CRATO NOTICIAS player

sábado, 31 de agosto de 2019

Concurso Colégio Militar 2020: Saiu edital com 488 vagas no Ceará

Oportunidades são para Fortaleza e Juazeiro do Norte.


O novo concurso Colégio Militar vai selecionar alunos para as unidades de Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Ceará. Os editais desses processos seletivos foram publicados na última quinta-feira (8), contendo detalhes sobre as vagas disponíveis e o exame de admissão.
Os colégios mantidos pela Polícia Militar no Ceará contam com 488 oportunidades. O objetivo do concurso é selecionar novos alunos para o ensino fundamental e ensino médio, no ano letivo de 2020.

Parte das vagas disponíveis são destinadas aos dependentes de policiais e bombeiros militares. Os filhos de policiais civis e peritos também podem frequentar às escolas mantidas pela Polícia Militar. O restante é voltado para o público em geral, ou seja, que não são dependentes de membros das corporações.

O 1º Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó (CPMGEF), localizado em Fortaleza, tem 160 oportunidades para as turmas de Ensino Fundamental (1º, 2º e 6º anos).
No caso do 2º Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macêdo Júnior, que fica na cidade de Juazeiro do Norte, o número de vagas é um pouco maior: 328 oportunidades. O concurso vai selecionar novos alunos para ensino fundamental (6º, 8º e 9º ano) e também para ensino médio (1º, 2º e 3º ano).

Os colégios militares de Fortaleza e Juazeiro do Norte prezam pela disciplina do aluno. Cada estudante precisa seguir as normas de comportamento e respeitar a hierarquia. Em caso de má conduta, são aplicadas medidas disciplinares, que vão desde advertência até retirada do colégio.

Inscrições para o concurso do Colégio Militar no Ceará

O período de inscrição vai de 29 de agosto até 04 de setembro de 2019. Os responsáveis legais dos candidatos devem acessar o endereço www.rhsconsult.com.br e preencher o formulário de candidatura.
Para concorrer uma das oportunidades, a taxa de participação é de R$25,00 e deve ser paga até a data limite de 05 de setembro.

Provas

O processo seletivo consiste numa prova objetiva com questões de múltipla escolha. Quem pretende ingressar no 1º Colégio da Polícia Militar terá que fazer o exame no dia 20 de outubro de 2019. Já a data da prova em Juazeiro do Norte é 27 de outubro.  
Os concorrentes terão que demonstrar conhecimentos sobre Língua Portuguesa e Matemática. Para conferir o conteúdo programático é necessário consultar as últimas páginas do edital.
O resultado oficial do concurso Colégio Militar será divulgado no dia 29 de novembro de 2019. O período de matrícula, para ambos os colégios, vai de 10 a 11 do mesmo mês. Quem não for aprovado de primeira ainda pode contar com a chamada para as vagas remanescentes.
Para se matricular no colégio da Polícia Militar, os candidatos classificados precisam providenciar uma série de documentos. A lista inclui comprovante de pagamento do boleto, certidão de nascimento, RG e CPF, fotos 3X4, comprovante de residência e declaração de conclusão ou histórico escolar da série anterior. Mais detalhes sobre a documentação estão disponíveis no edital.

Operação Maçãs Podres - Policiais ‘apadrinhavam’ traficantes e distribuíam drogas e armas apreendidas com rivais

Seis traficantes suspeitos de associação no esquema criminoso foram presos nesta sexta feira - Dez PMs investigados no esquema foram presos na primeira fase da operação, em 2 de agosto

Criminosos presos na operação Maçãs Podres são levados para a delegacia de Capturas — Foto: Ministério Público/Divulgação
Criminosos presos na operação Maçãs Podres são levados para a delegacia de Capturas

Em esquema de corrupção e tráfico de drogas, policiais militares “apadrinhavam” traficantes do Bairro Bom Jardim, em Fortaleza, e extorquiam de criminosos de grupos rivais, segundo o promotor de Justiça Rinaldo Janja, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).
Foram cumpridos 11 mandados de busca e prisão contra suspeitos de tráfico de drogas nesta sexta-feira (30), em Fortaleza, durante a segunda fase da Operação “Maçãs Podres", realizada pelo Ministério Público do Ceará. A primeira fase foi realizada no último dia 2 de agosto, quando 10 policiais militares foram presos por envolvimento com o grupo criminoso.
Dos 11 mandados cumpridos, cinco suspeitos já estavam recolhidos dentro do sistema prisional.

PMs perseguiam criminosos rivais - "Esses policiais que faziam parte da organização se associavam com traficantes, faziam consórcio com traficantes e beneficiavam o tráfico desses traficantes que eles apadrinhavam”, explica o promotor de Justiça.
No esquema, os agentes de segurança ainda fiscalizavam os traficantes concorrentes e os extorquiam.
“Eles abordavam, não permitiam o tráfico dos concorrentes dos traficantes que eram associados com eles e ainda por cima se apoderavam do material ilícito, ou seja, drogas, armas, munições. E o que é pior, colocavam todo esse material no mercado”.
Segundo o MPCE, os investigados na operação são suspeitos de participação nos crimes tráfico de drogas, associação para o tráfico, extorsão, corrupção ativa e passiva, porte e posse ilegal de arma de fogo, e organização criminosa.

Transposição - Ministro aciona bombeamento das águas do São Francisco em direção ao Ceará

Durante os testes, o ministro afirmou que até o fim do primeiro trimestre de 2020 a tão esperada água do Velho Chico chega à cidade cearense de Jati

O governador Camilo Santana esteve na cidade pernambucana de Salgueiro, nesta sexta-feira (30), onde, ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, acompanhou os testes de bombeamento da terceira estação elevatória do Eixo Norte, trecho responsável por mandar a água para o Ceará.
A EBI-3, visitada nesta sexta-feira, é a maior estação elevatória dos eixos Norte e Leste do Projeto São Francisco. Ao lembrar que o Ceará sofreu nos últimos seis anos com a baixa quantidade de chuvas o governador Camilo Santana ressaltou a importância da obra que vai trazer segurança hídrica ao Estado.
O Castanhão, que é a maior barragem do Estado tem, hoje, pouco mais de 4% do seu volume de água. Para nós é uma alegria ver a água começar a ser bombeada com destino ao nosso Ceará.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, ocorrendo tudo bem com os testes, a água será bombeada normalmente até Jati, ponto de captação para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), empreendimento que abastecerá a Região Metropolitana de Fortaleza.
Com o enchimento da barragem de Jati, entra no Cinturão das Águas que já tem seu eixo principal pronto. Faltam apenas algumas ações de drenagem ao longo do canal, mas as águas chegando poderão ser liberadas por esse primeiro trecho”, afirmou o governador, destacando o significado que a chegada das águas tem, tanto no que se refere ao abastecimento humano, quanto para o desenvolvimento agropecuário.

Para o Governador Camilo Santana, os perímetros irrigados do Ceará sofreram muito nos últimos anos por conta da indisponibilidade do Castanhão, por isso será importante também para expandir novas fronteiras agrícolas, estimular a agropecuária, gerar oportunidade de emprego e renda para as pessoas ao longo deste canal.
De acordo com o ministro Gustavo Canuto, até o fim dos três primeiros meses de 2020 as águas do São Francisco devem chegar a Jati.
Ao lembrar que o Ceará sofreu nos últimos seis anos com a baixa quantidade de chuvas o governador Camilo Santana ressaltou a importância da obra que vai trazer segurança hídrica ao Estado.

Bloqueador de celular deverá ser instalado nos presídios em 180 dias

Proposta aprovada na CCJ tramita em caráter de urgência

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o prazo de 180 dias para que a União instale bloqueadores de celular nas unidades penitenciárias. Atualmente, a lei que trata sobre esse assunto não define o prazo para a execução do procedimento. Os recursos financeiros para o custeio terão origem no Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). A proposta foi aprovada na última quarta-feira, 28, e determina que Estados e Municípios colaborem a implantação da nova medida.
De acordo com o texto aprovado na CCJ, 5% da verba arrecadada pelo Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) com taxas, outorgas, multas e indenizações irá compor o Funpen. Os deputados também concordaram no acesso das informações pelas empresas responsáveis pela instalação e operação dos bloqueadores de sinal para fins de impedimento a comunicação telefônica ilegal.
A proposta tramita em caráter de urgência, devendo ser analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Finanças e Tributação.

Com informações Agência Câmara

Mulher chama homens de cornos no WhatsApp e é morta a tiros


Uma mulher que enviava áudios para grupos de WhatsApp chamando homens de corno foi morta a tiros no município de Brejo do Cruz, sertão da Paraíba, na última segunda-feira (26). Nenhum suspeito do crime foi preso ainda.

Rosália Maia, 32, foi assassinada enquanto voltava para casa, já na rua em que ela morava. Ela pilotava uma moto quando foi baleada e morreu.

A polícia trabalha com a linha de investigação de vingança, pois Maia tinha muitos desafetos. Ela costumava enviar mensagens para grupos de Whatsapp chamando homens de corno e praticando injúrias.

Em um dos áudios, Maia fala nomes de supostos homens que estavam sendo traídos por suas mulheres e relata como os adultérios ocorreriam.

O caso foi registrado pela Delegacia de São Bento, responsável pelo plantão, e repassado à Delegacia de Brejo do Cruz, que agora está à frente das investigações. A polícia informou que está analisando os áudios para descobrir os mandantes e executores do assassinato.

A delegacia de Brejo do Cruz informou que há vários procedimentos policiais registrados contra Rosália Maia pelo crime de injúria e difamação. "Ela era falastrona e enviava áudios nos grupos atingindo a honra das pessoas e uma das que se sentiu ofendida mandou executar. A princípio, não estamos tratando como feminicídio. É homicídio comum mesmo", disse um investigador da Polícia Civil.

Testemunhas contaram à polícia que ouviram seis tiros; quando foram olhar o que tinha acontecido, encontraram Maia caída na rua, já sem vida. Elas não relataram se viram quem foi o autor dos disparos, nem como ele alcançou a vítima, que pilotava uma moto.

A polícia solicitou imagens de câmeras instaladas em imóveis próximos ao crime, mas foi informada de que as câmeras estavam desligadas.

"Fiz os primeiros levantamentos no local do crime. Assim que aconteceu, começou a sair informações de que ela falava mal das pessoas, chamando homens de corno. A primeira linha de investigação é esta, mas a polícia não descarta outras possibilidades", informou o delegado Anderson Fontes, titular da delegacia de São Bento.

Investigadores da Delegacia de Brejo do Cruz e da seccional de Catolé do Rocha informaram que existem outras linhas de investigação levantadas, mas elas não podem ser divulgadas para não atrapalhar o andamento do trabalho da polícia.

A perícia encontrou no local do crime cápsulas de arma de grosso calibre, pistola, que era de uso restrito das forças de segurança há duas semanas. O corpo de Rosália Maia foi levado para necropsia no Numol (Núcleo de Medicina e Odontologia) de Patos.

Rosália Maia era dona de casa, tinha dois filhos e morava com a mãe. O corpo da mulher foi enterrado ontem no cemitério municipal. Segundo moradores de Brejo do Cruz, o velório estava vazio e quase ninguém acompanhou o enterro dela.

Com informações Uol Notícias

Edson Fachin nega mais um habeas corpus para libertar Lula

Lula
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin negou nesta quinta-feira (29), mais um pedido feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reconhecer a suspeição dos procuradores da Operação Lava Jato e determinar a soltura do ex-presidente. 


No habeas corpus protocolado em 12 de agosto, a defesa de Lula alegou que supostas mensagens divulgadas pelo site The Intecept Brasil e por outros órgãos de imprensa confirmam que os procuradores atuaram ilegalmente para acusar Lula.

Segundo Fachin, a soltura foi rejeitada pela Segunda Turma da Corte, em junho, e a questão deve ser decidida definitivamente, no mérito.

“Sendo assim, prima facie, sem prejuízo de ulterior reapreciação da matéria no julgamento final do presente habeas corpus, indefiro a liminar. Por tais razões, deixo de acolher o pedido de produção de provas.”, decidiu.

Desde abril do ano passado, Lula cumpre provisoriamente, na Superintendência da Polícia Federal no Paraná, pena de oito anos, 10 meses e 20 dias por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP).

Com informações Agência Brasil.

Cantor Eduardo Costa revela que teve prejuízo de R$ 5 milhões por apoiar Bolsonaro

O cantor Eduardo Costa surpreendeu ao revelar que teve um prejuízo de quase R$ 5 milhões por declarar apoio ao presidente Jair Bolsonaro nas eleições, no ano passado. Durante a campanha eleitoral, o sertanejo sempre expôs sua adoração pelo na época candidato. As informações do São do UOL.

“Perdi muito show. Tomei um prejuízo com o Bolsonaro de quase R$ 5 milhões só pelas coisas que eu falei na época. Eu fazia cerca de 145 a 150 shows por mês. No ano passado, fiz só 90”, contou Eduardo em entrevista ao jornalista Leo Dias.

O cantor ressaltou que neste ano a situação voltou a se normalizar, mas que a quantidade de shows estaria menor por sua opção: “A queda foi pelas posições política. Mas em 2019, eu estou estourado.

Também optei por fazer menos shows. Não quero fazer mais que 10 ou 12”.

Record leva Fabíola Reipert e outros venenosos para “A Fazenda 2019”

A Fazenda 2019
A Record surpreendeu a todos e decidiu levar ninguém menos que a jornalista Fabíola Reipert e vários repórteres de entretenimento em suas afiliadas pelo país para entrar no confinamento de “A Fazenda 2019” dez dias antes da estreia.

A temporada estreia em 17 de setembro e, no dia 7, um sábado, ficarão confinados por um dia em Itapecerica da Serra Fabíola Reipert (SP), Gabriel Rodrigues (Belo Horizonte), Amin Khader (Rio de Janeiro) e Fabíola Gadelha (Amazonas), entre outros.

Eles sempre comentam o que acontece lá dentro e, desta vez, passarão pela experiência para sentir na pele os perrengues do reality show primeira vez. Marcos Mion, o apresentador, comandará uma atividade especial entre todos.

Os convidados, que adoram uma fofoca alheia, agora vão virar alvo de comentários dos colegas de confinamento. A sede, claro, estará pronta para receber os “venenosos”, que prometem contar tudo depois na TV como foi essa experiência inesquecível.

O período de reclusão será menos de 24 horas e ninguém precisará dormir na sede. Dez dias depois, no dia 17 de setembro, chegarão os verdadeiros participantes, que darão início à 11ª temporada do programa.

As edições que serão gravadas no dia 7, com os jornalistas, irão ao ar dentro de seus respectivos programas. No confinamento fake, estarão ainda Vitor Moreno (Espírito Santo), Kaline França (Campinas) e Maga (Pernambuco).

Mayara Magalhães (Bahia), Cecilia Comel (Paraná), Marta Gomes (Santa Catarina), Mariana Sena (Pará), Priscilla Freire (Natal) e a repórter Ana Paula Neves, do programa “Hoje em Dia”, completam o time.

Terra.

Governo Federal diminui previsão de salário mínimo para R$ 1.039

O governo revisou para R$ 1.039,00, a projeção para o valor do salário mínimo em 2020.

Em abril, quando enviou o projeto de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), a equipe do presidente Jair Bolsonaro estimava um salário mínimo de R$ 1.040. A redução de R$ 1 se deve a uma expectativa menor de inflação.

Para 2020, o governo espera uma inflação de 4,02%, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). No projeto de LDO, a estimativa era de 4,19%.

Isso provocou a ligeira revisão na estimativa de salário mínimo. Ainda assim, é a primeira vez que o piso salarial ultrapassa a barreira de R$ 1.000. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 998.

Bolsonaro prevê um salário mínimo corrigido em 2020 apenas pela inflação. Na prática, o governo interrompe uma política pública que permitiu 25 anos de ganhos reais aos trabalhadores. Ou seja, com aumentos que consideravam a inflação mais o crescimento da economia.

O ganho real do salário mínimo foi implementado informalmente em 1994, por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), logo após a adoção do Plano Real. As gestões petistas oficializaram a medida.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estabeleceu a fórmula de reajuste pela inflação medida pelo INPC mais a variação do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes. Dilma Rousseff (PT) transformou a regra em lei.

Michel Temer (MDB), que governou durante a recessão, não mudou a legislação.

Até o fim deste ano, o governo apresentará um projeto de lei definindo qual será a nova política de reajuste.

O secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, fez questão de ressaltar que a fórmula de correção do salário mínimo ainda não está definida, apesar da previsão de aumento apenas pela inflação em 2020.

"Esse número não é a nossa política de salário mínimo. Temos até dezembro deste ano para estabelecer a política de salário mínimo", disse, durante a apresentação do Orçamento do próximo ano.

Cabe ao Congresso aprovar o projeto que prevê as receitas e despesas de 2020. Os parlamentares, portanto, podem fazer alterações no valor do salário mínimo. Isso, contudo, tem impacto nas contas públicas.

Em abril, o governo projetou um salário mínimo de R$ 1.082, em 2021, e de R$ 1.123,0, para 2022.
Com informações da Folhapress.

Riquelme cria banda de forró e será vocalista: “Eu sempre gostei de cantar”

Riquelme criou uma banda de forró na qual irá cantar e tocar bateria. Como parceira de palco, o músico terá Day Melo.

“Eu montei uma banda. Vou continuar tocando bateria, mas cantando. Eu vou cantar bem mais. Vou dividir o palco com Day Melo”, explica Riquelme ao Vai, Forrozão!.

O estilo da banda será forró, ritmo que o consagrou como baterista mais famoso do Brasil, quando era da banda Aviões do Forró, e levará o nome da dupla “Riquelme & Day Melo”. “Nós somos uma banda de forró. Vamos tocar outros estilos de música, como sertanejo, mas colocando na nossa batida”, diz.

Ao blog, Riquelme fala sobre a decisão de assumir os vocais de uma banda. “Eu sempre gostei de cantar. Quando saio com amigos, eu canto karaokê. No Aviões, eu trocava com o Xand Avião. Ele ia para a bateria e eu ia cantar. Com a Solange Almeida, eu cantava a música ‘Indecisão’. O pessoal pedia para eu cantar mais. Foi por conta disso que criei a banda”.

Questionado sobre o que se dedicará mais, Riquelme afirma: “Eu vou unir as duas coisas. Cantar e tocar bateria. Terá momentos que vou só tocar e outros que vou só cantar. Meu sogro quem irá tomar de conta da bateria quando eu não estiver.

O primeiro show da banda de Riquelme e Day Melo ocorrerá em Esperantina, no Piauí, no fim de setembro próximo.

Com informações do O Povo.

Justiça condena bandidos membros da GDE que mataram jovem no bairro Álvaro Weyne, no ano passado

Três bandidos integrantes de uma facção criminosa que atua no Ceará foram condenados pela Justiça a penas que variam de 17 a 19 anos de prisão. Os três viraram réus no processo que apurou o assassinato de uma jovem no bairro Álvaro Weyne, na zona Oeste de Fortaleza, no ano passado. De acordo com a investigação, a jovem foi morta porque os criminosos não encontraram o irmão dela, que seria o verdadeiro alvo.

A sentença foi baseada nas investigações que culminaram na identificação e prisão dos três acusados do crime: Francisco Luan Silva Menezes, José Aírton Alves de Sousa, e Rafael Araújo Damasceno. Os três teriam participado diretamente do crime cuja foi vítima a jovem Pâmmela Kedlla da Silva Pereira. Ela foi assassinada no dia 20 de fevereiro do ano passado.

De acordo com o processo, os três acusados planejavam matar Gerson Breno da Silva (irmão de Pâmmela) e não o encontraram. Gerson seria integrante da facção Comando Vermelho (CV) e estava jurado de morte pelos inimigos, pertencentes à facção rival, no caso a Guardiões do Estado (GDE). Porém, não o localizaram e decidiram matar a irmã dele.

Era por volta de 13h30, quando os criminosos embarcaram em um carro modelo Celta, prata, e foram até a Rua João Ribeiro, casa 165, no bairro Álvaro Weyne. Passaram a rondar as casas em busca de encontrar Gerson e ele não foi achado. Por conta disso, passaram a atirar para cima, intimidando os moradores do local. Em seguida, cercaram a casa onde Greson poderia estar, mas não o acharam. Foram embora dali, mas, logo à frente, encontraram Pâmela, que foi executada com vários tiros. Após a prática do crime, eles fugiram do local gritando a seguinte frase: “É tudo três”, numa referência à sigla GDE

Condenados

O Conselho de Sentença da 2ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza, ao julgar os três réus, os condenou às seguintes penas: Francisco Luan Silva Menezes, a 17 anos e seis meses de reclusão; José Aírton Alves de Sousa a 18 anos de cadeia; e Rafael Araújo Damasceno a 19 anos e oito meses de cadeia. Todos foram sentenciados por homicídio duplamente qualificado além de envolvimento com organizações criminosas.

(Blog do Jornalista Fernando Ribeiro)

ANS divulga lista dos 51 planos com venda suspensa

Suspensão foi motivada por reclamações de clientes e começa a valer a partir do dia 6 de setembro deste ano.
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou nesta sexta-feira (30) uma lista com 51 planos de saúde com comercialização suspensa por causa de reclamações dos consumidores. 

Os planos com venda suspensa atendem cerca de 278,6 mil beneficiários. No entanto, a determinação não impacta na prestação de serviço dos clientes que já possuem o plano. 

A suspensão começa no dia 6 de setembro deste ano. 

O diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, Rogério Scarabel, explica que a suspensão impede que esses planos sejam vendidos ou recebam novos clientes até que comprovem melhoria do atendimento prestado.

"As reclamações que são consideradas nesse monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura. É uma medida importante para proteger quem já está no plano, além de obrigar a operadora a qualificar a assistência prestada", afirma.

(R7)

Polícia apreende galões com gasolina utilizada para queimar mata em São Félix do Xingu

Funcionários da fazenda confirmaram que o objetivo era provocar incêndio criminoso na floresta.
A Polícia Civil apreendeu, na noite desta quinta-feira (29), na fazenda Ouro Verde, em São Félix do Xingu, sul do Pará, dezenas de galões com gasolina que eram usados na queimada da mata. A propriedade fica dentro da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu. A apreensão ocorreu durante operação policial que cumpriu mandados de busca e apreensão na fazenda.

De acordo com as investigações, foram queimados mais de 5 mil hectares de área de floresta nativa. O inquérito foi aberto para investigar incêndios criminosos na área e aponta Geraldo Daniel de Oliveira, dono da propriedade, como suspeito de ter contratado mais de 50 homens para derrubar 20 mil hectares na área na APA Triunfo do Xingu.

Geraldo teve mandado de prisão decretado pela Justiça, mas permanece foragido. Ele já respondeu a quatro ações envolvendo crimes ambientais, segundo a Justiça do Pará. José Brasil - irmão dele e também dono da fazenda - foi localizado e preso em Goiânia.

Uma denúncia do Ministério Público do Estado (MPPA) diz que Geraldo contratava pessoas para promover queimadas em unidade de conservação no Pará e motoqueiros para ameaçar agentes ambientais.

Funcionários da fazenda foram ouvidos pela Polícia Civil e confirmaram que o objetivo do uso do combustível era provocar o incêndio criminoso na floresta. De acordo com a polícia, os trabalhadores relataram que os galões eram levados aos poucos para o interior da mata para provocar a queimada. No local, foram encontrados galões de tamanhos diversos, a maioria com capacidade para armazenar até 200 litros de combustível.

Equipes do Centro de Perícia Científica Renato Chaves serão deslocadas para fazenda para realizar as perícias necessárias. Todo material colhido será encaminhado ao Ministério Público de São Félix do Xingu.

(G1)

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Polícia do Pará identifica suspeitos de provocar queimadas na Amazônia


A Polícia Civil do Pará identificou três suspeitos de provocar queimadas em área de floresta nativa no sudeste do estado. Nesta quinta-feira (29/8), policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na casa dos suspeitos. Dois são irmãos e proprietários da fazenda Ouro Verde, em São Félix do Xingu, e o terceiro é gerente da propriedade. A fazenda fica localizada dentro da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu.
Segundo a polícia, foi encontrado no local um grupo de trabalhadores em condições análogas à escravidão. A operação está ainda em andamento.
Durante a operação, um dos suspeitos foi preso em flagrante com um revólver calibre 38, sem porte legal, durante cumprimento de busca e apreensão, na sede da fazenda em São Félix do Xingu. Os três vão responder por danos em área de proteção ambiental, poluição, queimadas e associação criminosa. De acordo com a Polícia, equipes fazem buscas na fazenda e em outras propriedades dos investigados, localizadas no estado de Goiás.
Segundo o diretor de Polícia do Interior da Polícia Civil do Pará, delegado José Humberto Melo, as investigações mostram que o grupo já derrubou e tocou fogo em mais de 5 mil quilômetros de mata. As investigações indicam que um dos suspeitos pode ter contratado mais de 50 homens para derrubar 20 mil hectares na fazenda Ouro Verde, que dica em área de proteção ambiental.
tercalivre.com.br

Porcos nascem com aparência humana no sítio malhada funda em Aurora

Uma porca deu à luz a quatro filhotes com má-formação no final da tarde desta segunda-feira (26). As informações são do site Aurora Notícia. Com aparência bem diferente, os porquinhos tinham em seu rosto uma espécie de boca com aparência humana, o que lhe causava dificuldades respiratórias. Todos os animais permanecem vivos. O nascimento dos filhotes com anomalia genética aconteceu na residência do casal Augusto e Silvanir, no sítio Malhada Funda, na zona rural de Aurora. De acordo com especialista, são comuns casos de anomalia em animais porque os cruzamentos ocorrem com integrantes da mesma família. Com isso, ocorre a mistura de material genético da linhagem. O ideal, para evitar situações como essas, seria trocar o reprodutor de tempo em tempo.

Após ação desastrosa da CGD, governador Camilo manda "desengavetar" processos e expulsa 11 servidores da Segurança Pública

Controla 300
As demissões dos agentes foram frutos de sindicâncias antigas que estavam engavetadas na CGD
O Diário Oficial do Estado do Ceará (DOE) publicou em sua edição desta quarta-feira (28), os atos de demissão de 11 servidores da Segurança Pública. Seis inspetores da Polícia Civil, um delegado, um escrivão, um perito criminal, além de dois agentes penitenciários, foram expulsos de suas corporações após terem sido alvos de sindicâncias instauradas pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD). São acusados de crimes e atos indisciplinares diversos, desde extorsão, desaparecimento de dinheiro público e ausência injustificada do trabalho.
A expulsão dos 11 servidores acontece no momento em que a Controladoria Geral de Disciplina é alvo de graves denúncias de arbitrariedades, atos ilegais e operações desastrosas de seus agentes nas ruas, além de pedidos formais para a sua definitiva extinção. Os atos de demissão, assinados pelo governador Camilo Santana (PT), aconteceram nove dias após agentes da Delegacia de Assuntos Internos (DAI), da Polícia Civil, mas à serviço da CGD, terem atirado nas costas de um policial que estava sendo investigado por denúncias de extorsão. O PM ainda está hospitalizado e pode ficar paralítico para o resto de sua vida.
O que chamou a atenção dos atos de expulsão, além do fato ocorrer no momento em que a CGD é questionada como órgão disciplinar e que age como Polícia, é o fato de que todas as sindicâncias contra os 11 servidores terem sido instauradas e concluídas há anos. São procedimentos que estavam “engavetados” na própria CGD de forma inexplicável e, agora, são todos “desarquivados” e os investigados expulsos.
Expulsões
De acordo com o que foi publicado pelo DOE na sua edição desta quarta-feira (28), estão expulsos de suas instituições, “a bem do serviço público”, os seguintes servidores: Francisco José Ferreira Braúna (delegado da Polícia Civil), Jerônimo Pinheiro do Nascimento (escrivão da Polícia Civil), Antônio Damasceno Júnior (agente penitenciário), Márcio Gledson Farias Marçal (agente penitenciário), Josualdo Gomes Chaves (perito criminal), além dos seguintes inspetores da Polícia Civil: Maciel Alves de Lima, Nélson Oliveira de Araújo, Marcilho Lopes de Souza, Francisco Ari Alves de Moura, Byron de Oliveira Freire Júnior e Francisco Adriano Brito Aguiar.
As sindicâncias instauradas pela CGD se transformaram depois em Processos Administrativos Disciplinares (PADs) que resultaram na comprovação da prática de transgressões disciplinares. Os servidores demitidos, porém, poderão recorrer na Justiça contra os atos do Estado.
Veja a seguir, as razões das demissões dos servidores:
Francisco José Ferreira Braúna (delegado da Polícia Civil ) – Teria se apoderado de dinheiro público quando estava no comando da Delegacia Metropolitana de Maracanaú. O fato ocorreu em 18 de dezembro de 2010. O dinheiro era relativo ao arbitramento da fiança de um preso. Valor R$ 300,00
Josualdo Gomes Chaves (Perito Criminal Adjunto) – Teria, em 2012, importunado mulheres quando atuava no Posto de Identificação (emissão de carteira de Identidade) na cidade de Brejo Santo.
Jerônimo Pinheiro do Nascimento (Escrivão da Polícia Civil) -Teria se apropriado das quantias de R$ 2.700,00 e R$ 105,00 referentes a apreensões em inquéritos policiais e Termos Circunstanciados de Ocorrência (T.C.O.), instaurados na Delegacia Metropolitana de Itaitinga, em julho de 2013.
Antônio Damasceno Júnior (agente penitenciário) – Teria deixado de comparecer ao trabalho, no Presídio CPPL II, entre os meses de abril e maio de 2015, sem apresentar justificativa.
Maciel Alves de Lima, Lisandro de Sousa Arnaud, Nélson Oliveira de Araújo e Marcílho Lopes de Souza (inspetores da Polícia Civil) – Foram presos em flagrante delito, no dia 2 de dezembro de 2015, na Delegacia de Polícia Metropolitana de Pacatuba, por terem prendido ilegalmente, no bairro Lagoa Redonda, e extorquido de um suposto traficante de drogas a quantia de R$ 10.00,00.
Francisco Ari Alves de Moura (inspetor da Polícia Civil) – Entre os anos de 2013 e 2014, teria repassado a uma quadrilha de ladrões de gado informações sigilosas de investigações e operações policiais quando estava lotado na Delegacia de Polícia de Santana do Acaraú.
Francisco Adriano Brito Aguiar e Byron de Oliveira Freire Júnior (inspetores da Polícia Civil) – Por terem , em 2 de julho de 2013, a bordo de uma viatura do 35º DP (Ancuri), ido até a casa de um suposto traficante de drogas, invadido a residência e exigido uma propina (extorsão) no valor de R$ 10.000,00 (R$ 10 mil). Houve seqüestro e invasão de domicílio, além de extorsão.
Márcio Gledson Farias Marçal (Agente Penitenciário) – Em 29 de abril de 2014, ter sido flagrado trancado em seu alojamento, na Cadeia Pública de Uruburetama, na companhia de uma detenta daquela unidade, fato flagrado por um promotor de Justiça.

Violência armada deixa cinco pessoas mortas na Grande Fortaleza nas últimas 24 horas

Siqueira crime 2
BAIRRO SIQUEIRA: um agiota foi assassinado quando trafegava em sua motocicleta 
José Walter crime
BAIRRO JOSÉ WALTER: ex-presidiário usando tornozeleira eletrônica (detalhe) morto a tiro
Pabussu crime
CAUCAIA/GENIPABU:  um homem que se passava por policial foi executado na mesa de um bar
Leblon morte
CAUCAIA/PARQUE LEBLON: um jovem conhecido por Rafaelzinho foi executado a tiros 
Conjunto Ceará morte
CONJUNTO CEARÁ: cabeleireiro foi morto, a tiros, dentro do seu salão de beleza 
Cinco pessoas foram assassinadas na Grande Fortaleza nas últimas 24 horas. Os crimes ocorreram na Capital e em Caucaia. Todas as vítimas foram mortas com disparos de armas de fogo e, até o momento, nenhum suspeito foi preso. Todos os casos estão sendo apurados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) com o auxílio das delegacias das áreas onde ocorreram os crime.
O primeiro crime desta quarta-feira (28), foi registrado no Município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde o corpo de um homem foi encontrado com marcas de tiros, ainda na manhã de ontem. O fato ocorreu no bairro Parque Leblon, comunidade atingida pela violência da “guerra” de facções criminosas e pelo intenso tráfico de drogas. A vítima não foi oficialmente identificada.
O segundo assassinato do dia aconteceu, à tarde, no bairro José Walter, em Fortaleza, onde outro jovem foi executado a tiros. O crime aconteceu nas proximidades da Escola Onélia Porto. O rapaz, que era filho de um borracheiro conhecido no bairro, havia saído recentemente da cadeia. Usava uma tornozeleira eletrônica. Foi executado com tiros na cabeça.
Mais crimes
Por volta das 20 horas, ocorreu o terceiro crime de morte. O fato aconteceu na Rua Irineu Machado, no bairro Siqueira. Um homem que trafegava em uma motocicleta, foi perseguido e morto com vários tiros na cabeça, sendo identificado como Auricélio Barreto da Cruz, 35. Informações colhidas pela Polícia dão conta de que a vítima era dona de vários imóveis no bairro e atuava no crime de agiotagem.
No bairro Genipabu, em Caucaia, um falso policial foi morto em um bar. Tratava-se de José Batista Pereira Alves. Com passagens pela Polícia, Batista gostava de se identificar como policial e ao ser morto tinha nos bolsos uma carteira falsa com a inscrição de perito. Os criminosos fugiram do local numa motocicleta.
O quinto homicídio ocorreu também em Fortaleza, na noite de ontem, quando um homem encapuzado invadiu um salão de beleza localizado na Avenida H do Conjunto Ceará, e matou com vários tiros o cabeleireiro Inácio Rocha de Araújo Júnior, 42 anos.

Polícia investiga morte de criança em Palmácia. Há suspeitas de maus-tratos

Maciço morte 1
As imagens do corpo desnutrido da criança chocaram a população. Há suspeitas de maus-tratos 
A Polícia Civil está investigando a morte chocante de uma criança de apenas 8 anos de idade que teria, supostamente, sofrido maus-tratos da família. A garota foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira em casa, na cidade de Palmácia, no Maciço de Baturité (a 83Km de Fortaleza). O corpo deverá passar por exames para ser constatava a causa do óbito.
A Polícia já está tomando, neste momento, o depoimento da mãe da criança e de outros familiares, além de vizinhos. As primeiras informações colhidas pela Polícia no local revelam que a menina foi achada morta pela própria mãe.
No entanto, o estado da garota, que tinha problemas de saúde, surpreendeu as autoridades. Esquálida, a menina apresentava um alto grau de desnutrição e no corpo muitas marcas que podem ser resultantes de maus-tratos. A mãe teria contado aos policiais que a filha teria morrido ao cair do sofá.
O corpo foi encaminhado à Perícia Forense para exames. O caso chocou a população de Palmácia.
Atentado
Em Sobral, na zona Norte do estado (a 224Km de Fortaleza), um adolescente de 12 anos sofreu uma tentativa de assassinato na noite desta quarta-feira (28). O crime ocorreu por volta de 19h30, no bairro Dom José.
O garoto foi atingido por dois tiros disparados por dois homens que estavam em uma motocicleta. Ele foi levado para o Hospital Regional Norte (HRN). A Polícia não sabe, ainda, o que motivou o crime e busca pistas dos atiradores./////////////http://blogdofernandoribeiro.com.br

Violência armada deixa cinco mortos na Grande Fortaleza em 24 horas

Entre as vítimas está um cabeleireiro, morto no seu salão de beleza, em Fortaleza

No Conjunto Ceará, um crime de morte ocorreu na noite passada

Cinco pessoas foram assassinadas na Grande Fortaleza nas últimas 24 horas. Os crimes ocorreram na Capital e em Caucaia. Todas as vítimas foram mortas com disparos de armas de fogo e, até o momento, nenhum suspeito foi preso. Todos os casos estão sendo apurados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) com o auxílio das delegacias das áreas onde ocorreram os crimes.
O primeiro crime desta quarta-feira (28), foi registrado no Município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde o corpo de um homem foi encontrado com marcas de tiros, ainda na manhã de ontem. O fato ocorreu no bairro Parque Leblon, comunidade atingida pela violência da “guerra” de facções criminosas e pelo intenso tráfico de drogas. A vítima não foi oficialmente identificada.
O segundo assassinato do dia aconteceu, à tarde, no bairro José Walter, em Fortaleza, onde outro jovem foi executado a tiros. O rapaz, que era filho de um borracheiro conhecido no bairro, havia saído  recentemente da cadeia. Usava uma tornozeleira eletrônica. Foi executado com tiros na cabeça.

Mais crimes - Por volta das 20 horas, ocorreu o terceiro crime de morte. O fato aconteceu no bairro Siqueira. Um homem que trafegava em uma motocicleta, foi perseguido e morto com vários tiros na cabeça, sendo identificado como Auricélio Barreto da Cruz, 35. Informações colhidas pela Polícia dão conta de que a vítima era dona de vários imóveis no bairro e atuava no crime de agiotagem.
No bairro Genipabu, em Caucaia, um falso policial foi morto em um bar. Tratava-se de José Batista Pereira Alves. Com passagens pela Polícia, Batista gostava de se identificar como policial e ao ser morto tinha nos bolsos uma carteira falsa com a inscrição de perito. Os criminosos fugiram do local numa motocicleta.
O quinto homicídio ocorreu também em Fortaleza, na noite de ontem, quando um homem encapuzado invadiu um salão de beleza localizado no Conjunto Ceará, e matou com vários tiros o cabeleireiro Inácio Rocha de Araújo Júnior, 42 anos.

Garçonete é vítima de tentativa de estupro na rodoviária de Juazeiro do Norte

Acusado

Uma garçonete que trabalha na Rodoviária de Juazeiro do Norte foi estuprada por um passageiro, na tarde desta quinta-feira (29).
Ela foi ameaçada com uma faca, depois de atender ao pedido do suspeito. De acordo com a Guarda Municipal, o homem tinha uma passagem comprada para São Paulo.
O suspeito, Luiz Gonzaga Gomes da Silva, 27 anos, ainda sofreu tentativa de linchamento por outras pessoas que estavam na rodoviária. Ele foi levado com escoriações à Delegacia de Defesa da Mulher.
Familiares do envolvido compareceram à unidade policial e alegaram que o homem está com quadro clínico de depressão, sem, contudo, apresentar um atestado médico comprovando a condição. Segundo a delegada titular, Déborah Gurgel, o suspeito confessou o crime e foi autuado em flagrante por estupro. Ele também afirmou não estar doente. O suspeito permanecerá preso.
Acusado sofreu tentativa de linchamento


Rodoviária de Juazeiro do Norte

Esquema ilegal - Cartões do Bolsa Família eram usados como garantia para agiotas

O homem foi encontrado com mais de 40 cartões magnéticos, além de extratos bancários de diversas pessoas

Suspeito de agiotagem é flagrado pela polícia, na Grande Fortaleza. — Foto: Divulgação/SSPDS
Suspeito de agiotagem é flagrado pela polícia, na Grande Fortaleza

Um homem foi autuado por crime contra a economia popular, popularmente conhecido como agiotagem, na última quarta-feira (28), em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ele foi encontrado com mais de 40 cartões de terceiros, incluindo aqueles para recebimento do benefício do Bolsa Família, que mantinha como garantia dos pagamentos daqueles que deviam dinheiro.
O suspeito emprestava dinheiro a juros maiores que os permitidos pela legislação brasileira, além de ameaçar as pessoas que contraíam os empréstimos com ele e atrasavam o pagamento. O homem negou a acusação em depoimento.
A polícia encontrou o suposto agiota com alguns cartões magnéticos e R$ 330 em espécie. Na residência dele também havia mais cartões, além de extratos bancários de pessoas diversas e mais R$ 470.
Ele foi levado à Delegacia Metropolitana de Maracanaú, onde foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) - (Lei de Crimes contra a Economia Popular) em desfavor dele. A Polícia Civil investiga se há algum idoso entre as vítimas. Caso seja comprovada a existência de vítima acima dos 60 anos, o homem poderá responder a crimes previstos no Estatuto do Idoso.

Maconha escondida em residência é apreendida e mulher é presa no interior do Ceará

Polícia apreendeu 8 quilos de maconha após denúncias anônimas

Polícia Militar apreendeu 8 quilos de maconha escondidos em uma residência em Juazeiro do Norte. — Foto: Divulgação
Polícia Militar apreendeu 8 quilos de maconha escondidos em uma residência em Juazeiro do Norte

A Polícia Militar apreendeu 8 quilos de maconha escondidos em uma residência e prendeu uma mulher de 23 anos em Juazeiro do Norte, interior do Ceará, no fim da tarde da última quinta-feira (29).
Conforme a polícia, a droga foi localizada no Bairro Frei Damião, após denúncias anônimas de que o material ilícito estaria escondido no local.
Jakeline Januário dos Santos foi presa em flagrante e autuada por tráfico de drogas na delegacia regional do município. A jovem será encaminhada para a Cadeia Pública do Crato nesta sexta-feira (30).

SUSPEITO PRESO - Adolescente obrigada a entrar em carro é estuprada em motel

Após o crime, o suspeito abandonou a vítima em rua de Caucaia

Resultado de imagem para Adolescente obrigada a entrar em carro é estuprada em motel, em Fortaleza
A vítima foi violentada dentro de veículo em rua no município de Caucaia

Uma adolescente de 15 anos foi raptada e estuprada nesta última quinta-feira (29), em Fortaleza. Ela ainda foi levada até Caucaia, onde foi abandonada pelo suspeito.
O caso teve início na Barra do Ceará. A jovem caminhava pela rua quando Roger de Góis Rodrigues, de 46 anos, conduzindo um Golf vermelho, a abordou. Ele apontou uma arma de fogo e a obrigou a entrar no carro.
Depois de chegar a um motel no mesmo bairro, o suspeito estuprou a jovem. Mesmo sob a mira da arma, ela ainda entrou em confronto corporal com o homem, que foi encontrado pela polícia horas depois com marcas de arranhão e mordidas.
Após o ato criminoso, ele colocou a jovem novamente no carro e a abandonou em Caucaia. Uma testemunha flagrou o momento e chegou a filmar.
A polícia foi acionada e encontrou o homem em uma casa em Caucaia, onde estava estacionado o carro vermelho.
A vítima compareceu ao 22º Distrito Policial, em Caucaia, onde prestou depoimento e reconheceu o homem. Ela foi levada à Perícia Forense do Ceará (Pefoce) para exame de corpo de delito.
Roger foi autuado em flagrante por estupro e levado ao Complexo de Delegacias Especializadas, em Fortaleza. Ele já possuía extensa ficha criminal, incluindo estelionato, lesão corporal, dano, ameaça e crime contra a fé pública.