CRATO NOTICIAS player

sábado, 31 de julho de 2021

NOTA DE PESAR

 


 

Ministro do TSE mantém cassação de Pedro Bezerra por uso eleitoral de bens públicos


O deputado, filho do ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB), deve recorrer da deCisão. Ele segue elegível para o ano de 2022 e exercendo a função do mandato

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a cassação do diploma do deputado federal Pedro Bezerra (PTB). O parlamentar, filho do ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB), responde por prática de abuso de poder político durante as eleições de 2018. Ele é acusado de fazer uso de bens públicos da Prefeitura de Juazeiro do Norte durante sua campanha.
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  Alexandre de Moraes decidiu manter a cassação do mandato do deputado federal Pedro Bezerra (PTB), determinada ainda em 2020 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob acusação de benefício por uso da máquina pública nas Eleições de 2018.
Questionado, o parlamentar defendeu sua inocência e informou que sua defesa entrará com recursos na próxima terça-feira (3).
A decisão é do dia 15 de julho, e o parlamentar permanece no mandato até o julgamento dos agravos regimentais - recursos que serão utilizados pela defesa para reverter o entendimento. 
Pedro Bezerra é acusado de se beneficiar do uso da máquina pública de Juazeiro do Norte, durante campanha para deputado entre 2017 e 2018, anos em que seu pai, Arnon Bezerra (PTB), estava como prefeito do Município.

João Kléber é internado e passa por cirurgia de emergência



 O apresentador João Kleber foi internado nesta quinta-feira, 29, e precisou passar por cirurgia devido a uma hernia inguinal. A entrada na unidade hospitalar aconteceu após o apresentador da Rede Tv! ter sentido dores abdominais.

O procedimento foi realizado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Segundo a unidade, a cirurgia foi um sucesso e o apresentador deverá ter alta nos próximos dias.

Em nota, a Rede Tv! confirmou a operação. "O apresentador João Kléber passou por uma cirurgia de correção de hérnia inguinal nesta madrugada, em São Paulo, após sentir dores na região abdominal. O procedimento foi rápido e bem-sucedido. João está bem, recebendo os cuidados pós-operatórios no quarto".

Na próxima segunda-feira, 02, João Kleber completa 64 anos.

João Kléber, 63, passou por uma cirurgia de emergência na madrugada desta sexta-feira (30), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. As informações são da revista Quem.

Ele foi internado após sentir fortes dores na região abdominal. A assessoria de imprensa de seu programa, o “João Kléber Show”, informou à Quem que ele corrigiu uma hérnia inguinal e deve ter alta nos próximos dias.

“O apresentador João Kléber passou por uma cirurgia de correção de hérnia inguinal nesta madrugada, em São Paulo, após sentir dores na região abdominal. O procedimento foi rápido e bem-sucedido. João está bem, recebendo os cuidados pós-operatórios no quarto”, informou a assessoria.

O problema na hérnia era acompanhada pelo apresentador, que já tinha planos de fazer a cirurgia. No entanto, devido às dores e ao grande desconforto, teve que adiantar o procedimento.


Brasil perde para Canadá nos pênaltis e é eliminado do futebol feminino nas Olimpíadas de Tóquio


A Seleção Brasileira está eliminada do futebol feminino nas Olimpíadas de Tóquio. A vaga foi perdida nesta sexta-feira (30) ao ser superada pelo Canadá nas quartas de finais em disputa de pênaltis no estádio Saitama, do Japão. Na etapa regulamentar, as equipe empataram sem gols para a classificação canadense ocorrer na penalidades: 4 x 3. 

A equipe da América do Norte aguarda o duelo eliminatório entre Holanda e Estados Unidos para definir o próximo adversário, que será conhecido às 10h. No calendário prévio, o confronto está previsto para segunda (2). 

No histórico desde 2019, o Brasil estava invicto contra o Canadá. Eram duas vitórias e dois empates. Nos Jogos Olímpicos, o time se despede com quatro partidas, sendo três na fase de grupos: triunfos contra China (5x0) e Zâmbia (1x0), além de o empate com Holanda (3x3).

Brasil vence os Estados Unidos de virada no vôlei masculino em Tóquio


Nesta sexta-feira, o Brasil derrotou os Estados Unidos por 3 sets a 1, de virada, na quarta rodada do vôlei masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Depois de sofrer uma dura derrota para o Comitê Olímpico Russo, o time comandado por Renan dal Zotto se recuperou na competição com uma vitória importante sobre um dos favoritos ao ouro. 

O primeiro set começou sendo dominado pelos estadunidenses, que abriram uma vantagem de cinco pontos. Depois de um início muito abaixo da média, o Brasil se recuperou e tornou a disputa equilibrada. Disputando ponto a ponto, os times foram alternando set points e desperdiçando oportunidades, até que Leal errou uma recepção e permitiu que os Estados Unidos fechassem a parcial em 32 a 30. 

Mantendo o bom nível apresentado na parte final do set que abriu a partida, o Brasil não deixou os Estados Unidos dispararem em nenhum momento, conseguindo abrir uma vantagem de três pontos no final. Os estadunidenses encostaram no placar, porém Alan atacou com muita precisão e fechou o set. 

A terceira parcial foi a melhor do Brasil até o momento. Lucarelli teve uma boa passagem pelo saque e as bolas de Wallace começaram a entrar com maior frequência. O ponto final veio com Lucão, atacando do meio da quadra. 

O quarto e último set teve a mesma toada do anterior, com o Brasil sendo superior em grande parte da parcial, porém sem conseguir abrir uma grande vantagem. Wallace, Lucarelli e Leal mantiveram um bom índice de acerto nos ataques e conduziram a equipe à vitória. No ponto final, Leal largou uma linda bola para garantir o triunfo. 

Com a vitória, o Brasil foi aos oito pontos, na segunda colocação do grupo B. A próxima partida da equipe é contra a França, na noite do sábado, às 23h05 (horário de Brasília).

IBGE: Desemprego fica em 14,6% no trimestre até maio e atinge 14,8 milhões de pessoas


A taxa de desocupação foi de 14,6% no trimestre fechado em maio, ficando estável em relação ao trimestre encerrado em fevereiro (14,4%). Isso corresponde a 14,8 milhões de pessoas buscando um trabalho no país. Essa taxa é a segunda maior da série histórica, iniciada em 2012 pelo IBGE. A taxa recorde (14,7%) foi registrada nos dois trimestres móveis imediatamente anteriores, fechados em março e abril. 

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada hoje (30). 

A população na força de trabalho, que inclui as pessoas ocupadas e desocupadas, cresceu 1,2 milhão, puxada pelo contingente de ocupados (86,7 milhões), que subiu em 809 mil, um aumento de 0,9%, na comparação com o trimestre anterior. A analista da pesquisa, Adriana Beringuy, explica que essa expansão da ocupação reflete o avanço de 3,0% dos trabalhadores por conta própria, única categoria profissional que cresceu no período. 

“Esses trabalhadores estão sendo absorvidos por atividades dos segmentos de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, que cresceu 3,9%, o único avanço entre as atividades no trimestre até maio”, diz a analista.

Lei que prioriza vacina contra a Covid-19 para grávidas, puérperas e lactantes é sancionada


O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta quinta-feira (29), a lei aprovada pelo Congresso que prioriza a vacinação contra a Covid-19 de gestantes, puérperas e lactantes. Na maioria dos estados do país, os grupos já são tratados com preferência, mas agora, foram incluídos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação do Ministério da Saúde. 

A lei sancionada por Bolsonaro inclui, ainda, jovens de até 18 anos com deficiência, comorbidade ou em privação de liberdade. De acordo com o governo, “é uma medida necessária, tendo em vista que estudos demonstram a transferência da imunidade da mãe para o bebê”. 

O Ministério da Saúde anunciou, na semana passada, uma nova recomendação para a vacinação de gestantes e puérperas contra a covid-19. Aquelas que receberam a primeira dose da AstraZeneca poderão tomar a segunda dose de outro tipo de imunizante para completar o ciclo vacinal. A preferência é que essa nova aplicação seja da vacina da Pfizer/BioNTech. 

A recomendação, até agora, era que mulheres nesse grupo esperassem o fim do puerpério para a tomar a segunda dose. Essa orientação foi dada após a morte de uma gestante no Rio de Janeiro, cujo falecimento teria relação com o fato de ter sido tomada a primeira dose da vacina AstraZeneca.

Encerra nesta sábado prazo para motoristas das categorias C, D e E com CNH vencida fazerem exame toxicológico


Motoristas que tem CNH nas categorias C,D e E que vão vencer entre julho e dezembro, tem até este sábado (31) para realizar o exame toxicológico periódico. 

Quem não estiver com o exame em dia a partir deste domingo (1º), quando a fiscalização para esse público será retomada, deverá pagar multa de R$ 1.467,35. O infrator também leva 7 pontos na CNH e perde o direito de dirigir por três meses, segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

PÚBLICO ALVO 

Condutores C (veículo de transporte de carga); D (veículo de transporte de passageiros) e E (veículo que engloba categorias B, C ou D, pesando mais de 6 toneladas) que não apresentarem exame dentro do prazo válido. 

EXAME TOXICOLÓGICO 

É chamado de exame toxicológico de larga janela de detecção porque consegue identificar consumo de maconha, cocaína, anfetaminas, metanfetaminas, entre outras substâncias. 

O procedimento coleta amostras de cabelo ou pelos para análise da queratina que é onde os metabólitos das drogas se acumulam.

Fux prepara discurso com recados a Bolsonaro e planeja reunião entre Poderes


O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, prepara um discurso com recados ao presidente Jair Bolsonaro. O texto será lido na próxima 2ª feira (2.ago.2021), na retomada das sessões plenárias do tribunal. 

Segundo apurou o Poder360, Fux falará sobre a democracia e como cada ator institucional precisa atuar dentro de seus limites, a sinalizar a posição do STF em defesa da estabilidade democrática. O presidente do tribunal, porém, não deve citar nominalmente Bolsonaro ou Braga Netto para evitar animosidades, especialmente com o meio militar. 

Fux também vai propor aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), uma nova data para reunião entre os representantes dos 3 Poderes. O encontro inicialmente marcado para o dia 14 de julho foi cancelado em cima da hora após Bolsonaro dar entrada no hospital com dores abdominais. 

A atuação de Fux ocorre em momento de crescente tensão entre a Corte e o Palácio do Planalto. Apesar de sucessivas tentativas de trégua – a mais recente em 12 de julho, quando Bolsonaro disse que ele e Fux estavam “alinhados com a Constituição” – o presidente continuou atacando ministros do tribunal em razão de decisões e posicionamentos que desagradam o governo. 

A crise escalou mais um degrau nesta 5ª feira (29.jul) após Bolsonaro atacar, novamente, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Roberto Barroso. O magistrado se tornou alvo constante de Bolsonaro por ser crítico à proposta do voto impresso, defendido pelo Planalto nas eleições de 2022.

Médico morre após choque em ensaio fotográfico um dia antes de se casar


O médico Denis Ricardo Faria Gurgel, de 32 anos, morreu ontem após ser atingido por uma descarga elétrica enquanto fazia um ensaio fotográfico com a noiva em uma represa na zona rural do município de Cariri do Tocantins, na região sul do estado.

Denis iria se casar nesta sexta-feira (30), com uma médica, e estava em preparativos da cerimônia.

Segundo relato da noiva a pessoas próximas, o casal estava com uma vara de pescar e, ao arremessar o anzol durante o ensaio, ele teria ficado preso em um fio elétrico. O choque ocorreu quando o médico tentava tirar o anzol e sofreu a descarga elétrica.

O Corpo de Bombeiros informou que chegou a ir ao local do acidente após ser acionado, mas já encontrou Denis sem vida.

A morte do médico causou grande comoção aos amigos e familiares. Denis era médico da Secretaria de Saúde de Gurupi (TO), onde morava e trabalhava no Centro de Triagem de Covid.

"Prestativo e sempre educado, Denis era muito querido pelos colegas de profissão e também pelos pacientes. Sua morte prematura deixa todos consternados e de luto, por esta grande perda", lamentou a prefeitura, em nota.

O médico também atuava no município de Lago da Confusão (TO), onde trabalhava como plantonista do hospital da cidade. A prefeitura também emitiu nota destacando o profissionalismo de Denis e lamentando a morte.

Fonte: Uol

Batalhão da Polícia apreendeu mais de 200 armas e quase 60 kg de drogas no Interior do Ceará

 O número de munições apreendidas chega a duas mil

No mês de maio foram apreendidas 504 armas 

Do dia 1ª de janeiro a 30 de junho deste ano, o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) apreendeu 228 armas de fogo em operações policiais. Também no primeiro semestre, foram confiscadas mais de duas mil munições. As ações se concentram nas zonas rurais do Ceará e nas divisas.
As ações do Bepi resultaram ainda nas apreensões de 2.660 munições, 108 revólveres, 84 espingardas, 32 pistolas, quatro fuzis, 83 veículos e 233 celulares. Quando se trata de entorpecentes, foram aproximadamente 49 quilos de maconha, 7,7 quilos de cocaína e 2,7 quilos de crack. Em dinheiro proveniente de práticas criminosas, foram apreendidos quase R$ 70 mil.
Durante este primeiro semestre já foram realizadas 333 prisões, com 293 procedimentos lavrados em delegacias da Polícia Civil no Estado. Esse balanço integra as mais de 17 mil prisões e apreensões em flagrante e por mandados de prisão cumpridos somente no primeiro semestre de 2021.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o trabalho do Bepi se divide nas atuações da Companhia de Operações de Divisas (COD) e da 1ª Companhia do 4° Batalhão (Bepi/Cotar).
Entre o armamento retirado de circulação, estão quatro fuzis que pertenciam a um grupo criminoso envolvido em uma ação contra carro-forte na cidade de Piquet Carneiro, no Sertão Central. Na ação, o Bepi prendeu três suspeitos de outros estados, dois dias depois do crime.

MORRE SEGUNDA VÍTIMA DE ACIDENTE OCORRIDO NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA EM PIQUET CARNEIRO

 As duas pilotavam uma moto quando ocorreu um choque com um carro de passeio


Uma jovem conhecida por Mazé, 30 anos, faleceu nesta sexta-feira (30), depois de passar sete dias lutando pela vida em decorrência de um grave acidente automobilístico verificado no último sábado (24) no município de Piquet Carneiro. A mesma estava internada em estado grave no hospital de Barbalha. No acidente, morreu também a jovem identificada como Angélica de 20 anos de idade. As duas pilotavam uma moto quando ocorreu um choque com um carro de passeio. O sinistro aconteceu na localidade de Macambira, zona rural piqueense.

Acusado de jogar corpos de três crianças em rio recebeu ordem de traficante no Rio de Janeiro

 Homem se apresentou à polícia acusando irmão de ocultar corpos das vítimas

O irmão do suspeito de jogar os corpos de três garotos embaixo de uma ponte do Rio de Janeiro relatou ter presenciado o momento em que os traficantes o convocaram para desaparecer com as vítimas. O crime ocorreu em 27 de dezembro em Belford Roxo.
O motivo apontado pelo denunciante seria que uma das crianças teria furtado uma gaiola de passarinho. Ele procurou o 39º BPM (Belford Roxo) para denunciar a participação do irmão na ocultação dos cadáveres e foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF).
Segundo a testemunha, ele e o irmão estavam em um bar quando traficantes chegaram chamando-os para uma missão. O irmão teria ido e voltado uma hora e meia depois.
Dias depois, o irmão relatou à testemunha que a ordem dos criminosos era desaparecer com os corpos das vítimas.
Segundo o depoente, ele sofria por guardar o segredo. Ele também disse que as crianças foram espancadas e mortas a mando do traficante José Carlos dos Prazeres Silva, o Piranha, que já tem a prisão decretada por tráfico.

O QUE DIZ O OUTRO IRMÃO - Após as acusações, o outro irmão se apresentou à Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense e negou participação no crime.
Confessou, contudo, que teria jogado os sacos entregues por traficantes em um rio, mas sem saber o conteúdo. Para ele, a denúncia foi motivada por uma rixa com o irmão.

QUEM SÃO AS VÍTIMAS E O SUSPEITO - Lucas Matheus, de 9 anos, Alexandre Silva, de 11 e Fernando Henrique, de 12, sumiram no último dia 27 de dezembro, no bairro Castelar, em Belford Roxo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O comércio de drogas da área controlado pelo traficante conhecido como Piranha.
Piranha é procurado por ter ordenado a tortura de um homem inocente que foi apontado como suspeito pelo crime.
Câmeras de segurança mostram o momento em que os três garotos caminhavam em uma feira do Bairro Areia Branca, em Belford Roxo. Essa foi a última vez que os três foram vistos. 

Vítimas andando na rua

Joice contrata Kakay, advogado "salvador" de políticos famosos


A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) contratou o advogado criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, para representá-la no caso do suposto atentado que ela sofreu dentro de seu apartamento funcional, em Brasília, no dia 18 deste mês. A informação é do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Kakay é famoso por defender políticos influentes e empresários famosos. Entre seus clientes estão políticos como Ciro Nogueira, José Sarney, Edson Lobão, Marconi Perillo, Paulo Maluf e José Dirceu, entre outros. Já entre empresários, Kakay assumiu a defesa de Joesley Batista, do banqueiro Daniel Dantas e do bilionário Joseph Safra.

O experiente criminalista está em Nova Iorque, de onde retorna apenas no fim de semana, mas já começou a analisar o caso da deputada.

Kakay entra no caso de Joice no momento em que as evidências colhidas pela polícia não corroboram a versão dada pela deputada, de que uma terceira pessoa entrou no imóvel e cometeu as agressões.

Câmeras de vigilância do prédio indicam que Joice permaneceu por cinco dias seguidos dentro de casa. As imagens também mostraram que nenhuma pessoa suspeita entrou no prédio ou na residência da parlamentar. Do lado de dentro, só havia ela e o marido, o neurocirurgião Daniel França. Ambos negam com veemência que o médico seja o agressor. (Pleno News)

Pai mata filho com tiro no peito na frente da esposa após discussão

Um pai foi preso suspeito de matar o próprio filho com tiro no peito durante discussão ocorrida na madrugada desta quarta-feira (28/07), na QNN 12, em Ceilândia Sul/DF. As informações são do Metrópoles.

O pai Marcelo Machado Guedes, de 50 anos, foi visitar o filho no apartamento. Os dois bebiam quando começou uma discussão banal.

Durante o desentendimento, o filho tirou a arma do cofre e a discussão continuou a se acirrar.

Segundo um investigador, Jerzley deixou a arma sobre uma mesa, a esposa dele saiu para pedir ajuda e ouviu o disparo. Quando voltou, o pai estava pedindo perdão para o filho.

Quando policiais chegaram ao local, a vítima recebendo massagem cardíaca, realizada por um vizinho.

A esposa de Jerzley presenciou o crime.

Após ser preso em flagrante, o pai da vítima foi levado para a unidade policial e permaneceu em silêncio.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Sancionada a lei que criminaliza a violência psicológica contra a mulher

A lei que criminaliza a violência psicológica contra a mulher e institui o programa de cooperação “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica” – além de estabelecer outras medidas para o enfrentamento à desigualdade de gênero (PL 741/2021, da Câmara dos Deputados) – foi sancionada nesta quarta-feira (28/7).

As providências alteram trechos do Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940) e da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 e fazem parte do “Pacote Basta!”, sugerido ao Congresso Nacional em março deste ano pela presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil – ).

O texto prevê, ainda, pena de reclusão para o crime de lesão corporal cometido contra a mulher “por razões da condição do sexo feminino” e a determinação do afastamento do lar do agressor quando há risco, atual ou iminente, à vida ou à integridade física ou psicológica da mulher. Foi subscrito pelas deputadas federais Margarete Coelho (PP-PI), Soraya Santos (PL-RJ), Greyce Elias (Avante-MG) e Carla Dickson (PROS-RN).

“Toda vítima de feminicídio viveu, antes, situações de abusos, ameaças e agressões. Agora, a legislação brasileira está preparada para propiciar o necessário socorro às mulheres que até então estavam desamparadas”, declarou a presidente da AMB, Renata Gil.

A motivação para as modificações no marco legal, segundo a presidente da AMB, é estimular as vítimas a denunciar os responsáveis e fazer com que eles pensem duas vezes antes de cometer os delitos. “A punição tem uma função preventiva derivada da certeza do criminoso de que receberá a resposta penal adequada à sua transgressão”, explicou a juíza.

Ela lembra que o Brasil ostenta índices de violência contra a mulher bastante superiores à média verificada em todos os países da OCDE. “O quadro piorou com a pandemia de covid-19, que obrigou muitas mulheres a passar mais tempo ao lado dos infratores devido às regras de distanciamento social”, complementou Renata Gil.


Violência psicológica

De acordo com a nova lei, violência psicológica contra a mulher consiste em “causar dano emocional à mulher que a prejudique e perturbe seu pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou a controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que cause prejuízo à sua saúde psicológica e autodeterminação”.

A punição prevista é a reclusão, de seis meses a dois anos, além de multa, “se a conduta não constitui crime mais grave”.


Sinal Vermelho

O programa de cooperação “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica” estimula mulheres a denunciar em estabelecimentos de acesso público, por meio de um “X” vermelho desenhado na palma da mão, as violências sofridas.



O novo regramento autoriza a integração entre o Poder Executivo, o Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, os órgãos de Segurança Pública e entidades e empresas privadas para a promoção e a realização das atividades previstas. Estes deverão empreender campanhas informativas “a fim de viabilizar a assistência às vítimas”, além de possibilitar a capacitação permanente dos profissionais envolvidos.

A iniciativa começou desde junho do ano passado pela AMB em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – e conta com o apoio de mais de 10 mil farmácias de todo o Brasil, além de diversas instituições, como o Banco do Brasil e o Shopping Plaza Niterói (palco do feminicídio da jovem Vitórya Melissa Mota, de 22 anos).

“Se você está sendo violentada, agredida, ameaçada e abusada, denuncie. Vá até uma farmácia e apresente um ‘X’ vermelho na palma da mão para que os atendentes chamem a polícia e você possa se livrar dessa situação absurda”, declarou a presidente da AMB, Renata Gil.


Afastamento do lar

Outra providência das novas normas é a modificação do art. 12-C da Lei Maria da Penha, para dispor que o agressor será afastado imediatamente do lar ou local de convivência com a ofendida na existência de risco atual ou iminente à vida ou à integridade física da mulher ou de seus dependentes, ou se verificado o risco da existência de violência psicológica.

Fonte: Correio Braziliense

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Não sei se vou disputar as eleições do ano que vem”, diz Bolsonaro


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta quarta-feira, 28, que não sabe se vai disputar as eleições de 2022. O chefe do Executivo nacional tem repetido a mesma declaração enquanto realiza uma série de viagens pelo Brasil para inaugurar obras e participar das motociatas com apoiadores.
“Quanto à política: eu não quero entrar em muitos detalhes agora, porque a preocupação é realmente administrar o Brasil. É natural, obviamente, eu tenho que ter um partido político. Não sei se vou disputar as eleições do ano que vem, devo disputar, não posso garantir”, disse em entrevista à Rádio Cidade Luís Eduardo Magalhães, na Bahia.
Sem partido desde 2019, o presidente adiantou que tem dialogado com diversas siglas. “Entre eles, o Partido Progressistas, ao qual eu integrei por aproximadamente 20 anos ao longo de 28 que eu fui deputado federal”, disse.
O presidente falou ainda sobre as mudanças ministeriais. Ele afirmou que o ex-ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, “é uma pessoa nota 9 e não 10”, pois falta a ele conhecimento para articular com parlamentares. O cargo foi cedido ao senador Ciro Nogueira (PP-PI), após convite realizado por Bolsonaro.

Fonte: O POVO Online

Rebeca Andrade é Prata na Ginástica Artística no Japão

           O Brasil ganha a sétima medalha nos Jogos Olímpicos Tokyo 2020-2021.


Nesta quinta-feira (29 de julho), Rebeca Andrade conquistou a medalha de Prata na Ginástica Artística.

Presidenciável Ciro Gomes (PDT) - Viva nossa super heroína Rebeca Andrade, prata mais que merecida! Rebeca, querida, você é força do nosso sangue negro que supera, com garra, tantos obstáculos. Irmã de alma e coração da heroína ausente Simone Biles".

Sete medalhas - Confira o quadro de medalhas conquistadas pelo Brasil até agora no Japão 2020-2021:

  • Uma de Ouro - Ítalo Ferreira (Surf Masculino).
  • Três de Prata - Rebeca Andrade (Ginástica Artística), Rayssa Leal (Skate Feminino) e Kelvin Hoefler (Skate Masculino).
  • Três de Bronze - Mayra Aguiar (Judô Meio Pesado até 78 quilos Feminino), Daniel Cargnin (Judô Masculino até 60 quilos) e Fernando Scheffer (Natação 200 metros livres)

Mayra Aguiar conquista bronze no judô na Olimpíada de Tóquio


A gaúcha Mayra Aguiar conquistou feito inédito na manhã desta quinta-feira (29) após conquistar medalha de bronze na categoria meio-pesado (até 78kg) do judô na Olimpíada Tóquio. A sexta medalha do Brasil veio com a vitória de Mayra contra a sul-coreana Hyunji Yoon, que foi imobilizada por 20 segundos no Nippon Budokan, templo das artes marciais na capital japonesa. A judoca se tornou a primeira mulher a conquistar três medalhas olímpicas em um esporte individual. Ela já havia levado o bronze nos Jogos de Londres (2012) e na Rio 2016. 

Mayra também se tornou hoje (29) a única judoca brasileira, no feminino e masculino, a subir no pódio em três edições dos Jogos Olímpicos. Esta foi a 24ª medalha conquistada pelo judô na história das Olimpíadas. 

Quem levou a medalha de ouro na categoria até 78 kg foi a japonesa Shori Hamada, que derrotou a francesa Madeleine Malonga, que ficou com a prata. A outra medalha de bronze foi para a alemã Ana-Maria Wagner.

Ceará tem 22% da população adulta imunizada contra a Covid-19


Seis meses após o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, chega a 1.579.307 o número de cearenses que já estão com o esquema de imunização completo – ou seja, receberam duas doses de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou dose única da Janssen. A quantidade equivale a 22,89%* da população com mais de 18 anos, idade a partir da qual é possível ser vacinado contra a Covid-19 no Estado. As informações constam na plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), e foram atualizadas pela última vez às 17 horas da última terça-feira, 27. 

Ainda segundo a plataforma, em relação à aplicação da primeira dose (D1), são 3.811.915 milhões de pessoas vacinadas, perfazendo 55,26% da população adulta. No total, entre D1 e D2, o Ceará aplicou mais de 5,3 milhões de vacinas anti-coronavírus.

CPI da Covid avalia pedir prisão de dono da Precisa e avançar investigação sobre compra de vacinas


A CPI da Covid retoma os trabalhos no próximo dia 3 para avançar na investigação de um suposto esquema de corrupção na compra de vacinas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. Em reunião na noite de quarta-feira, 28, a cúpula da CPI definiu um roteiro que abrange depoimentos, pedido de prisão e afastamento de servidores do Ministério da Saúde. 

O depoimento de Francisco Maximiano, dono da Precisa Medicamentos, estava inicialmente previsto para ocorrer antes do recesso parlamentar e foi adiado, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garantiu o direito de o empresário ficar em silêncio na CPI. A presença dele na semana que vem é incerta – o depoimento está marcado para quarta-feira, 4. A comissão recebeu a informação que ele viajou para a Índia e avalia pedir a prisão preventiva de Maximiano. 

“Evadir-se do país quando tem uma investigação em curso é crime e nós não titubearemos em pedir a prisão preventiva”, afirmou o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), em áudio enviado à imprensa na manhã desta quinta-feira, 29.

A Precisa Medicamento chegou a assinar um contrato com o Ministério da Saúde para a compra da vacina indiana Covaxin, um dos principais focos de investigação. Os senadores apontam indícios de superfaturamento e corrupção na negociação.

3ª dose da vacina Coronavac



O Ministério da Saúde anunciou que iniciaria estudo para avaliar a eficácia da aplicação da terceira dose da CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

A pesquisa será realizada em parceria com a Universidade de Oxford, do Reino Unido. Nela, será analisada a possibilidade de aplicação de outras vacinas como 3ª dose para quem tomou as duas primeiras da CoronaVac.

A principal pesquisadora, Sue Anne Clemens, da instituição britânica, afirma que serão analisados casos de uso da terceira dose com diferentes imunizantes, de outras farmacêuticas.

 “Vamos vacinar pessoas que já tenham tomado duas doses da CoronaVac, seis meses depois da segunda dose. Temos quatro grupos [de estudo]: um com reforço da CoronaVac, outros com Janssen, Pfizer e AstraZeneca”, diz.
Segundo a pesquisadora da Universidade de Oxford, o estudo serviria para subsidiar uma nova estratégia de vacinação. Contudo, a pesquisadora e o Ministério não explicaram que nova estratégia seria esta e por que a necessidade de intercambialidade para quem tomou duas doses da CoronaVac.

Segundo o Ministério da Saúde, 12 mil voluntários participarão da pesquisa.

Fonte: Jornal Jangadeiro

Ocupação de leitos de UTIs no Ceará é a menor desde setembro de 2020

 


O Ceará registrou nesta quinta-feira (29) 52,13% de ocupação em Unidades de Terapia Intensiva (UITs) para adultos com Covid-19. É a menor taxa deste indicador desde setembro de 2020, quando o Estado chegou a 50,34% de leitos em UTIs ocupados.

Os dados são da plataforma IntegraSUS, gerenciada pela Secretaria da Saúde do estado (Sesa), e foram atualizados às 7h04.

Durante a segunda onda, ocorrida entre março e maio deste ano, as unidades hospitalares do Ceará chegaram a 100% de ocupação de UTIs, fazendo com que os hospitais públicos saturassem, com dificuldades em obter oxigênio e kit para intubar os pacientes. Na época, as mortes por Covid também cresceram.

Durante esse período, que foi mais longo que a primeira onda da doença, houve aumento dos leitos para pacientes com Covid pelo Governo do Estado.

Com o fim da segunda onda, os índices de casos confirmados e mortes pelo novo coronavírus vêm decrescendo, segundo os dados do IntegraSUS. Da mesma forma, a ocupação das enfermarias exclusivas para pacientes com Covid-19 também acompanharam a queda e atualmente registra 25,67% de ocupação nesta quinta.

Hospital Leonardo da Vinci

O Hospital Leonardo da Vinci, unidade de referência no tratamento de casos de Covid-19 no estado, localizado e Fortaleza, está com 43 dos 46 leitos de UTIs ativos para o novo coronavírus ocupados. Já em relação aos leitos de enfermaria, 23 dos 27 leitos ativos também estão com pacientes.

A unidade, que chegou a ter 107 leitos de UTIs exclusivos para Covid-19, voltou a realizar cirurgias eletivas com da queda de casos, internações e óbitos pela doença desde o fim de junho em todas as regiões do estado.

Fonte: G1

Suspeito de ordenar morte de Marielle Franco é preso na Paraíba

 

Um homem suspeito de ser mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes foi preso nesta quarta-feira, 28, pela Polícia Civil da Paraíba. Segundo a Agência Brasil, o detido é Almir Rogério Gomes da Silva, chefe da milícia da Gardênia Azul e do Morro do Tiro, no Rio de Janeiro. Almir foi preso por agentes da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) no município de Queimadas, distante cerca de 140 km de João Pessoa.

No momento da captura, o suspeito estava na companhia de outro homem, que também foi detido. Segundo a polícia paraibana, a relação de Almir com a morte de Marielle teria sido revelada por Julia Lotufo. A mulher é viúva do ex-capitão do Bope, Adriano da Nóbrega, que foi acusado de chefiar uma milícia. Adriano foi morto em uma troca de tiros com a polícia na zona rural do município de Esplanada, na Bahia. O grupo miliciano ao qual Almir pertenceria foi citado por Julia, ao falar sobre quem teria matado Marielle.

Segundo investigação da Draco, Almir seria membro de uma milícia carioca e já havia cometido outra execução, registrada em 12 de outubro de 2018, na zona oeste do Rio de Janeiro. De acordo com as investigações, ele e outros três criminosos teriam assassinado uma pessoa que, durante uma festa, brigou com a esposa em público. O confronto não teria agradado aos milicianos.

“Ele já foi denunciado pelo Ministério Público do RJ, que pediu a condenação do investigado com base no assassinato de Eliezio Victor do Santos Lima, em outubro de 2018”, detalhou, em nota, a Policia Civil da Paraíba.

De acordo com o delegado Diego Beltrão, da Draco, as investigações descobriram que Almir cometeu outro assassinado no Rio de Janeiro, no dia 3 de junho deste ano, o que pode ter sido o motivo para ele fugir para a Paraíba.

Em nota, a Polícia Civil da Paraíba declarou que as autoridades policiais do Rio de Janeiro já tomaram conhecimento da prisão e confirmaram a periculosidade do criminoso. Segundo o delegado Diego Beltrão, que coordenou a operação, homens ligados ao miliciano já haviam sido presos em outras operações policiais no estado. “Mas ele (Almir Rogério), que é um dos chefes desse grupo, conseguiu escapar dessas investidas. Trata-se de um criminoso muito perigoso, com indícios fortes de que estava traficando drogas e planejando ataques a instituições financeiras no nosso estado”, declarou o delegado da Draco.

O suspeito capturado em Queimadas será levado sob escolta policial até o Rio de Janeiro. Marielle e Anderson foram mortos no dia 14 de março de 2018, emboscados no carro onde estavam, no bairro do Estácio, na região central do Rio. Estão presos e aguardam julgamento pelos assassinatos o sargento reformado da Polícia Militar Ronnie Lessa, e o ex-PM Élcio Queiroz.

Fonte: O Povo

Em nova pesquisa com 13 nomes, Lula tem 33,8% e Bolsonaro 25,2%; Ciro tem 6,6%

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto, tanto em primeiro quanto em segundo turno, em todos os cenários pesquisados caso as eleições fossem hoje, aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo banco Modalmais e instituto de pesquisa Futura Inteligência.

No cenário de pesquisa estimulada que reuniu o maior número de presidenciáveis, 13 no total, Lula tem a menor vantagem sobre o atual presidente Jair Bolsonaro: 33,8% do petista contra 25,2% do atual chefe do Executivo. Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT) com 6,6% das intenções de voto e o ex-ministro Sérgio Moro com 6,3%.

Tecnicamente empatados em último lugar estão o ex-ministro Luiz Mandetta (DEM) com 3,4%, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) com 3,0%, o ativista Guilherme Boulos (PSOL) com 3,0%, João Doria (PSDB) com 2,3%, Eduardo Leite (PSDB) com 1,4%, Simone Tebet (MDB) com 0,8%, Flávio Dino (PSB) com 0,8%, Tasso Jereissati (PSDB), com 0,6% e Rodrigo Pacheco (DEM) com 0,6%. Brancos são 7,9% e indecisos 4,5%.

A pesquisa também mensurou outros cenários com menos candidatos, quatro ao todo, o que levaria à concentração de votos. Nestes, a vantagem de Lula cresce de 8,6 pontos percentuais para entre 12,1 p.p. e 12,7 p.p. Já na pesquisa espontânea, Lula tem 30,1% das intenções de voto e Bolsonaro 24,0%. Neste cenário, indecisos são 25,4% e brancos, 9,8%.

O levantamento ouviu 2.006 eleitores ouvidos entre 23 e 26 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Segundo turno

Nas intenções de voto para o segundo turno, Lula também venceria todos os outros candidatos. Contra Bolsonaro, Lula teria 51,3% dos votos totais e Bolsonaro, 32,9%. O atual presidente também perderia para o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). O pedetista tem 46,6% dos votos totais e Bolsonaro, 33,1%.

Rejeição

Entre os candidatos, Bolsonaro foi o que atingiu o maior índice de rejeição. Dos entrevistados, 49,1% dos eleitores - que podiam apontar um único candidato - disseram que não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro e 26,3% apontaram o ex-presidente Lula. A pesquisa também aferiu que 65,9% dos eleitores disseram que Bolsonaro não merece ser reeleito e 30,3% que merece. Para Lula, 48,6% dos entrevistados disseram que o ex-presidente não merece ser eleito novamente e 47,6% que sim.

Fonte: O Povo