42,5 kg de cocaína em perseguição de Caucaia a Forquilha


Ao fazer a vistoria no interior dos veículos, os policiais encontraram os 42,5 kg de cocaína escondidos nos painéis.

A Polícia Federal (PF) apreendeu 42,5 kg de cocaína e prendeu quatro homens por tráfico de drogas numa ação que começou na Região Metropolitana de Fortaleza e só terminou após uma perseguição até o norte do Estado. A ocorrência foi registrada na segunda-feira (27),e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do BPRaio de Sobral, mas só foi divulgada nesta terça (27). A informação é do Diário do Nordeste.

De acordo com a PF, os criminosos foram abordados após agentes do órgão identificarem três veículos suspeitos em Caucaia. Entretanto, o motorista de um dos carros fugiu em alta velocidade e só foi detido a cerca de 180 quilômetros dali, em Forquilha, no norte do Estado. Ainda segundo o órgão, a captura se deu numa ação controlada.

Dos quatro presos, dois são cearenses, um é piauiense e o outro amazonense. Os nomes não foram divulgados.

Ao fazer a vistoria no interior dos veículos, os policiais encontraram os 42,5 kg de cocaína, em forma de tijolos, escondidos nos painéis.

Os quatro presos foram encaminhados para a sede da Polícia Federal no Ceará e devem responder, na medida de suas participações, pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico.
Na semana passada, a PF prendeu cinco pessoas e apreendeu mais de 25 Kg de drogas durante operações em Fortaleza.

Operário cai de torre ao dar manutenção em cabos de Internet e morre em Lavras da Mangabeira

O operário, Arenilson Alves dos Santos, 26 anos, que fazia a manutenção de um cabo de internet no sítio Alto, zona rural de Lavras da Mangabeira, morreu ao cair de uma torre de cerca de 20 metros de altura.

O acidente de trabalho ocorreu nesta última segunda-feira, 26, por volta de 19h. Policiais militares compareceram ao local.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima sentiu um mal súbito e caiu, tendo morte de imediato.

Aposentado morre em Várzea Alegre ao colidir sua moto num caminhão


Nesta última segunda-feira,26, por volta de 16h05min, a Polícia Militar foi informada via 190 acerca de um acidente de trânsito ocorrido na CE-060, mais precisamente na saída de Várzea Alegre que liga à cidade de Iguatu. Imediatamente uma composição da PM se deslocou até o local onde constatou a veracidade dos fatos.

Segundo informações de populares houve uma colisão entre a motocicleta Honda/CG-150 Fan, de cor vermelha, ano 2011, conduzida por Joaquim Varela de Sousa Ferreira, e um caminhão VW/8.120 EURO3, de cor azul, ano 2011.

O condutor da motocicleta veio a óbito no local. Uma equipe da PRE, bem como o rabecão pertencente ao IML de Iguatu, compareceu no local para adotar as medidas de praxe.

MAIS DE 100 APARELHOS CELULARES FORAM APREENDIDOS DURANTE VISTORIA NA CADEIA DE CRATEÚS.


Uma vistoria realizada na Cadeia Pública de Crateús na manhã desta terça (27) aprendeu mais de 100 aparelhos celulares e outros produtos ilícitos.

O trabalho foi feito pelo o GORE (Grupo de Operações Regionais e Gap (Grupo de Ações Penitenciário) da Secretaria da Justiça e cidadania do Estado do Ceará.

Foi retirado um vasto material não permitido, muitas Drogas e munições de 9 milímetros, além de mais de 100 aparelhos celulares.

O material apreendido foi entregue à direção da Cadeia Pública, que encaminhará as autoridades competentes.

(Tony Sales)

SEM CONTROLE: Mais uma "novinha" sequestrada e fuzilada por bandidos de facções em Fortaleza

Uma garota, com aparência de adolescente, foi executada sumariamente no começo da noite desta segunda-feira, na periferia de Fortaleza. O crime, segundo as primeiras investigações da Polícia, foi mais um capítulo da guerra entre facções criminosas que agem na Capital. Um vídeo feito pelos próprios assassinos mostra a jovem com as mãos amarradas para trás e amordaçada no momento em que é atingida por mais de 20 tiros de pistola e revólver, a maioria no rosto, numa autêntico caso de fuzilamento.

O vídeo com as cenas da brutalidade foi postado nas redes sociais ainda na noite passada e viralizou. Este foi o segundo caso parecido em duas semanas. Na noite do último dia 15, outra adolescente foi arrastada pelos assassinos até o píer da Avenida Vila do Mar, na comunidade Coqueirinho, na Barra do Ceará (zona Oeste da Capital) e também fuzilada diante da câmera de um telefone celular e as imagens lançadas nos aplicativos e redes sociais.

A sequência de execuções sumárias de garotas na Grande Fortaleza deu impulso às estatísticas de assassinatos de mulheres no Ceará neste começo de ano. Já são 96 mulheres mortas no estado em menos de dois meses completos. No ano passado, no mesmo período, foram registrados 25 casos, o que, na comparação dos dois períodos, representa um aumento da ordem de 284 por cento.

Outro crime

Também na noite desta segunda-feira (26), uma mulher foi assassinada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Era a comerciante identificada como Maria Alice, dona de um restaurante na localidade de Cágado. Ela foi morta com vários tiros.

Um suspeito já foi identificado pela Polícia e está sendo procurado. Trata-se de Johnny Williamy Holanda Gomes. (Fernando Ribeiro)

CORRUPÇÃO: Wagner levou R$ 82 milhões da Arena Fonte Nova, diz PF

Segundo investigações da Operação Cartão Vermelho, o ex-governador petista recebeu quantias em propina e caixa dois para campanha.
A delegada da Polícia Federal (PF) Luciana Matutino Caires, responsável pela Operação Cartão Vermelho, deflagrada nesta segunda-feira (26), afirmou que o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT) recebeu “boa parte” do valor desviado do superfaturamento do estádio Arena Fonte Nova, em Salvador. O petista teria levado 82 milhões de reais em propina e caixa dois, segundo a investigação.

Jaques Wagner governou o estado entre 2007 e 2014. Ele foi alvo de mandado de busca e apreensão da Cartão Vermelho nesta segunda. A investigação mira irregularidades na contratação dos serviços de demolição, reconstrução e gestão do estádio da Copa 2014. A Polícia Federal identificou que “a licitação que culminou com a Parceria Público Privada nº 02/2010 foi direcionada para beneficiar o consórcio Fonte Nova Participações – FNP, formado pelas empresas Odebrecht e OAS“.

“Em razão das delações da Odebrecht e de material apreendido na OAS, nós verificamos que de fato o então governador recebeu uma boa parte do valor desviado do superfaturamento para pagamento de campanha eleitoral e de propina. Havia dois intermediários, seja pela OAS, seja pela Odebrecht, que também foram alvo de busca nesta data. Um desses intermediários é o atual secretário da Casal Civil do governo do Estado da Bahia e o outro é um empresário muito próximo do então governador e também foi alvo de busca”, afirmou a delegada

A Cartão Vermelho cumpriu sete mandados de busca e apreensão em Salvador nesta segunda-feira. A PF vasculhou o gabinete de Jaques Wagner na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo do estado, pasta comandada pelo petista. Foram apreendidos computadores, documentos, mídias e 15 relógios de luxo. O chefe da Casal Civil do governo da Bahia, Bruno Dauster, também foi alvo de buscas.

Em nota, a PF informou que “dentre as irregularidades já evidenciadas no inquérito policial estão fraude a licitação, superfaturamento, desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro”. “A obra, segundo laudo pericial, foi superfaturada em valores que, corrigidos, podem chegar a mais de 450 milhões de reais, sendo grande parte desviada para o pagamento de propina e para o financiamento de campanhas eleitorais.”

Os mandados, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, estão sendo cumpridos em órgãos públicos, empresas e endereços residenciais dos envolvidos no esquema criminoso, e têm por objetivo possibilitar a localização e a apreensão de provas complementares dos desvios nas contratações públicas, do pagamento de propinas e da lavagem de dinheiro.

O advogado Pablo Domingues, que defende Wagner, afirmou que o petista está “absolutamente tranquilo”. O criminalista classificou as suspeitas da Polícia Federal na Operação Cartão Vermelho como “factoides” e “inverdades”.

“A gente ainda não teve acesso integral ao inquérito. Do que a gente tem conhecimento, é que esses valores são valores feitos de modo aleatório, há uma fragilidade na elaboração dessas contas. São factoides, são inverdades. Ele está muito tranquilo com relação a isso, porque jamais houve essa situação. Está absolutamente tranquilo em relação a isso, afirmou Domingues.

O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, estranhou a inclusão do seu nome na operação da Polícia Federal. Disse que não era secretário na época dos fatos investigados e que deseja um amplo esclarecimento o mais rápido possível.

(Veja Abril)
Paulo Lopes/Futura Press/Folhapress

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

PM de folga reage a assalto e morre baleado no Centro de SP

PM morre baleado (Foto: Reprodução/TV Globo)
PM morre baleado

Um policial militar, que estava de folga, morreu na tarde da última segunda-feira (26) após reagir a um assalto no Brás, na região central da cidade de São Paulo. Vair Soares da Silva, de 49 anos, era viúvo, tinha três filhos e se aposentaria em dezembro.
Uma câmera de segurança gravou o momento em que um homem se aproxima do policial. Na sequência, eles começam uma briga, o PM cai e a arma cai na calçada. O ladrão pega a pistola e a leva para a moto. Eles recomeçam a briga e o policial é baleado. O criminoso fugiu.
O policial chegou a ser encaminhado para a Santa Casa, no bairro da Santa Cecília, mas não resistiu. Ele trabalhava como guarda no presídio militar Romão Gomes, na Zona Norte.

Gusttavo Lima se pronuncia sobre uso de armas de fogo; veja vídeo

O sertanejo Gusttavo Lima utilizou as redes sociais, na noite do último domingo (25), para falar sobre a publicação no instagram onde se diz a favor do porte de armas de fogo. Três vídeos foram postados depois da transmissão de entrevista com ele no programa Fantástico da TV Globo. A entrevista e o musical foram gravados na semana passada. A informação é do Diário do Nordeste.

Na última quinta-feira (22), o cantor publicou um vídeo em que aparece em um estande de tiro, nos Estados Unidos, disparando um fuzil. No mesmo post, Gusttavo declarou que, hoje em dia, no Brasil, só os cidadãos de bem estão desarmados e pede a revogação do Estatuto do Desarmamento.

“Não sou a favor, de forma alguma, de que o cidadão tenha arma para se defender sem nenhum critério, sem nenhum rigor. Eu sou a favor, sim, do porte de armas para pessoas coerentes, para pessoas sem passagens, sem antecedentes criminais, pessoas que querem cuidar de suas famílias, cuidar de seus bens maiores”, declarou Gusttavo.

Assista na íntegra:

Polícia prende suspeito de executar homem em caminhonete

Foto: (Reprodução/TV Verdes Mares)
A polícia prendeu um dos suspeitos de executar a tiros um homem próximo ao 4º Anel Viário, na Região Metropolitana de Fortaleza. Os próprios suspeitos filmaram o crime de dentro do carro e divulgaram nas redes sociais.

O crime ocorreu no dia 31 de janeiro. A vítima foi identificada como Caio César Siqueira Sisnando, 29 anos, que foi atingida no momento em que conduzia uma caminhonete L-200.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o suspeito preso é um dos dois envolvidos que aparecem em um carro antes e durante o crime. O veículo utilizado pelos criminosos também foi apreendido.

A Secretaria da Segurança comunicou que os detalhes sobre a prisão serão divulgados ainda nesta terça-feira (27). O caso estava sendo investigado pela Delegacia Metropolitana de Eusébio.

De acordo com a Secretaria de Segurança do Ceará, a vítima respondia a dois artigos por furto.

Mulher grávida de 7 meses é morta com dois tiros no lugar do marido


post-feature-image

Uma mulher foi morta a tiros no início da manhã deste domingo (25), na PB-057, próximo ao município de Cuité de Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba.

De acordo com a Polícia Militar (PM), Michele do Nascimento, de 24 anos, grávida de sete meses, estava em uma motocicleta com o companheiro, quando dois homens em outra moto emparelharam os veículos e efetuaram os disparos. Os agentes desconfiam que o alvo era o marido da vítima, que não ficou ferido.

Segundo os peritos do Instituto de Polícia Científica (IPC), a mulher foi morta com dois tiros nas costas e nas nádegas. O corpo da vítima passará por necropsia para confirmar a gestação e o período.
Créditos: PB hoje

Ceará promete bloquear sinal de celulares em presídios há 16 ano




O primeiro sinal de que o Estado planejava a instalação foi em 2002. Desde lá, outros projetos surgiram, mas nenhum saiu do papel.

A prisão não é impedimento para que muitos detentos continuem cometendo crimes. O principal meio utilizado pelos criminosos, há décadas, é o telefone celular. Sabendo disso, há quase duas décadas, os cearenses escutam promessas sobre o bloqueio de sinal dos aparelhos nos presídios, mas os governos que geriram o Estado nos últimos 16 anos não bancaram, por conta própria, a instalação definitiva de bloqueadores.
A primeira promessa de instalação de bloqueadores no Estado foi feita em 2002, pela titular da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) na época, Sandra Dond. O interesse pela tecnologia foi revelado após uma rebelião no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS). Alguns estados tinham recebido o equipamento do Governo Federal.
Entretanto, o primeiro teste de equipamentos deste tipo foi realizado no Ceará somente em 2009. O então titular da Sejus, Marcos Cals, comandou o experimento, em 26 de novembro daquele ano, no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO) II, em Itaitinga. O teste foi realizado com sucesso e os celulares dos convidados não realizaram nem receberam ligações dentro do presídio.
Apesar do resultado positivo com 22 células bloqueadoras instaladas por uma empresa chinesa, Cals explicou que o projeto tinha que passar por uma licitação pública e que, depois, seria implantado em todas as unidades prisionais do Estado. Entretanto, o plano não passou de um teste.
Em março de 2013, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), através de decisão do juiz Hortêncio Augusto Pires Nogueira, acatou o pedido do Ministério Público do Ceará (MPCE) para que os aparelhos fossem instalados em todos os presídios cearenses em um prazo de 90 dias. Porém, a decisão judicial foi invalidada.
O desejo da instalação da tecnologia também era partilhado pela titular da Sejus na época, Mariana Lobo, que prometeu a interrupção do sinal em pelo menos um presídio, até o fim daquele ano. O sistema seria desenvolvido pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), mas também não foi posto em prática.
Polêmica
Os projetos que nunca saíram do papel, em detrimento da necessidade óbvia que o sinal fosse cortado nas unidades prisionais, levaram à criação de uma lei estadual, em março de 2016. Contudo, o projeto acabou por gerar uma polêmica ao tentar obrigar as operadoras de telefonia celular a criarem uma espécie de ‘sombra’, que não permitisse seus sinais de chegarem aos estabelecimentos prisionais, excluindo a responsabilidade do Estado de instalar os próprios aparelhos.
A Associação Nacional das Operadoras Celulares (Acel) entrou com uma ação contra a lei estadual, alegando que a função das empresas é prover sinal telefônico e não bloqueá-lo, e que o corte da rede iria prejudicar consumidores que vivem nos arredores dos presídios.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em favor da Acel e derrubou a validade da lei do Ceará, e de outros projetos similares que tramitavam na Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, ainda em 2016.
Na contramão desses estados, o Rio Grande do Norte instalou bloqueadores de sinal por conta própria, em quatro unidades prisionais, no mesmo ano. Com a implantação dos bloqueadores no primeiro presídio, de Parnamirim, os criminosos reagiram de forma violenta, no Estado potiguar.
Em três dias, foram registrados 47 ataques a veículos e prédios públicos. Um carro-bomba foi detonado em um supermercado de Natal, ferindo duas pessoas. O Estado pediu apoio ao Exército Brasileiro para controlar a situação. Mesmo após a represália, o Governo manteve o plano e instalou os bloqueadores em mais três presídios.
Lei federal
Os bloqueadores podem finalmente ser instalados nas unidades penitenciárias do País, por determinação de um projeto de lei federal. A proposta foi aprovada no Senado, por unanimidade, no dia 7 de fevereiro, e seguiu para a Câmara dos Deputados. Caso seja aprovada, a lei irá destinar recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para a instalação e manutenção de aparelhos que bloqueiam sinais de telecomunicação. Os estados terão até seis meses para colocar a medida em prática.
A Sejus revelou que, desde a decisão do STF pelo veto à lei estadual, em 2016, não existem projetos para a instalação própria de bloqueadores no Ceará. Questionada sobre o projeto de lei federal, a Pasta explicou que vai esperar a promulgação para se manifestar.
Apreensões
Um total de 5.892 celulares foi apreendido nas unidades carcerárias do Ceará, em 2017. O número representa um aumento de 31,7% nas apreensões, em relação ao ano de 2016, que registrou 4.473 aparelhos retidos. A Sejus disse utilizar outras tecnologias para prevenir a entrada de celulares.
“Primeiramente, a entrada de celulares não é permitida. São utilizados ‘body scanner’ e Raio X nos dias de visita, nos presídios e nas maiores cadeias públicas do Ceará. De vez em quando, fazemos vistorias nas celas. Ainda entram celulares, principalmente no Interior do Estado, onde não existem muitos artifícios para frear isso”, ponderou a Pasta.
A Secretaria citou o ‘rebolo’ (termo usado no Sistema Penitenciário para definir objetos ilícitos jogados por cima das muralhas) como um dos principais caminhos para a entrada dos celulares nos presídios. Porém, agentes penitenciários são presos, todos os anos, por ingressarem nas unidades com aparelhos telefônicos ou facilitarem a entrada dos mesmos, para uso dos detentos.
O presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindasp), Valdemiro Barbosa, afirmou que os servidores que cometem esse crime “são exceções à regra” e também acredita que a maior entrada de ilícitos se dá pelo ‘rebolo’.
Unanimidade
A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), o Conselho Penitenciário do Ceará (Copen) e o Sindasp são unânimes em dizer que a instalação dos bloqueadores de sinal de celular é necessária.
O presidente da Comissão de Direito Penitenciário da OAB-CE, advogado Márcio Vitor de Albuquerque, destacou a importância de a lei ser federal: “É necessário o bloqueio de caráter federal, até mesmo para haver uma padronização do sistema, juntamente com as empresas de telefonia”.
Já o presidente do Copen, advogado Cláudio Justa, ponderou que o Estado poderia ter tomado medidas mais eficazes, por conta própria, para proibir o uso de celulares nos presídios. “O ideal era impedir a entrada de celulares. O Estado já poderia ter feito isso, tem condições técnicas totais. Não entendi o porquê dessa história de transferir a responsabilidade para as operadoras”.
Valdemiro Barbosa concorda que o bloqueio já era para ter sido feito: “É uma lei necessária. Falo pelo Sistema Penitenciário do Ceará, onde a gente sabe que, com a estrutura e efetivo existentes, é impossível fazer a fiscalização necessária. Os presos estão usando esse instrumento para articular crimes”.
Instituições alertam para represálias de facções
Apesar de serem favoráveis à instalação dos bloqueadores de sinal de celulares nos presídios, os representantes do Conselho Penitenciário do Ceará (Copen) e do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindasp) acreditam que a medida levará a uma forte represália das facções, como aconteceu no Rio Grande do Norte. O sistema cearense já entrou em ebulição uma vez, após anúncio de cortes no sinal.
“Resta saber se o Estado vai colocar em prática essa medida e ter um reforço na segurança. A violência está muito restrita à periferia, mas o bloqueio dos celulares pode causar uma violência mais sistêmica, geral. Não sei se o Estado está pronto para isso”, declarou o presidente do Copen, Cláudio Justa.
Além da violência nas ruas, o presidente do Sindasp, Valdemiro Barbosa, pontua que a retaliação dentro dos presídios deve ser violenta. “Eu faço um alerta que já fiz no ano de 2015. Se o Governo não estruturar o Sistema Penitenciário, as facções criminosas vão reagir e destruir as unidades prisionais do Estado”, pontuou.
As duas instituições lembraram da onda de violência que tomou o Ceará, após a assinatura da lei que obrigava que as operadoras de celulares bloqueassem o sinal nas unidades carcerárias, em 2016.
“A questão é que terá uma represália do crime, como aconteceu outras vezes. Foi assim quando teve a lei estadual. Colocaram um carro-bomba ao lado da Assembleia Legislativa, ônibus foram incendiados, delegacias e a própria sede da Sejus foram atacadas”, afirmou Cláudio Justa.
Crise
A lei estadual, somada à greve dos agentes penitenciários, levou à maior crise da história do Sistema Penitenciário do Ceará, em maio daquele ano. As facções criminosas se rebelaram e entraram em confronto, causando a morte de 14 presos, no Complexo Penitenciário de Itaitinga. Muitos detentos aproveitaram o momento para fugir e para depredar as unidades prisionais, causando danos que não foram reparados até hoje.
Em abril de 2017, o Ceará presenciou a maior onda de ataques criminosos de sua história. Mais de 20 ônibus e veículos oficiais foram incendiados e delegacias da Polícia Civil, agências bancárias e prédios públicos atacados. A facção Guardiões do Estado (GDE) reivindicou a autoria dos crimes e mostrou poderio em decisões dentro dos presídios, ao exigir a transferência de presos e ser atendida nos dias seguintes..
O presidente do Sindasp afirmou que o efetivo de agentes penitenciários do Ceará é insuficiente para preservar a segurança dentro dos estabelecimentos prisionais, o que seria ainda mais agravado se o Sistema enfrentasse mais uma sequência de rebeliões.
“Temos um déficit de 3,6 mil agentes penitenciários para fazer a segurança interna e externa. Hoje, temos em atividade 2.210 agentes penitenciários, que se dividem em quatro plantões, custodiando 28 mil presos. Precisamos de mais efetivo e armamento para darmos segurança”, alertou Barbosa.

FONTE: D N

DERRAMAMENTO DE SANGUE NO CEARÁ: 882 HOMICÍDIOS

Quarenta e cinco homicídios foram registrados no Ceará em mais um fim de semana violento. Somente em Fortaleza, foram 16 casos de Crimes Violentos, Letais e Intencionais. Na Região Norte do interior do estado foram outros 15. Na região Sul, apenas seis casos. E na Região Metropolitana da Capital, mais oito casos.

Em Fortaleza, 16 homicídios ocorreram nos seguintes bairros: Vila Manuel Sátiro (2), Autran Nunes, Mondubim, Farias Brito, Serrinha, Vila Peri, Sapiranga, Quintino Cunha, Floresta, Barra do Ceará, Jangurussu, Praia do Futuro e São João do Tauape, além de um duplo assassinato em Messejana.

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a Polícia contabilizou, ao menos, oito homicídios nos seguintes Municípios: Caucaia (3), Itaitinga (2), Pacajus, Horizonte e Maranguape.

No Interior Norte do estado, foram registrados 15 casos de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs) entre sexta-feira (23) e o domingo (25), nos seguintes Municípios: Sobral (3), Itarema (3), Camocim (2), Redenção (2), Groaíras, Trairi, TIanguá, Boa Viagem e Itapipoca.

No Interior Sul do estado, foram outros seis assassinatos em: Juazeiro do Norte (duplo), Jardim, Quixadá, Nova Olinda e Morada Nova.

Latrocínio

Na noite de sábado (24), bandidos mataram, a tiros, em Groaíras, na zona Norte do estado (a 246Km de Fortaleza), o comerciante Adriano Marcos Fernandes de Mesquita. Ele era dono de um mercadinho, que foi invadido por bandidos armados, por volta de 20h30. Os criminosos renderam clientes e funcionários, e obrigaram todos a deitar no chão. O comerciante tentou esconder seu celular debaixo da camisa e acabou sendo morto a tiros. Um suspeito foi detido pela PM.

Já na cidade de Jardim, no Cariri (a 574Km da Capital), a dona de casa, Maria Aparecida dos Santos, 53 anos, teve sua casa invadida por três homens armados que estavam à procurada de um filho dela. Como não acharam o rapaz, mataram a mãe com vários tiros. O crime ocorreu na tarde de sexta-feira.

Em Sobral, ao menos, três homens foram assassinados no fim de semana. No bairro Dom Expedito, a vítima foi um homem identificado como Júlio César de Sousa Trajano, 39 anos. No bairro Santa Casa, Francisco Sousa Filho acabou sendo executado a tiros, por desconhecidos, na madrugada de sábado (24). O terceiro homicídio ocorreu no Conjunto Cohab 2, no bairro Sinhá Sabóia, onde foi morto Francisco Gomes Duarte, conhecido por “Netinho”.

Em Camocim, no Litoral Oeste do estado, dois homens foram assassinados na noite de sexta-feira, sendo identificados como Raimundo da Penha Paulo, 46 anos; e Germyson dos Santos Pinho, 19.

A Polícia registrou também três assassinatos na cidade de Itarema (a 210Km de Fortaleza). Na Noite de sexta-feira, por volta das 23 horas, dois homens foram vítimas de uma dupla execução. No s´bado, por volta de 14 horas, ocorreu o terceiro homicídio.

Policial

Entre as vítimas dos homicídios está um policial militar. O sargento da PM Francisco Wagner Alves de Araújo, 44 anos, o sargento Araújo, destacado no Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE). Na noite de sábado último (24), ele foi morto a tiros ao reagir a uma abordagem de seus colegas de farda, uma patrulha do Batalhão de Rondas Intensivas e Ostensivas (BPRaio). O fato aconteceu por voltade 18h30 na BR-020, no bairro Conjunto Nova Metrópole, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O fato está sob apuração do Comando da corporação. (Blog do Jornalista Fernando Ribeiro)

Neymar tem fissura em dedo do pé e não deve jogar contra o Real Madrid

A notícia para o PSG não é tão boa quanto o que se esperava após exames iniciais. Análises extras feitas nesta segunda-feira mostraram uma fissura no quinto metatarso do pé direito de Neymar, o que deve afastá-lo dos gramados por até um mês. Sendo assim, ele está fora do duelo de volta das oitavas de final da Uefa Champions League, diante do Real Madrid, no dia 6 de março.

“Os exames complementares efetuados hoje confirmaram uma entorse no tornozelo direito, mas também a existência associada de uma fissura do quinto metatarso”, afirmou o clube em nota oficial.

O prazo exato da recuperação não foi especificado. Este tipo de lesão, porém, costuma precisar de pelo menos três semanas de recuperação.

A notícia acaba sendo pior que a esperada porque os exames da noite de domingo haviam descartado a possibilidade de uma fratura no tornozelo. O clima no PSG era de bastante otimismo quanto a presença do brasileiro em campo diante do Real.

Neymar se machucou aos 31 minutos do segundo tempo neste domingo. Ele torceu sozinho o tornozelo direito em disputa de bola com Sarr e imediatamente começou a gritar, colocando as mãos no rosto. Em nenhum momento o camisa 10 se levantou e acabou saindo da partida de maca. (MSN Noticias)

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

VIOLÊNCIA SEM TRÉGUA - Fim de semana com 45 assassinatos no Ceará e homicidômetro salta para 882 mortos

A PM esteve presente em diversos locais de crimes neste fim de semana, isolando a área para a Perícia

Quarenta e cinco homicídios foram registrados no Ceará em mais um fim de semana violento. Somente em Fortaleza, foram 16 casos de Crimes Violentos, Letais e Intencionais. Na Região Norte do interior do estado foram outros 15.  Na região Sul, apenas seis casos. E na Região Metropolitana da Capital, mais oito casos. No acumulado do ano, o Ceará já registrou 882 homicídios em 2018.
Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a Polícia contabilizou, ao menos, oito homicídios nos seguintes Municípios: Caucaia (3), Itaitinga (2), Pacajus, Horizonte e Maranguape.
No Interior Norte do estado, foram registrados 15 casos de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs) entre sexta-feira (23) e o domingo (25), nos seguintes Municípios: Sobral (3), Itarema (3), Camocim (2), Redenção (2), Groaíras, Trairi, TIanguá, Boa Viagem e Itapipoca.
No Interior Sul do estado, foram outros seis assassinatos em: Juazeiro do Norte (duplo), Jardim, Quixadá, Nova Olinda e Morada Nova.

Latrocínio - Na noite de sábado (24), bandidos mataram, a tiros, em Groaíras, na zona Norte do estado, o comerciante Adriano Marcos Fernandes de Mesquita. Ele era dono de um mercadinho, que foi invadido por bandidos armados. Os criminosos renderam clientes e funcionários, e obrigaram todos a deitar no chão. O comerciante tentou esconder seu celular debaixo da camisa e acabou sendo morto a tiros. Um suspeito foi detido pela PM.
Já na cidade de Jardim, no Cariri, a dona de casa, Maria Aparecida dos Santos, 53 anos, teve sua casa invadida por três homens armados que estavam à procurada de um filho dela. Como não acharam o rapaz, mataram a mãe com vários tiros.
Em Sobral, ao menos, três homens foram assassinados no fim de semana. No bairro Dom Expedito, a vítima foi um homem identificado como Júlio César de Sousa Trajano, 39 anos. No bairro Santa Casa, Francisco Sousa Filho acabou sendo executado a tiros, por desconhecidos. O terceiro homicídio ocorreu no Conjunto Cohab 2, no bairro Sinhá Sabóia, onde foi morto Francisco Gomes Duarte, conhecido por “Netinho”.
Em Camocim, no Litoral Oeste do estado, dois homens foram assassinados, sendo identificados como Raimundo da Penha Paulo, 46 anos e Germyson dos Santos Pinho, 19. A Polícia registrou também três assassinatos na cidade de Itarema. 

Marido confessa ter matado mulher com utensílio de cozinha

Bárbara Faes estava desaparecida desde sexta-feira (23) (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Bárbara Faes estava desaparecida desde sexta-feira

Um homem de 26 anos foi preso no último domingo (25) após confessar ter matado a mulher durante uma discussão no apartamento do casal em Rio do Sul, no Vale do Itajaí. Ele disse aos policiais que deu um golpe na cabeça da vítima com um utensílio de cozinha.
A Divisão de Investigação Criminal (DIC) investigava o desaparecimento da jovem desde sexta-feira (23). O marido dela foi levado à delegacia para interrogatório, confessou o crime e indicou o local onde abandonou o corpo de Bárbara Faes.
Os bombeiros, o Instituto Geral de Perícia (IGP) e agentes da Delegacia de Proteção à Mulher auxiliaram no resgate do corpo de um matagal na Serra Taboão.

Crime - O marido relatou aos policiais que durante uma briga, ele deu um golpe na cabeça de Bárbara com um utensílio de cozinha. Depois, amarrou a jovem, colocou o corpo no porta-malas do carro e dirigiu até o bairro Taboão. Lá, jogou a vítima em uma ribanceira.
Conforme a polícia, depois de voltar para casa para buscar o telefone celular, ele foi até a casa da mãe de Bárbara. À família dela, relatou que a jovem havia saído para caminhar sozinha.
A família registrou boletim de ocorrência e passou a pedir ajuda pelas redes sociais. Segundo familiares da jovem, o casal tem um filho de dois anos.

Virose da mosca? Especialista dá dicas de como se prevenir da doença


No inverno existe maior incidência de viroses. Os casos podem estar ligados a moscas que muitas vezes têm contato diretamente com fezes de animais e sujeira.

A quantidade de moscas aumenta principalmente em locais que possuem alimentações expostas, como cozinhas de residências ou restaurantes.

“Existe uma preocupação com as doenças transmitidas pelo contato das moscas, que podem estar contaminadas com alimentos dentro de casa. A manipulação desses alimentos se dá até mesmo com águas que não estão completamente limpas e adequadas para o manuseio”, comenta o clínico-geral Rigoberto Chaves.

Febre baixa, dores no corpo e estômago, mal estar, diarreia e algumas vezes até problemas respiratórios são alguns dos sintomas conhecidos da virose.

Para prevenir as doenças trazidas pelas moscas é necessário manter sempre os alimentos bem condicionados e guardados em geladeiras. Quando for consumir, lavar sempre em água corrente e fazer a higienização das verduras com soluções de potássio, a fim de diminuir a contaminação, afirma Rigoberto.

Fonte: Tribuna do Ceará

Corpo de jovem é encontrado com requintes de crueldade


O corpo de um jovem foi encontrado às margens de uma lagoa localizada próxima da Avenida Perimetral, no bairro do José Walter, em Fortaleza. 

A vítima, que não foi identificada, teria sido morta ainda na noite de domingo (25), mas só foi encontrado na manhã desta segunda-feira (26) por moradores passavam pelo. 

Conforme a polícia, a vítima aparentava ter entre 18 e 20 anos. Ele foi morto a tiros e apresentava um buraco na cabeça. De acordo com a PM, o cérebro da vítima foi colocado ao lado do corpo. 

A polícia não tem pistas do assassino e nem a motivação do crime. 

Fonte: Cnews

Prazo para provar ao INSS que está vivo termina nesta quarta-feira


O prazo para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) provarem que estão vivos termina na quarta-feira, 28. O procedimento é obrigatório e quem não fizer a comprovação terá o pagamento suspenso.

Segundo o INSS, cerca de 3,2 milhões de beneficiários ainda não fizeram a prova de vida. O prazo para comprovação de vida se encerraria no dia 31 de dezembro, mas foi prorrogado devido à quantidade de pessoas que ainda não regularizaram seu cadastro.

Não é necessário ir até uma agência da Previdência Social para fazer a comprovação de vida. O procedimento é realizado no banco em que o benefício é pago mediante a apresentação de um documento de identificação com foto.

Os beneficiários que não puderem ir às agências bancárias por motivo de doença ou dificuldade de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS. Segurados que moram no exterior podem fazer a prova de vida por procurador, documento emitido por consulado ou formulário específico – disponível no site da Repartição Consular Brasileira ou no site do INSS.

Tio e sobrinho morrem afogados em correnteza no interior do Ceará

Tio e sobrinho morreram afogados na correnteza de um açude na zona rural de Farias Brito, no interior do Ceará, no último final de semana. Os corpos de João Rosendo de Sousa, de 43 anos, e Antônio Cauã Rosendo, de 11, foram encontrados na manhã desta segunda-feira (26).

De acordo com familiares, João e Antônio haviam saído de casa na manhã de domingo (25),para casa de parentes no Sítio Riacho da Roça.

Conforme o Corpo de Bombeiros, os dois tentaram atravessar a parte rasa do açude Zé Loló, que estava com uma forte correnteza devido às chuvas dos últimos dias.

Ainda segundo os bombeiros, a força da água arrastou os dois até um manancial na região.

A recomendação do Corpo de Bombeiros é que as pessoas evitem atravessar qualquer correnteza, comum em períodos chuvosos.



Entre quinta-feira (22) e domingo, choveu mais de 30 milímetros no município de Farias Brito, suficiente para dar carga em pequenos açudes da região.

História do Toca do Vale no Domingo Show da TV Record

Na tarde do domingo 25, a Rede Record, através do programa do Geraldo Luiz levou ao ar a história de um menino pobre, filho de uma família de 15 irmãos, nascido na comunidade de Espinho, em Limoeiro do Norte, no interior do Estado do Ceará,e  que depois de enfrentar diversos obstáculos proporcionado pelo destino, conseguiu driblar a fome, a pobreza outros tipos de dificuldades até se tornar cantor de forró, passar por algumas bandas do mundo forrozeiro e montar a sua própria banda que o transformou em dos forrozeiros mais bem sucedidos, tendo o seu nome e o seu trabalho reconhecido nacionalmente.

Resultado de imagem para toca do vale na record
Veja a história do cantor Toca do Vale. 

Acusado do tráfico de drogas e seu amigo foram mortos a tiros esta noite em Juazeiro


Caio residia no bairro Betolandia e “Carlinhos” no Limoeiro (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)


Dois homicídios foram registrados na noite deste em Juazeiro do Norte chegando a oito no mês de fevereiro e 11 no município. Por volta das 19h30min Caio Rodrigues Bezerra, de 23, e seu amigo Luis Carlos Oliveira da Silva, de 38 anos, o “Carlinhos”, começaram a ser baleados na Rua José Francisco do Nascimento (Betolândia) e tombaram mortos na Rua Manoel Gomes de Matos ao tentarem fugir da linha de tiros enquanto trafegavam numa moto Honda Biz 125 de cor preta.

O primeiro morava na Rua Manuel Gomes de Matos e foi atingido no tórax e na cabeça, enquanto o seu amigo residia na Rua Vereador Antônio Braz no bairro Limoeiro, sendo lesionado no tórax e no pescoço. Uma patrulha do Policiamento Ostensivo Geral (POG) esteve no local a exemplo de uma ambulância do SAMU, cujos profissionais de saúde apenas constataram os óbitos. A polícia não obteve informações sobre as autorias delitivas

Caio tinha sido preso no sábado num suposto ponto de venda de drogas, onde uma equipe do RAIO encontrou substâncias entorpecentes quando foi autuado na Delegacia. Carlinhos não tinha passagem pela polícia e ía deixar o amigo em casa após participarem de um bingo. Sábado, no cruzamento das ruas São Mamede e Limoeiro (Pirajá), a polícia prendeu Jailson Pereira Neves com um revólver calibre 38 e, no seu celular, uma conversa onde iria deixar a arma.

Desta forma, os “raianos” seguiram com o mesmo até o endereço citado na mensagem descobrindo tratar-se de uma “boca de fumo” encontrando 415 gramas de maconha no quarto de John Washington Calixto Pereira e mais três balanças de precisão. Este já tem várias passagens pela polícia e, no imóvel, estava Caio Rodrigues que, também, foi levado para a Delegacia e terminou posto em liberdade na manhã deste domingo, sendo assassinado poucas horas depois.

Por Demontier Tenório///miseria.com.br

Jovem foi morto com sete tiros de pistola dentro de sua casa em Nova Olinda


Antonio Andevan ainda foi socorrido ao Hospital de Nova Olinda, mas já chegou sem vida (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)


Pouco mais de dois meses depois um novo homicídio foi registrado em Nova Olinda se constituindo no primeiro deste ano no município. Por volta das 22 horas o jovem Antonio Andevan Cosmo da Costa, de 25 anos, estava em sua residência na Rua João Domingos (Bairro Portelinha), cujo imóvel foi invadido por dois homens que o alvejaram com sete tiros de pistola. A vitima ainda foi socorrida às pressas ao hospital local, mas já chegou sem vida.

Uma patrulha da PM de Nova Olinda diligenciou à procura da dupla assassina, mas encontrou apenas a moto Honda Biz vista no momento da fuga e abandonada depois. Antonio era suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas e testemunha ocular do assassinato do ex-presidiário José Ricardo Lima Teixeira, de 20 anos, na noite do dia 14 de julho de 2012 na Rua José Maurício. Em depoimento à polícia, ele apontou como acusado José Diniz Cardoso de Lima Júnior, o "Júnior da Portelinha".

No ano passado cinco pessoas foram assassinadas em Nova Olinda e o último homicídio tinha ocorrido na tarde do dia 22 de dezembro no Sítio Zabelê. Carliano Ferreira Rodrigues, de 23 anos, que ali residia, foi morto a tiros na cabeça e pauladas quando trafegava na garupa de uma moto pilotada por Cícero José Fernando da Silva, de 23 anos, que saiu lesionado com um tiro. Carliano respondia procedimentos desde sua menoridade por tráfico de drogas e porte de armas entre Farias Brito e Crato.

Por Demontier Tenório///miseria.com.br

Haloterapia: inalação de sal é usada para tratar rinite e sinusite


Haloterapia é um tratamento milenar que ajuda pessoas com problemas respiratórios e de pele. Segundo o site da revista "Glamour", essa técnica surgiu no século 19, mas se popularizou no Brasil há sete anos e propõe sessões de muito sal no ar e relaxamento.

A inalação de sal funciona da seguinte forma: há salas especiais com microclima salino, criado por um aparelho que solta no ar partículas de sal abaixo de 5 mícrons (bem finas). Lá, o paciente passa 45 minutos inalando o sal. São recomendadas sessões em dias seguidos ou no máximo alternando um sim e um não. Os locais que oferecem o tratamento recomendam pacotes de cinco ou 10 sessões.

A haloterapia promete ser uma alternativa natural no tratamento da sinusite, rinite alérgica, gripe, bronquite, asma e tosse. "Isso tudo acontece graças à capacidade do sal de matar fungos e bactérias e diminuir o edema e o inchaço das mucosas nasais. Também temos a liberação de íons negativos, que causam relaxamento", disse José Ervolino Neto, presidente da Associação Brasileira de Haloterapia - Terapias Integrativas e Complementares.

Fonte: Notícias ao Minuto

Jungmann assumirá Segurança Pública e general Luna vai para Defesa


O ministro da Defesa, Raul Jungmann, será deslocado para o comando do novo Ministério da Segurança Pública e será substituído pelo general Joaquim Silva e Luna à frente da Defesa, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo desta segunda-feira.

Luna é o atual secretário-geral do Ministério da Defesa e já foi chefe do Estado-Maior do Exército.

O anúncio será feito ainda nesta segunda-feira pelo presidente Michel Temer.

A criação do Ministério da Segurança Pública foi anunciada este mês por Temer logo após decretar intervenção na segurança do Rio de Janeiro, e tem por objetivo coordenador no âmbito federal medidas de combate à violência no país.

A pasta será responsável pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional e Secretaria de Segurança Pública, hoje vinculadas ao Ministério da Justiça, e ainda estudará a criação de uma Guarda Nacional.

Fonte: Reuters