CRATO NOTICIAS player
domingo, 24 de novembro de 2024
Expectativa para 2025 é de chuvas na média ou acima da média no Ceará
Defesa de Braga Netto ressalta lealdade do general a Bolsonaro
A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro, divulgou nota neste sábado (23) dizendo que o general mantém lealdade ao ex-presidente da República. “Durante o governo passado foi um dos poucos, entre civis e militares, que manteve a lealdade ao presidente Bolsonaro até o final do governo, em dezembro de 2022 e a mantém até os dias atuais, por crença nos mesmos valores e princípios inegociáveis.”
Os advogados Luís Henrique César Prata, Gabriella Leonel Venâncio e Francisco Eslei de Lima, do escritório Prata Advocacia (sediado em Brasília), assinam a nota de Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente da chapa de Bolsonaro, derrotada nas eleições de outubro de 2022.
Braga Netto é um dos 37 indiciados na última quinta-feira (21) pela Polícia Federal no inquérito sobre “associação criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito e golpe de Estado”. A PF apurou que uma das reuniões para tratar de suposto plano golpista para impedir a posse e matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, e o ministro Alexandre de Moraes (STF) teria sido realizada na casa de Braga Netto em novembro de 2022.
Ao postar a nota em perfil na rede social X, Braga Netto afirma que “nunca se tratou de golpe, e muito menos de plano de assinar alguém. Agora parte da imprensa surge com essa tese fantasiosa e absurda de ‘golpe dentro do golpe’. Haja criatividade…”
No dia do indiciamento, a defesa de Braga Netto reclamou da falta de acesso ao relatório entregue pela Polícia Federal ao ministro Alexandre de Moraes e criticou o vazamento de informações do documento pela imprensa.
Leia a seguir a íntegra da nota:
A Defesa técnica do General Walter Souza Braga Netto repudia veementemente a criação de uma tese fantasiosa e absurda em parte da imprensa de que haveria “um golpe dentro do golpe”.
Apesar do silêncio de muitos setores institucionais da nossa sociedade, o General Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, General de Exército que comandou tropas do Comando Militar do Leste no RJ, a inédita Intervenção Federal na área de Segurança Pública no Estado do RJ e foi Chefe do Estado-Maior do Exército destaca que ao longo de sua trajetória, sempre primou pela correção ética e moral na busca de soluções legais e constitucionais.
Lembra, ainda que, durante o governo passado foi um dos poucos, entre civis e militares, que manteve a lealdade ao Presidente Bolsonaro até o final do governo, em dezembro de 2022 e a mantém até os dias atuais, por crença nos mesmos valores e princípios inegociáveis.
A defesa do General Braga Netto acredita que a observância dos ritos do devido processo legal elucidarão a verdade dos fatos e as responsabilidades de cada ente envolvido nos referidos inquéritos, por suas ações e omissões.
Por fim, é vital levantar a questão a quem interessa este tipo de ilação e suposição fora do contexto do inquérito legal, que ainda não foi disponibilizado oficialmente para as defesas dos interessados.
Cariri: Semana inicia com calor intenso e baixa umidade
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê que a região do Cariri enfrentará até terça-feira (26), dias de céu parcialmente nublado a poucas nuvens, com temperaturas máximas entre 36°C e 39°C.
A umidade relativa do ar deverá variar entre 25% e 35%, índices que podem oferecer riscos à saúde, segundo alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS). Valores baixos como esses podem causar problemas respiratórios, irritações nos olhos, desidratação e agravamento de condições cardiovasculares.
Recomendações para enfrentar esse período
- Beber bastante água ao longo do dia;
- Priorizar alimentos leves, como frutas, saladas e carnes grelhadas, evitando alimentos gordurosos;
- Reduzir a exposição ao sol e evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h;
- Utilizar umidificadores ou bacias com água para umidificar o ambiente;
- Aplicar hidratantes na pele, especialmente após o banho;
- Procurar atendimento médico em caso de dificuldades respiratórias.
Indiciamento de Bolsonaro e mais 36 começa a ser analisado pela PGR na próxima semana
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outras 36 pessoas a partir da próxima semana.
A Polícia Federal (PF) concluiu a investigação sobre uma suposta trama golpista elaborada durante o governo Bolsonaro em 2022.
O objetivo, de acordo com os investigadores, era manter o então presidente no poder, a despeito da derrota nas eleições, e assassinar Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e Alexandre de Moraes.
O relatório conclusivo da PF já está no gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes deverá ler e analisar as 884 páginas do documento ao longo dos próximos dias e enviá-lo ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, na próxima semana.
Gonet e sua equipe irão se debruçar sobre as conclusões dos investigadores. Ao final da análise, caberá ao procurador-geral decidir se denuncia o ex-presidente e os demais investigados pelos crimes apontados pela PF. Ele também pode pedir o arquivamento das investigações ou solicitar mais diligências aos investigadores.
Esta é a terceira vez que a PF diz haver indícios de crimes nas condutas do ex-presidente. Em julho, a corporação concluiu que Bolsonaro cometeu os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa ao atuar para desviar joias dadas de presente pela Arábia Saudita enquanto era presidente.
A PF também indiciou Bolsonaro em março pelos crimes de inserção de dados falsos e associação criminosa por participação em esquema de fraude em registro no cartão vacinal contra a Covid-19.
Em nenhum dos casos a PGR apresentou denúncia contra o ex-presidente. Gonet sinalizou a pessoas próximas, após a PF indiciar Bolsonaro no caso das joias, que não pretendia oferecer eventual denúncia durante o período eleitoral.
O procurador-geral quis evitar que uma eventual acusação contra o ex-presidente interferisse nas eleições municipais. A postura de Gonet foi adotada não somente neste caso, mas em todas as investigações sensíveis em andamento no STF.
A Polícia Federal adotou postura semelhante.
A CNN mostrou no final de outubro que o fim das eleições municipais destravaria o andamento de processos contra o ex-presidente no STF.
Por Teo Cury/CNN
Moraes autoriza Anderson Torres a cuidar da mãe com câncer à noite
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes flexibilizou a medida cautelar que determinava o recolhimento domiciliar noturno e aos finais de semana do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, para que ele possa acompanhar a mãe, Amelia Gomes da Silva Torres, nos cuidados necessários ao tratamento contra o câncer.
A autorização provisória concedida neste sábado (23) por Moraes se limita ao deslocamento do investigado da residência dele, no bairro Lago Sul, em Brasília, à residência da mãe, no Lago Norte, também em Brasília, ou para se dirigir ao hospital, onde está internada.
No requerimento de revogação da medida cautelar de recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana, feito nesta quinta-feira (21), a defesa de Anderson Torres argumentou que a mãe dele, com 70 anos de idade, “padece de gravíssima e incurável enfermidade (câncer)” e que o pai do ex-ministro, em razão de sua idade avançada (73 anos), não consegue cuidar sozinho dela.
Anderson Torres foi preso em janeiro do ano passado sob acusação de não atuar de forma a evitar e reprimir os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal no governo de Ibaneis Rocha. No dia dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, o ex-secretário estava em viagem aos Estados Unidos. Em maio do mesmo ano, o magistrado concedeu a liberdade provisória.
Decisão
Na decisão, o ministro da Suprema Corte ressalta que a revogação da ordem de recolhimento noturno e nos fins de semana é provisória e, ainda, que Anderson Torres não está dispensado de cumprir as demais medidas cautelares impostas anteriormente.
A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal também deve ser notificada para adoção das providências, entre elas o envio ao STF dos relatórios semanais de monitoramento do investigado.
O ministro Alexandre de Moraes relembrou que concedeu a Torres a liberdade provisória em maio de 2023, com o cumprimento de medidas cautelares:
proibição de se ausentar do Distrito Federal;
· uso de tornozeleira eletrônica;
· recolhimento domiciliar no período noturno e nos finais de semana;
· afastamento imediato do cargo de delegado da Polícia Federal, até posterior decisão do STF;
· obrigação de se apresentar-se perante a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal todas as segundas-feiras;
· entrega e cancelamento de passaportes;
· suspensão imediata de porte de arma de fogo em nome do investigado, inclusive a arma funcional;
· Proibição de usar redes sociais e de se comunicar com os demais envolvidos na investigação, entre outras, pelos delitos de associação criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito e golpe de Estado.
Homem morre ao cair de moto em Campos Sales e, em Nova Olinda, motorista flagrado arrastando cão morto na rodovia
Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na madrugada deste domingo em Campos Sales. Por volta das cinco horas um homem pilotava sua moto pela rodovia estadual CE-187 quando perdeu o equilíbrio. Ele sobrou numa curva da rotatória e caiu do veículo morrendo no local mais precisamente no bairro Campo Alegre naquele município. A reportagem do Site Miséria ainda não conseguiu a identificação da vítima.
NOVA OLINDA – Neste sábado militares da Polícia do Meio Ambiente averiguaram ocorrência sobre possíveis maus tratos contra um animal. Por volta das 14 horas uma viatura com o Cabo Stefânio e os Soldados Ferreira e Tamires estiveram na Rua Avelino Feitosa no centro de Nova Olinda. É que tinha circulado vídeo nas redes sociais mostrando um cão amarrado numa corda e sendo arrastado por veículo GM Onix quando trafegava por rodovia estadual CE-292.
O animal já estava sem vida e, pela placa do carro, a polícia descobriu o endereço do condutor. No imóvel, eles conversaram com uma mulher de 37 anos, esposa do tutor do animal. A mesma disse que o companheiro de 49 anos, não estava em casa acrescentando que o cão foi encontrado morto em sua chácara no Sitio Zabelê na zona rural de Nova Olinda.
Disse mais que o esposo chegou a ligar para um veterinário, porém o animal já tinha morrido. Ela falou ainda do receio do marido por não saber a causa da morte e optou por arrastá-lo para fazer o descarte em outro lugar ante o medo de o óbito do cão ter sido causado por alguma doença infectocontagiosa. Os militares do BPMA orientaram que o casal comparecesse na Delegacia de Nova Olinda para prestar os devidos esclarecimentos.
Morre em Juazeiro o empresário e ex-vereador Antonio Duarte, que foi diretor de rádio
O empresário e ex-vereador em Juazeiro Antonio Gonçalves Duarte morreu aos 86 anos na noite deste sábado no Hospital do Coração em Barbalha. Ele foi industrial dono da IDUARTE, membro do Lions Clube e do Cursilho da Cristandade, diretor das rádios Vale AM e FM e vereador por dois mandatos chegando ao cargo de vice-presidente da Câmara. O corpo está sendo velado na Sala Saudade do Centro de Velório Anjo da Guarda e o sepultamento será nesta segunda-feira no Cemitério do Socorro.
Antonio Duarte nasceu em Ipaumirim no dia 12 de maio de 1938, onde trabalhou na roça com os pais o paraibano José Duarte Dantas Bonfim e a aurorense Vicência Gonçalves Duarte. Eram seus irmãos Severino Duarte (ex-vereador e dono da Inboplasa), Maria Duarte e o também industrial Francisco Duarte. Desembarcou em Juazeiro em 1960, município escolhido pelo catolicismo e já bem desenvolvido por força da fé em torno do Padre Cícero de quem seus pais foram ardorosos devotos.
Ele foi casado com a comerciante Maria do Socorro Almeida Gonçalves proprietária do Paraíso das Joias na Rua São Pedro. Do relacionamento nasceram: Sandra Gonçalves, Samuel Almeida, Cícero Antonio, Sanderval e Cícera Simone. Antonio Duarte sempre gostou da política e achava algo bonito até decidir se candidatar embalado até no fato de o seu irmão Severino já ter sido vereador e presidente da Câmara pelo qual sempre nutriu admiração e respeito.
Como definiu, era imensa a vontade de servir à população e contribuir com o progresso da cidade que o acolheu. No ano de 1982 já foi eleito pelo PDS como o mais bem votado no município com 1.551 votos. Já no ano de 1988 obteve a 11ª colocação sendo reeleito pelo MDB com 936 votos. Em 1992 decidiu não disputar novamente e candidatou o filho Samuel Duarte o qual foi o 14º pelo PFL tendo obtido um total de 785 votos.
Braga Netto nega "golpe do golpe" e trama mortal: "haja criatividade"
101 HOMICÍDIOS EM SOBRAL: HOMEM É EXECUTADO COM TIROS NA CABEÇA NA ESTRADA DAS MARRECAS
A MAT4NÇA EM SOBRAL NÃO PARA! HOMEM É EXECUTADO NO BAIRRO DOM JOSÉ II
No Ceará - Mãe de menina raptada e estuprada devia R$ 70 a suspeito preso pelo crime
Criança de seis anos raptada sofreu estupro, aponta laudo
A mãe da menina sequestrada e estuprada no Ceará devia R$ 70 ao suspeito do crime. O homem trabalhava como revendedor de roupas, e a mãe da criança havia comprado produtos com ele. O caso aconteceu na região do Cariri. O suspeito passou por audiência de custódia nesta sexta-feira (22) e permanece preso.
"A mãe pegou umas peças de roupa, pagou a ele, e disse que depois ele pegava o restante do dinheiro. Era para ele ter passado e pegado o restante do dinheiro dele".
A menina foi sequestrada, na manhã da última quinta-feira (21), quando ia para a casa da avó na cidade do Crato. Ela sofreu abuso sexual por parte do suspeito do crime.
"A mãe reconheceu através de um número do celular, que ela já tinha por causa da compra, faz tempo. Ela mandava mensagem para ele pegar, e ele nunca passou".
Ameaça de morte - Uma tia da vítima disse que a menina foi ameaçada pelo sequestrador. Conforme a parente, o homem falou que mataria os pais da criança, caso ela contasse sobre o crime.
"Ele estava ameaçando ela, porque ela reconheceu ele. [Ele disse] que ele ia matar a mãe e o pai dela se ela dissesse alguma coisa".
A criança foi encontrada horas após sumiço, abandonada na localidade de Sítio Popôs, já na zona rural de Juazeiro do Norte, município vizinho. Uma câmera flagrou o momento em que ela estava sozinha na rua e foi puxada para dentro de um carro, que a levou.
Outra câmera flagrou o momento em que a criança é deixada sozinha em um local ermo de Juazeiro. Na ocasião, a menina saiu correndo pela rua, até ser acolhida por moradores, que acionaram a polícia.
Prisão do suspeito - Com o auxílio das câmeras, a Polícia Militar abordou o veículo suspeito na Avenida Padre Cícero, em Juazeiro. Na ocasião, os agentes capturaram um homem de 27 anos, natural de Iguatu, que estava trabalhando na cidade como crediarista.
Segundo a PM, o suspeito negou o envolvimento no rapto da criança, porém as câmeras de videomonitoramento mostraram que ele esteve próximo ao local do crime no horário que a criança sumiu.
O suspeito foi conduzido para a Delegacia Regional do Crato, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de estupro de vulnerável e sequestro.
Três pessoas são mortas em troca de tiros com policiais no interior do Ceará
A Polícia apreendeu armas, munições e drogas na casa onde estavam suspeitos estavam
Confronto aconteceu com policias militares do Comando Tático Rural (Cotar)
Três pessoas morreram em confronto com policiais militares na madrugada do último sábado (23) no município de Quixadá, no sertão central do Ceará. Conforme a Polícia Militar, a troca de tiros teria ocorrido após os suspeitos atirarem contra os militares, que foram investigar uma denúncia.
Em nota, a PM disse que a ação foi desencadeada após informações do Serviço de Inteligência do Bepi indicarem que um grupo de indivíduos envolvidos em crimes como extorsão mediante cárcere privado e homicídios na região de Ibicuitinga estaria escondido em uma residência na localidade de Cipó dos Anjos.
"Ao chegarem ao local, os policiais foram recebidos com disparos de arma de fogo, iniciando um confronto. Após a contenção da situação, a equipe localizou três indivíduos feridos e apreendeu três armas de fogo: uma pistola modelo TH40, calibre .40; um revólver Taurus, calibre .38; e uma espingarda cartucheira, calibre .32, com numeração suprimida".
Além das armas, os policiais apreenderam 189 gramas de maconha e recuperaram uma motocicleta Honda CG 125, com registro de roubo. Os suspeitos, dois homens e uma mulher, foram socorridos a uma unidade hospitalar, mas não resistiram aos ferimentos.
Outros suspeitos que participaram da ação criminosa conseguiram se evadir pelo matagal e seguem sendo procurados. O caso foi registrado na Delegacia Regional de Quixadá, onde o material apreendido foi apresentado, e as investigações prosseguem para identificar os demais envolvidos.
CRIMES VIOLENTOS - Homem é encontrado morto em carrinho de reciclagem sob viaduto no Centro de Caucaia
A vítima apresentava sinais de violência
O corpo de um homem de 34 anos foi encontrado no último sábado (23) dentro de um carrinho de reciclagem em uma via do Centro de Caucaia, município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a vítima estava dentro do carrinho sob um viaduto e apresentava sinais de violência.
Equipes da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no local para realizar os primeiros levantamentos e coletar indícios que possam auxiliar nas investigações.
A Delegacia Metropolitana de Caucaia está à frente do caso e realiza diligências para esclarecer as circunstâncias do crime. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre suspeitos ou a motivação do homicídio.
NA BARRA DO CEARÁ - Mulher é morta durante tiroteio em bairro de Fortaleza
A vítima foi atingida pelos disparos e morreu no local
Uma mulher de 24 anos, identificada como Lakinha, foi morta a tiros durante um tiroteio registrado no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza, na tarde da última sexta-feira (22). A vítima foi atingida pelos disparos e morreu no local.
Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil foram acionadas e estão realizando os primeiros levantamentos para investigar as circunstâncias do crime. Até o momento, não há informações sobre a motivação do ataque ou possíveis suspeitos envolvidos.
O caso está a cargo do DHPP da Polícia Civil, que realiza diligências visando elucidar o caso.
Ceará registra a menor taxa de desemprego do Nordeste, com indicador de 6,7%
Foto Kid Junior/SVM |
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 55 milhões
Foto Thiago Gadelha |
sábado, 23 de novembro de 2024
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Cariri segue 100% coberto por seca, e situação se agrava em 5 municípios, diz Monitor de Secas
O mais recente relatório da Plataforma Monitor de Secas, divulgado nesta semana, aponta um agravamento na severidade da seca no Cariri em outubro de 2024. Todos os 29 municípios da região estão classificados como afetados por seca, com situações variando entre seca fraca e seca moderada, conforme a escala de gravidade do Monitor, que vai de seca fraca a seca excepcional.
Em setembro, a região apresentava apenas seca fraca em sua extensão. No entanto, o cenário mudou em outubro, quando cerca de 50% do território passou a ser atingido por seca moderada. Entre os municípios mais afetados estão Campos Sales, Salitre, Potengi, Araripe e Penaforte, que possuem 100% de seus territórios abrangidos por seca moderada.
Outras cidades apresentam um quadro misto, com parte do território em seca fraca e parte em seca moderada, como Crato, Barbalha, Assaré e Antonina do Norte, enquanto algumas permanecem apenas com seca fraca, é o caso de Juazeiro do Norte, Barro, Milagres e Aurora, por exemplo.
No Ceará, devido à piora nos indicadores dos últimos meses, o Monitor indicou um avanço da seca fraca (S0) no norte do estado e esse agravamento no Cariri. “Os impactos permanecem de curto prazo (C)”, diz o relatório.
Comerciante teve o bar invadido esta madrugada em Barbalha e foi morto a tiros
Três dias depois e novo homicídio foi registrado em Barbalha. Por volta das três horas da madrugada deste sábado o comerciante Marcos Saraiva dos Santos, de 36 anos, foi morto a tiros. Ele residia na Avenida Santo Expedito (Vila Santa Terezinha) em Barbalha e teve o seu bar na Rua P22 no Bairro Malvinas invadido por dois homens que chegaram a pé. Ainda perguntaram se tinha cigarro se passando por clientes quando um deles sacou revólver e atirou causando a morte de Marcos na frente de algumas pessoas.
Ele respondia por tráfico de drogas deste o dia 17 de setembro de 2011 em Crato. Na Avenida Thomaz Osterne de Alencar, Marcos e o mecânico Magno Joaquim de Souza trafegavam numa moto em alta velocidade e desobedeceram ao sinal de parada dado por policiais militares. Mais adiante, o condutor perdeu o equilíbrio e os dois caíram do veículo quando foram presos. Marcos estava na garupa da moto e arremessou fora um pacote que foi recolhido e, nele, estavam 96 gramas de crack e dinheiro.
Este foi o terceiro homicídio do mês de novembro em Barbalha e 20º do ano no município ou 33% a mais que os 15 registrados no decorrer do ano passado. O último deste ano tinha acontecido quarta-feira (20) quando o vigilante da Prefeitura de Barbalha, Cícero Vieira do Nascimento, de 58 anos, morreu no HRC. Ele estava internado desde a manhã do dia 21 de outubro após ser encontrado agonizando na Avenida José Bernardino (Buriti) o qual morava na Rua P07 (Bairro Malvinas) e foi vítima de homicídio por espancamentos.
Vendedor morre num acidente com moto em Lavras, além de industriário no Juazeiro e outro jovem em Jardim
Três mortes em decorrência de acidentes de trânsito foram registradas no intervalo de oito horas de ontem para hoje no Cariri. Por volta das 18 horas desta sexta-feira o vendedor Raimundo Cândido de Lima, de 35 anos, o “Maleta”, pilotava sua moto quando foi colhido por uma Topic da Prefeitura de Lavras da Mangabeira que procedia de Juazeiro. Ele morava no Sítio Oitis e invadiu a Rodovia Padre Cícero no Sítio Flores (Distrito de Quitaiús) naquele município. Ainda foi socorrido, mas não resistiu.
Já por volta das 19h30min, ainda na sexta-feira, aconteceu outro acidente com vítima fatal dessa vez na zona rural de Jardim. O jovem agricultor Milton dos Santos Soares, de 18 anos de idade, morreu ao cair de sua moto na estrada de acesso ao Sítio Cotovelo naquele município. Ele residia na Rua Almir Leite da Vila Santa Terezinha em Jardim e não resistiu a gravidade dos ferimentos falecendo no local.
Às duas horas da madrugada deste sábado um industriário que trabalhava na produção de calçados em Juazeiro morreu noutro acidente. Renan Duarte Vicente, de 24 anos, seguia para sua casa na Rua José Paracampos (Romeirão) quando bateu sua moto numa árvore na Avenida Ailton Gomes (João Cabral) e morreu no local. Esta foi a segunda morte em decorrência de acidente neste mês de novembro em Juazeiro e a 32ª do ano ou a mesma quantidade em relação ao ano passado.
“Estou vivo”, diz Lula sobre tentativa de golpe
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quinta-feira (21), os planos para seu assassinato, em 2022, em tentativa de golpe de Estado elaborado por militares. “Eu tenho que agradecer, agora, muito mais porque eu estou vivo. A tentativa de me envenenar, eu e o [vice-presidente, Geraldo] Alckmin, não deu certo, nós estamos aqui”, disse.
Lula discursou, no Palácio do Planalto, durante cerimônia para apresentação de revisão de contratos de concessão de rodovias e atração de investimentos privados em infraestrutura de transporte. “É esse país, companheiros, sem perseguição, sem o estímulo do ódio, sem o estímulo da desavença que a gente precisa construir”, disse.
“E eu não quero envenenar ninguém, eu não quero nem perseguir ninguém. A única coisa que eu quero é, quando terminar o meu mandato, que a gente desmoralize com números aqueles que governaram antes de nós. Eu quero medir com números quem fez mais escola, quem cuidou dos mais dos pobres, quem fez mais estradas, mais pontes, quem pagou mais salário mínimo nesse país, é isso que eu quero medir porque é isso que conta no resultado da governança”, acrescentou o presidente.
Golpe
Na última terça-feira (19), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para desarticular organização criminosa responsável por planejar um golpe de Estado para impedir a posse do presidente Lula após o pleito de 2022. O plano que incluía o assassinato de Lula e do vice-presidente Alckmin foi impresso no Palácio do Planalto, em novembro daquele ano.
O documento golpista previa o envenenamento, o uso de explosivos e armamento pesado para “neutralizar” Lula, Alckmin e o ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Um dos presos na Operação Contragolpe, da PF, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro deu aval para um plano golpista até 31 de dezembro de 2022.
A investigação apontou ainda que um “gabinete de crise” seria instalado após assassinatos. A PF identificou que um núcleo de militares, formado após as eleições presidenciais de 2022, utilizou-se de elevado nível de conhecimento técnico-militar para planejar, coordenar e executar ações ilícitas.
Por Agência Brasil