CRATO NOTICIAS player

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Candidato a vereador mata mulher com 13 facadas por causa de geladeira

 Uma equipe médica foi chamada, mas Roberta Camile não resistiu aos ferimentos e morreu no local

Adílio Sérgio Gomes matou a esposa com 13 facadas

O candidato a vereador de Bandeira do Sul (MG), Adílio Sérgio Gomes (PSDB) assassinou sua esposa Roberta Camile Araújo Silva a facadas após uma briga por causa da porta da geladeira aberta. O crime aconteceu no último domingo no quintal da residência do casal.
A filha relatou à polícia que os pais passaram o dia em um sítio localizada na zona rural e que ouviu os gritos da mãe.
Uma equipe médica foi chamada, mas Roberta Camile não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A mãe de Adílio estava no imóvel no momento do assassinato e passou mal.
Uma vizinha disse à polícia que encontrou com o candidato após o crime e ele sugeriu que a mulher fosse até a casa da família para "ver a besteira que ele havia feito".
Familiares relataram que brigas entre o casal eram constantes, com agressões físicas. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Foragido do Amazonas preso no Ceará gastou cerca de R$ 30 mil em intervenções cirúrgicas

  Pelo menos cinco procedimentos, incluindo modificação no nariz e orelhas, foram feitos pelo suspeito

A suspeita é que os procedimentos tenham sido realizados no Ceará, possivelmente utilizando a identidade falsa

O foragido do Estado do Amazonas, identificado como Lenon Oliveira do Carmo, de 39 anos, preso no Ceará no último sábado (17), gastou cerca de R$ 30 mil em procedimentos cirúrgicos para mudar a própria aparência. O suspeito teria modificado o nariz, orelhas e, ainda, realizado uma harmonização facial.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), além da cirurgia no nariz, orelhas e da harmonização facial, Lenon Oliveira fez, também, procedimentos na boca e uma modificação em uma tatuagem. As intervenções teriam acontecido em 2019, no Ceará, estado onde o suspeito estava foragido.
Conforme a SSP-AM, Lenon Oliveira utilizava uma identidade falsa para conseguir fazer os procedimentos, se identificando como Aylon Soares Cardoso. O Órgão informou ainda que o foragido ostentava uma vida de luxo no Ceará financiada pelo tráfico de drogas e vendas de terrenos obtidos a partir de invasões em Manaus. O repasse dos recursos era feito por meio de 'laranjas'.

Prisão em casa de alto padrão no Ceará - Apesar do disfarce, Lenon foi preso em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A captura dele aconteceu enquanto o foragido visitava sua nova moradia, uma casa de alto padrão localizada a poucos metros da Praia do Icaraí.
Antes de ser preso no Ceará, Lenon Oliveira já havia mudado de identidade, passando a se chamar Aylon Soares Cardoso. Ele estava foragido desde 2018, quando o suspeito foi transferido do sistema prisional do estado amazonense para uma unidade em Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Ao retornar para o Amazonas, contudo, o foragido obteve da Justiça o direito à prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica. Após destruir o equipamento, ele fugiu do Estado.

Crimes atribuídos ao suspeito - Com um extenso histórico criminal, Lenon é apontado como um dos participantes do massacre que aconteceu em janeiro de 2017, no Complexo Penitenciário Antônio Jobim (Compaj), localizado em Manaus. Na matança, 56 detentos foram brutalmente assassinados.
Conforme a SSP-AM, além de já ter sido preso por tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídios e por crimes ambientais, Lenon Oliveira comandava, ainda, invasões de terras em Manaus. Em uma das empreitadas, um local foi invadido e, nele, foi criado um clube de lazer para traficantes, onde o foragido chegou a desviar o curso de um rio para ter um próprio balneário natural.
A Polícia daquele Estado suspeita que o clube serviria como uma espécie de "bunker", onde os criminosos montariam estratégias para o planejamento de fugas de traficantes presos em regime fechado no sistema prisional.

Líder de milícia no Amazonas - Conforme a SSP-AM, Lenon é apontado como autor de vários homicídios relacionados ao tráfico de drogas, que aconteceram em Manaus, capital do Estado do Amazonas. Respondendo a uma série de processos que, juntos, somam uma pena de mais de 60 anos de prisão em condenações, o foragido liderava uma milícia armada responsável pela venda de entorpecentes.
O foragido comandava o tráfico de drogas em diversos bairros da capital amazonense. Ele fazia o transporte dos entorpecentes por meio das orlas fluviais da cidade.
Segundo ainda a Pasta, Lenon era integrante de uma facção criminosa que atuava no Amazonas, porém, há cerca de dois anos, mudou de grupo criminoso, passando a fazer parte de uma organização de origem do Rio de Janeiro, na qual ocupava um posto de comando.
O foragido era considerado uma espécie de executivo do presidiário Gelson Carnaúba, conhecido como "Mano G", chefe do grupo criminoso oriundo do Rio de Janeiro.

STF confirma não ser obrigatório portar título de eleitor para votar

 STF confirma não ser obrigatório portar título de eleitor para votar

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por unanimidade, que o eleitor não pode ser impedido de votar caso não tenha em mãos o título de eleitor, sendo obrigatória somente a apresentação de documento oficial com foto.
Com a decisão, os ministros do Supremo tornaram definitiva uma decisão liminar concedida pelo plenário às vésperas da eleição geral de 2010. O julgamento de mérito foi encerrado ontem (19) à noite no plenário virtual, ambiente digital em que os ministros têm um prazo, em geral, de uma semana, para votar por escrito.
Os ministros entenderam de modo definitivo, que exigir que o eleitor carregue o título de eleitor como condição para votar não tem efeito prático para evitar fraudes, uma vez que o documento não tem foto.
A utilização da identificação por biometria, que vem sendo implementada nos últimos anos pela Justiça Eleitoral, reduziu o risco de fraudes, embora a identificação por documento com foto ainda seja necessária como segundo recurso.
Desde 2018, o eleitor tem também a opção de atrelar uma foto a seu registro eleitoral no aplicativo e-Título, e utilizar a ferramenta para identificar-se na hora de votar, o que esvaziou ainda mais a utilidade de se exigir o título de eleitor em papel.

Covid-19 - Ceará tem mais de 266 mil casos confirmados; mortes estão em 9.227

 O Estado já soma 914.607 testes aplicados para detectar a doença pandêmica

Até a última atualização da plataforma IntegraSUS, às 18h44 desta terça-feira (20), o Ceará registrou 266.316 casos confirmados de Covid-19. Em número de óbitos, 9.227 foram contabilizadas no Estado. Nenhuma morte foi registrada nas últimas 24 horas.
De acordo com o novo boletim, 228.371 pessoas já se recuperaram da doença no Ceará.
Fortaleza ainda lidera a lista de municípios com os maiores diagnósticos no Estado: são 53.506 casos e 3.892 óbitos. Em seguida está Juazeiro do Norte, no Cariri, com 15.996 infectados e 292 óbitos. Em terceiro na lista aparece Sobral, na Região Norte, com 12.512 diagnósticos positivos e 314 mortes pela doença.
Os números divulgados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detecção da presença do vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

Suspeitos de executar adolescente de 14 anos são mortos em confronto com a polícia

                              SERIAM INTEGRANTES DE FACÇÃO

Dois suspeitos de executar adolescente de 14 anos foram mortos durante confronto com a polícia em matagal de Marituba/PA

Suspeitos de integrar facção criminosa, os mortos foram identificados apenas como Marcos e Danilo, que seriam os executores da adolescente Caylane Cristina Pinto Cavalcante, de 14 anos, que foi encontrada morta na tarde da última quinta-feira (15), na mesma região.
Após cerca de quatro dias de busca pelas matas de Marituba, equipes do 21º Batalhão de Polícia Militar localizaram os suspeitos de executar a adolescente. Por volta das 3h, os suspeitos foram localizados enquanto tentavam fugir pela Alça Viária.
Segundo a polícia, Marcos e Danilo reagiram à voz de prisão e foram baleados após troca de tiros. Os dois ainda chegaram a ser socorridos e levados para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Marituba, mas não resistiram aos ferimentos e morreram no local.

O caso - Caylane estava desaparecida desde sábado (10). Circulou na internet vídeo em que a adolescente aparece sendo interrogada por membros de uma facção criminosa. Nele, aparecem também prints de mensagens trocadas entre os membros do grupo confirmando que estavam apenas no aguardo de uma ordem para executá-la.
O motivo especulado para o assassinato de Caylane é de que ela teria repassado informações sobre o grupo criminoso à polícia.

Gusttavo Lima procurou Andressa Suita para reconciliação no último fim de semana

A separação do cantor Gusttavo Lima continua sendo o grande assunto do momento no mundo das celebridades. Nesta segunda-feira (19), o caso teve um novo desdobramento, após a jornalista Fabíola Reipert divulgar um áudio onde a influencer Mallu Ohanna admite ter vivido um affair com o cantor sertanejo.

Na conversa revelada, a ex-esposa do atacante Dudu, ex-Palmeiras, afirma ter ficado com o Embaixador na residência do cantor Leonardo e em outras oportunidades. A versão vai totalmente ao oposto do que foi dito pela própria Mallu na última sexta-feira (16), onde ela disse nunca ter se relacionado com o Gusttavo Lima, e ainda manifestou torcida para que o casal reatasse.

“Foi quando eu fui para Goiânia, quando eu estava lá. Uns três meses, se eu não me engano. Uns dois meses, mais ou menos. Eu estava na casa do Leonardo, até então. Eu estava junto, até então, com o Zé Felipe, a Vírginia, todo mundo. Aconteceu lá, aconteceu lá as coisas entre mim e ele”, completou Mallu.

Embaixador tenta provar o contrário

De acordo com informações do jornal Extra, o sertanejo procurou Andressa Suita no último fim de semana querendo repensar a decisão de terminar o casamento. Segundo o Extra, o cantor alegou que precisava de um tempo, e que passava por uma crise depressiva quando resolveu pedir a separação. O jornal ainda destaca que ele, agora, tenta provar que não traiu a modelo enquanto eles estavam casados.

Depois da circulação do áudio onde Mallu Ohanna aparece afirmando que teve um caso com Gusttavo Lima, o cantor utilizou suas redes sociais para desabafar, classificando as informações como calúnia e difamação. Ele prometeu processo a quem divulgar informações falsas sobre a sua pessoal.

Fonte: TV Prime

BARRACO! Desconfiada, mulher flagra marido idoso em quarto de motel com sobrinha periguete e aplica "surra federal". VEJA VÍDEO

Um flagrante de traição conjugal não poderia terminar de outra maneira que não fosse com muita tapa aplicada pela esposa traída na cara do marido sem vergonha.

Um vídeo começou a circular nas redes sociais manhã desta segunda-feira,19, mostrando uma mulher “chifrada” quebrando a motocicleta do marido e lhe aplicando um corretivo pela "pulada de cerca".

A mulher descobre o "ninho" de amor do casal. O veículo está na porta do apartamento onde o marido dela está trancado com a outra que para completar é sua sobrinha dela.

A mulher parte a porta e aos gritos diz que vai arrombar. Nu, o marido sem vergonha abre a porta e leva uma "surra federal". A periguete que estava com o idoso ainda tenda livrá-lo.

Em um dos trechos do vídeo a esposa traída diz “Olha o charme do homem. Dentro do motel com uma sobrinha minha. E os dois morando comigo”.

A mulher filmou tudo e esbraveja que vai por na internet pra ele “deixar de ser safado”.

Não há informação de onde o flagrante de traição conjugal aconteceu, mas existem comentários de que isso aconteceu em um motel (sem nenhuma estrela) de Manaus.
Com informações do portal do Zacarias
Vídeo YouTube

Brasil anuncia que vai comprar 46 milhões de doses da CoronaVac

Ministro da Saúde assina protocolo de intenções para adquirir a vacina.
Após reunião virtual com governadores na tarde de hoje (20), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, assinou um protocolo de intenções para adquirir 46 milhões de doses da vacina CoronaVac, que está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Segundo o Ministério da Saúde, esta ação é mais um passo na estratégia de ampliar a oferta de vacinação para os brasileiros. O ministério já tinha acordo com a AstraZeneca/Oxford, que previa 100 milhões de doses da vacina, e outro acordo com a iniciativa Covax, da Organização Mundial da Saúde, com mais 40 milhões de doses.

Somadas, as três vacinas – AstraZeneca, Covax e Butantan-Sinovac - representam 186 milhões de doses, a serem disponibilizadas ainda no primeiro semestre de 2021.

Segundo o ministro, as doses serão distribuídas em todo o Brasil por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“Temos a expertise de todos os processos que envolvem esta logística, conquistada ao longo de 47 anos de PNI. As vacinas vão chegar aos brasileiros de todos os estados”, disse Pazuello.

O acordo

Para o protocolo de intenções de compra de doses da CoronaVac, uma nova medida provisória será editada para disponibilizar crédito orçamentário de R$ 1,9 bilhão. O Ministério da Saúde já havia anunciado, também, o investimento de R$ 80 milhões para ampliação da estrutura do Butantan – o que auxiliará na produção da vacina.

Segundo o Ministério, o processo de aquisição ocorrerá após o imunizante ser aprovado e obter o registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Produção local

Além destas doses iniciais, a partir de abril, a Fiocruz deve começar a produção própria da AstraZeneca e disponibilizar ao país até 165 milhões de doses durante o segundo semestre de 2021. O acordo do Instituto Butantan com a Sinovac também prevê a transferência de tecnologia e, com isso, o Butantan deve passar a produzir 100 milhões de doses por ano com sua nova fábrica.

A expectativa do Ministério da Saúde é que a vacinação possa ser iniciada em janeiro do próximo ano. Mas alerta que isso vai depender dos resultados da Fase 3 das vacinas, que testa eficácia, e de liberação da Anvisa.

Segundo o ministério, o primeiro grupo a ser imunizado serão os profissionais da saúde e pessoas do grupo de risco para a covid-19 (a doença provocada pelo novo coronavírus). A vacinação, segundo o órgão, não será obrigatória.

Testes

A CoronaVac já está na Fase 3 de testes em humanos. Ao todo, os testes com a CoronaVac – que tiveram início no Brasil em julho – serão realizados em 13 mil voluntários.

Caso a última etapa de testes comprove a eficácia da vacina, ou seja, comprove que ela realmente protege contra o novo coronavírus, o acordo entre a Sinovac e o Butantan prevê a transferência de tecnologia para produção do imunizante no Brasil. A CoronaVac prevê a administração de duas doses por pessoa.

Ontem (19), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, anunciou que a CoronaVac é uma vacina segura, ou seja, ela não apresenta efeitos colaterais graves. Ele também disse que os resultados de eficácia ainda não foram finalizados, mas que ele espera que isso seja possível de acontecer até dezembro deste ano.

(Agência Brasil)

Brasil é o 2º país do mundo com maior número de curados da Covid

Levantamento realizado pela equipe de dados da Revista Ceará em parceria com a Revista Paulistana, mostra Brasil com 2 milhões de curados, atrás apenas dos Estados Unidos.

O levantamento realizado pelas duas equipes dos veículos, mostra o Brasil no ranking como 2º maior país do mundo em curados do coronavírus, com um total de 2.020.637 milhões de pessoas recuperadas da doença, de acordo com o portal do Ministério da Saúde.

O Brasil também já ultrapassou as 100 mil mortes causadas pelo vírus em território brasileiro. Apesar do alto número de curados, o Brasil ainda apresenta um alto número de infectados.

A contagem em tempo real, de acordo com informações retiradas do painel da universidade americana Johns Hopkins, mostra o Brasil atrás, apenas, dos Estados Unidos no ranking de recuperados, e bem à frente de países como China, Espanha, Itália e França.

(Revista Ceará)

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Correios vão leiloar mais de 200 carros e motos usados no Ceará

 


Correios realiza duas licitações para a venda de 211 motos e veículos utilitários usados no Ceará (Divulgação/Correios)

Os Correios vão realizar duas licitações para a venda de 211 veículos usados no Ceará, na próxima quinta-feira (22). As sessões ocorrem na agência central da empresa, em Fortaleza.

A primeira licitação, que começa às 8h, compõe 54 lotes, entre 28 motocicletas e 26 veículos utilitários. O segundo certame abrange 157 lotes, com 125 motos e 32 utilitários, e tem início às 13h.

Não podem participar das licitações pessoas físicas ou jurídicas que sejam ou tenham relação de parentesco com dirigentes e empregados dos Correios.

Também são vetados de participação pessoas jurídicas declaradas inidôneas pela União, Estado ou Distrito Federal, ou com administradores, sócios e administradores declarados inidôneos.

O vencedor dos lances deve apresentar documento de identificação e efetuar pagamento de 5% do valor. O restante do pagamento deve ocorrer em até cinco dias úteis após a licitação. A retirada dos veículos ocorre após o pagamento integral, em no mínimo 25 corridos.

Os interessados podem realizar consultas por e-mail até esta segunda-feira (19). A visitação dos veículos vai até quarta-feira (21).

Fonte: G1 CE

INSS tem fila de mais de 132 mil à espera de resposta no Ceará


A imprevista pandemia de Covid-19 impactou as rotinas do setor privado, das famílias e também do serviço público. Um dos atendimentos comprometidos foi o do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que já contabilizava enorme fila de espera antes mesmo da crise de saúde. No Ceará, o órgão encerrou o mês de setembro com 132,5 mil pessoas aguardando retorno sobre algum benefício. 

O número foi repassado pelo próprio INSS ao Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Procurado, o instituto informou que não se manifestará quanto aos dados. Conforme detalha a presidente do IBDP, Adriane Bramante, do total de requerimentos abertos no Estado, 80,4 mil são referentes a pedidos de aposentadoria. 

O volume é o sétimo maior entre os estados e o segundo do Nordeste, atrás somente da Bahia, que possui 123,5 mil solicitações de aposentadoria.

Vacinação contra Covid-19 no Ceará pode ocorrer até julho de 2021


A vacinação em massa contra a Covid-19 pode acontecer até julho de 2021, no Ceará, afirmou nesta segunda-feira (19) o secretário estadual da saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto. 

“O estado do Ceará está ligado às ações da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). A nossa vacina que está com a Fiocruz tem previsão pro ano que vem. Quer dizer, a vacinação em massa seria até julho do ano que vem”, afirma o secretário, referindo-se à vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca, que retomou os testes no Brasil na semana passada após suspender atividades devido ao registro de efeitos adversos em voluntários. 

Outras opções, porém, não estão descartadas pelo gestor. “O estado de São Paulo tem uma parceria entre o Butantan e um laboratório chinês que está falando que começa a produção em dezembro. Está sendo discutido a nível de Ministério (da Saúde), se nós podemos nos antecipar e usar essa vacina também”, explica. Em São Paulo, o imunizante, a Coronavac, é desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. 

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse nesta segunda-feira que a vacina é a mais segura das que estão em desenvolvimento, e afirmou que a eficácia do imunizante deve ser comprovada até dezembro.

BALANÇO - Fim de semana sangrento no Ceará deixa 38 mortos em acidentes e homicídios

 A violência do trânsito e os conflitos com armas de fogo deixaram um rastro de morte

O Ceará viveu mais um fim de semana sangrento, com mortes violentas em assassinatos e acidentes de trânsito, além de uma chacina com cinco vítimas mortas e outra baleada. No balanço parcial das ocorrências policiais registradas entre a última sexta-feira (16) e o domingo (18) foram contabilizados 27 homicídios e 11 mortes no trânsito, totalizado 38 óbitos.

Na Grande Fortaleza, oito assassinatos foram registrados pela Polícia. Além de um duplo assassinato na noite de domingo no bairro Planalto Pici. Na cidade de Paraipaba, na Região Metropolitana da Capital, dois homicídios ocorreram entre sexta-feira e sábado, no intervalo de menos de 24 horas.

No Interior Norte do estado do Ceará foram sete assassinatos nos seguintes Municípios: Canindé, Aracoiaba (triplo homicídio), Frecheirinha e Sobral  (2 casos).

No Interior Sul foi registrado o maior número de homicídios. Foram 12 casos nos seguintes Municípios: Quiterianópolis (uma chacina com cinco mortos e um ferido), Tabuleiro do Norte (triplo assassinato), Campos Sales (idosa morta), Parambu, Mauriti e Russas.

Acidentes - Onze pessoas morreram em acidentes de trânsito no fim de semana. A maioria dos casos ocorreu no Interior do estado, nos seguintes Municípios: Salitre, Icó, Tianguá, Chorozinho, Crato, Araripe, Groaíras, Umirim e Russas.

Bala perdida - Em Fortaleza, um homem de 57 anos morreu vítima de “bala perdida” no bairro Aerolândia. O caso aconteceu na noite da última sexta-feira (16), tendo como vítima Edson Ramos Neto. O crime ocorreu na comunidade conhecida por Areal.

Idosa morta - Na zona rural do Município de Campos Sales, uma mulher idosa, de 75 anos, e que morava sozinha, foi morta dentro de casa com vários tiros na cabeça. O crime ocorreu no Sítio Inharé. A vítima, identificada como Antônia de Assis Alencar, aposentada. Há suspeita de um crime ligado a briga por herança.

Triplo - Três homens foram mortos, a tiros, na madrugada de sábado no Município de Aracoiaba. O triplo homicídio ocorreu dentro de uma casa na localidade de Ideal, zona rural.

Outro triplo - Três homens foram mortos e várias outras pessoas ficaram feridas em um atentado ocorrido na noite de sábado no Município de Tabuleiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe. O caso ocorreu no bairro da Cooperativa. Entre os mortos estão: João Laélio de Sousa Costa, 30 anos e Thiago Moura de Sousa, 26. O terceiro morto não foi identificado. Várias pessoas também baleadas foram transferidas em ambulâncias para o IJF-Centro, em Fortaleza.

Duplo - Dois homens foram baleados e mortos, na noite do domingo, em uma residência no bairro Planalto Pici. A Polícia esteve no local e levantou pistas de que o crime pode está relacionado à guerra de facções no bairro.

Na avenida - Na manhã de sábado, um vendedor ambulante foi morto, a tiros, em plena Avenida Bezerra de Menezes, no bairro São Gerardo, na Capital. Um desconhecido disparou um tiro na cabeça da vítima, identificada apenas por William, que tombou morto no canteiro central da avenida.

Dois crimes - Duas pessoas foram assassinadas no Município de Paraipaba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) no fim de semana. Ainda na sexta-feira, um homem foi assassinado, a tiros, na Praça da Matriz, no Centro. No sábado uma mulher acabou sendo morta, também a tiros, na localidade de Rosário.

Chacina - Cinco homens foram mortos, a tiros, no alpendre de uma residência na cidade de Quiterianópolis, na tarde de domingo (18). Os cinco foram identificados como:  Gionnar Coelho Loiola, 31 anos,  Irineu Simão do Nascimento, 25, José Reinaque Rodrigues de Andrade, 31, Antônio Leonardo Oliveira Silva, 19 anos e Etivaldo da Silva Gomes, 23.  Um rapaz de 16 anos ficou ferido na chacina.

Cartão postal - Um jovem, ainda não identificado, foi assassinado no começo da madrugada do último sábado (17) em plena Avenida Beira-Mar, cartão-postal de Fortaleza. O crime aconteceu na faixa de areia da Praia de Iracema, a poucos metros de uma Base Móvel da PM.  O rapaz foi espancado e esfaqueado por integrantes de uma facção.

Candidata morre - Um acidente de trânsito ocorrido em Umirim, resultou na morte da jovem Neffer Mara Rodrigues de Oliveira. O fato ocorreu na madrugada de domingo. Mara era candidata a vereadora na cidade de São Luís do Curu, onde seus pais já foram prefeitos.

Genro ateia fogo na sogra de 82 anos em Limoeiro do Norte

A idosa foi socorrida para uma unidade hospitalar da cidade

Idosa que teve corpo incendiado por genro, em Limoeiro do Norte

Um homem foi preso após atear fogo a sogra, uma idosa de 82 anos, para chamar atenção da mulher, filha da vítima. O caso ocorreu no último domingo (18), em Limoeiro do Norte. O criminoso estava sob efeito de bebida alcoólica e confessou o crime à polícia.
A idosa foi socorrida com vida para uma unidade hospitalar da cidade. Não há informações sobre o estado de saúde dela.
O Corpo de Bombeiros esteve no local para conter as chamas que também atingiram partes da casa.
O genro foi autuado por tentativa de homicídio doloso.
Um inquérito policial foi instaurado na Delegacia Regional de Russas, da Polícia Civil, e as circunstâncias do caso serão apuradas pela Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte.

Anuário de segurança - Ceará tem maior aumento de assassinatos do Brasil em 2020

 Ceará contabilizou 2.340 mortes violentas intencionais no primeiro semestre deste ano, ficando atrás apenas da Bahia e do Rio de Janeiro em números absolutos

Das 2.204 mortes violentas intencionais contabilizadas no Ceará em 2020, 2.203 foram homicídios dolosos

O Ceará foi o estado brasileiro com a maior alta no número de assassinatos entre 2019 e 2020, de acordo com os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta segunda-feira (19). Foram 2.340 registros no primeiro semestre deste ano, quase o dobro (96%) do total contabilizado no mesmo período do ano passado (1.190 ocorrências). Em números absolutos, o estado foi o terceiro no ranking nacional de mortes violentas intencionais (MVIs).
De acordo com o documento, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Ceará fica atrás apenas da Bahia (3.249) e do Rio de Janeiro (2.728) nas estatísticas, e ultrapassou São Paulo, que registrou 2.204 mortes violentas intencionais em 2020. Os números são a soma das vítimas de homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de mortes e óbitos decorrentes de intervenções policiais.
Além do Ceará, outros 13 estados apresentaram crescimento acima da média nacional na quantidade de assassinatos: Paraíba, Maranhão, Espírito Santo, Sergipe, Alagoas, Paraná, Santa Catarina, Rondônia, Tocantins, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia e São Paulo.
Entre janeiro e junho de 2020, das 2.204 mortes no Ceará, 2.203 foram homicídios dolosos (com intenção de matar). O total é mais que o dobro do contabilizado no primeiro semestre de 2019, que teve 1.065 ocorrências. Do total de assassinatos neste ano, 200 foram de mulheres, sendo 14 deles feminicídios. Em 2019, foram 113 casos, dos quais também 14 foram feminicídios. Já os latrocínios totalizam 29 das mortes deste ano, além de 12 assassinatos após lesão corporal.

Ceará acumula mais de 9,2 mil mortes pela Covid-19 - Casos da doença se aproximam de 266 mil

 Outros 229.054 pacientes se recuperaram da doença no Estado

O total de mortes provocadas pela Covid-19 no Ceará chegou a 9.217 nesta segunda-feira (19). A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) às 17h38, através da plataforma IntegraSUS. O Estado também soma 265.875 diagnósticos positivos da doença.
Os dados também mostram que 229.054 pacientes receberam alta hospitalar ou ficaram livres da doença até o momento.
Os números apresentados pela Secretaria, porém, fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, o que não corresponde necessariamente à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.
A letalidade da doença, até então, é de 3,5%.
Fortaleza ainda é o município com registros mais elevados do coronavírus, e acumula 53.416 casos e 3.889 óbitos. Juazeiro do Norte e Sobral vêm em seguida, com 15.977 e 12.507 casos, respectivamente; Maracanaú também mantém um registro elevado de 7.305 diagnósticos positivos.

Outro fim de semana sangrento no Ceará, com 38 mortos em acidentes e homicídios


O Ceará viveu mais um fim de semana sangrento, com mortes violentas em assassinatos e acidentes de trânsito, além de uma chacina com cinco vítimas mortas e outra baleada. No balanço parcial das ocorrências policiais registradas entre a última sexta-feira (16) e o domingo (18) foram contabilizados 27 homicídios e 11 mortes no trânsito, totalizado 38 óbitos.

Na Grande Fortaleza, oito assassinatos foram registrados pela Polícia. Além de um duplo assassinato na noite de domingo no bairro Planalto Pici, ocorreram crimes, ainda, nos bairros Vila União, Aerolândia, São Gerardo e Praia de Iracema. Na cidade de Paraipaba, na Região Metropolitana da Capital, dois homicídios ocorreram entre sexta-feira e sábado, no intervalo de menos de 24 horas.

No Interior Norte do estado do Ceará foram sete assassinatos nos seguintes Municípios: Canindé (localidade de Ipu), Aracoiaba (triplo homicídio na localidade de Ideal), Frecheirinha (no bairro Caeral) e Sobral (2 casos, nos bairros Terrenos Novos e Alto da Brasília).

No Interior Sul foi registrado o maior número de homicídios. Foram 12 casos nos seguintes Municípios: Quiterianópolis (uma chacina com cinco mortos e um ferido), Tabuleiro do Norte (triplo assassinato), Campos Sales (idosa morta a tiros no Sítio Inharé), Parambu (na localidade de Morada Nova, Distrito de Novo Assis), Mauriti e Russas (Distrito de Flores).

Acidentes

Onze pessoas morreram em acidentes de trânsito no fim de semana. A maioria dos casos ocorreu no Interior do estado, nos seguintes Municípios: Salitre (CE-187), Icó (BR-116), Tianguá (Sítio Taboca de Cima), Chorozinho (Localidade de Leirões), Crato ((na Ladeira do Belmonte), Araripe (Sítio Teixeira), Groaíras (estrada de acesso a Sobral), Umirim (BR-222. Km 87) e Russas (Tabuleiro de Russas).

Bala perdida

Em Fortaleza, um homem de 57 anos morreu vítima de “bala perdida” no bairro Aerolândia. O caso aconteceu na noite da última sexta-feira (16), tendo como vítima Edson Ramos Neto. O crime ocorreu na Rua Cinderela, na comunidade conhecida por Areal.

Idosa morta

Na zona rural do Município de Campos Sales, uma mulher idosa, de 75 anos, e que morava sozinha, foi morta dentro de casa com vários tiros na cabeça. O crime ocorreu na madrugada de sábado (17), no Sítio Inharé. A vítima, identificada como Antônia de Assis Alencar, aposentada. Há suspeita de um crime ligado a briga por herança.

Triplo

Três homens foram mortos, a tiros, na madrugada de sábado no Município de Aracoiaba (a 73Km de Fortaleza). O triplo homicídio ocorreu dentro de uma casa na localidade de Ideal, zona rural.

Outro triplo

Três homens foram mortos e várias outras pessoas ficaram feridas em um atentado ocorrido na noite de sábado, por volta das 19h30, no Município de Tabuleiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe. O caso ocorreu no bairro da Cooperativa. Entre os mortos estão: João Laélio de Sousa Costa, 30 anos; e Thiago Moura de Sousa, 26. O terceiro morto não foi identificado. Várias pessoas também baleadas foram transferidas em ambulâncias para o IJF-Centro, em Fortaleza.

Duplo

Dois homens foram baleados e mortos, na noite do domingo, em uma residência no bairro Planalto Pici. A Polícia esteve no local e levantou pistas de que o crime pode está relacionado à guerra de facções no bairro.

Na avenida

Na manhã de sábado, um vendedor ambulante foi morto, a tiros, em plena Avenida Bezerra de Menezes, no bairro São Gerardo, na Capital. Um desconhecido disparou um tiro na cabeça da vítima, identificada apenas por William, que tombou morto no canteiro central da avenida.

Dois crimes

Duas pessoas foram assassinadas no Município de Paraipaba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) no fim de semana. Ainda na sexta-feira, um homem foi assassinado, a tiros, na Praça da Matriz, no Centro. No sábado uma mulher acabou sendo morta, também a tiros, na localidade de Rosário.

Chacina

Cinco homens foram mortos, a tiros, no alpendre de uma residência na cidade de Quiterianópolis (a 397Km de Fortaleza), na tarde de domingo (18). Os cinco foram identificados como: Gionnar Coelho Loiola, 31 anos; Irineu Simão do Nascimento, 25; José Reinaque Rodrigues de Andrade, 31; Antônio Leonardo Oliveira Silva, 19 anos; e Etivaldo da Silva Gomes, 23. Um rapaz de 16 anos ficou ferido na chacina.

Cartão postal

Um jovem, ainda não identificado, foi assassinado no começo da madrugada do último sábado (17) em plena Avenida Beira-Mar, cartão-postal de Fortaleza. O crime aconteceu na faixa de areia da Praia de Iracema, a poucos metros de uma Base Móvel da PM. O rapaz foi espancado e esfaqueado por integrantes de uma facção.

Candidata morre

Candidata morre

Um acidente de trânsito ocorrido na BR-222, Km 87, em Umirim, resulotu na morte da jovem Neffer Mara Rodrigues de Oliveira. O fato ocorreu na madrugada de domingo. Mara era candidata a vereadora na cidade de São Luís do Curu, onde seus pais já foram prefeitos.

(Fernando Ribeiro)

CEARÁ: ESTADO MAIS VIOLENTO DO PAÍS COM AUMENTO DE 96% DE HOMICÍDIOS

Os dados foram revelados pelo Anuário Brasileiro da Segurança Pública nesta segunda.
O Ceará praticamente dobrou o número de assassinatos em 2020 em comparação a 2019 e lidera atualmente o ranking do s estados brasileiros com maior aumento de homicídios no País. O aumento chegou a 96 por cento, enquanto a Paraíba, o segundo na lista, teve acréscimo de apenas 19,2 por sento nos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs). A matança no Ceará não tem concorrência no País.

Os dados que mostram o desastre na Segurança Pública do estado estão contidos na 14ª edição do Anuário Brasileiro da Segurança Pública, publicado nesta segunda-feira (19). DE acordo com as estatísticas, a alta do número de assassinatos aconteceu em todo o Brasil, mesmo em tempos de pandemia, quando o isolamento social deixou desertas as cidades brasileiras.

No Brasil, o aumento dos assassinatos foi da ordem de 7,1 por cento, na comparação do primeiro semestre deste ano com igual período de 2019, saltando de 24.012 mortes violentas para 25.712. Mas no Ceará a situação foi drástica, com quase o dobro no aumento dos CVLIs em geral, que incluem os homicídios, latrocínios (roubo seguido de morte), feminicídio, lesão corporal seguida de morte, mortes por intervenção policial e assassinatos nas unidades do Sistema Penitenciário.

Ainda de acordo com o Anuário – que está sendo apresentado oficialmente nesta segunda-feira em coletiva de Imprensa na cidade de São Paulo – o aumento dos homicídios no País quebra uma sequência de queda que aconteceu entre 2017 e 2019. Em 2019, por exemplo, o País teve queda de 17,5 por cento nas mortes violentas e intencionais em comparação a 2018, passando de 57.574 crimes para 47.773.

O Anuário da Segurança Pública 2020, que é produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou também que no país as mortes por intervenção policial aumentaram de 2019 para 2020 na ordem de seis por cento, passando de 3.002 casos para 3.181.

Veja a seguir, o ranking dos 14 estados mais violentos do País: *

Ceará (96.6%)

Paraíba (19.2%)

Maranhão (18.5%)

Espírito Santo (18.5%)

Sergipe (16.85)

Alagoas (15.1%)

Paraná (14.8%)

Santa Catarina (14%)

Rondônia (13.4%)

Tocantins (12.5%)

Pernambuco (11.8%)

Rio Grande do Norte (11.8%)

Bahia (10.1%)

São Paulo (8.2%)

(*) Taxa de aumento dos homicídios no primeiro semestre na comparação 2019/2020.

Via CN7

Brasil tem 147,9 milhões de eleitores aptos a votar no dia 15/11

O contingente elegerá novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios em 15 de novembro. Não participam da votação neste ano os eleitores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, que não têm prefeito, e os brasileiros registrados no exterior, que só podem votar em trânsito nas eleições gerais a cada quatro anos.


Biometria

Por causa da pandemia de covid-19, a Justiça Eleitoral excluiu a biometria como meio de identificação nas eleições deste ano. Mesmo assim, a coleta dos dados biométricos continuou a aumentar em 2020. Em dezembro do ano passado, pouco mais de 113,5 milhões de pessoas tinham feito o procedimento, o equivalente a 76% do eleitorado. Em agosto deste ano, quando foi encerrado o registro para as eleições municipais, 117.594.975 pessoas estavam identificadas pela biometria, 79.5% do eleitorado.


Perfil

Na divisão por gêneros, as mulheres somam 77.649.569 eleitores (52,49%) do total. Os homens totalizam 70.228.457 eleitores (47,48%). Outras 40.457 pessoas não declararam o gênero, representando 0,03% do eleitorado. Um total de 9.985 pessoas usarão o nome social no título de eleitor, prática autorizada pela Justiça Eleitoral desde 2018.

Em relação ao grau de instrução, a maior parte dos eleitores informou ter o ensino médio completo, com 37.681.635 (25,47%) pessoas nessa condição. A faixa de menor escolaridade, com ensino fundamental incompleto, vem em segundo lugar, com 35.771.791 eleitores (24,18%), seguida pelo contingente com ensino médio incompleto, com 22.900.434 (15,48%). Somente 10,68% do eleitorado, que somam 15.800.520 pessoas, têm nível superior completo.

Um total de 1.158.234 eleitores se declararam com alguma deficiência em 2020. O número representa aumento de 93,58% na comparação com as 598.314 pessoas que haviam afirmado ter alguma limitação física em 2016. Segundo o TSE, o aumento não significa necessariamente alta na participação de pessoas com deficiência, porque as estatísticas se baseiam em autodeclarações do cidadão no momento do registro eleitoral.


Estados e municípios

Na comparação com 2016, o estado com maior incremento no eleitorado foi o Amazonas, cujo número de eleitores ativos subiu 7,88%, para 2.503.269. O único estado com redução no total de eleitores foi o Tocantins, com queda de 0,17% nos últimos quatro anos, de 1.037.063 para 1.035.289.

Maior colégio eleitoral do país, o estado de São Paulo tem 33.565.294 eleitores aptos a votar em 2020, alta de 2,69% em relação a 2016. Na comparação por municípios, a capital paulista concentra o maior número de eleitores, com 8.986.687 no total.

O menor colégio eleitoral do país é Araguainha (MT), com 1.001 eleitores. A cidade, que estava nas mesmas condições na votação de 2016, havia perdido o posto para Serra da Saudade (MG) nas eleições gerais de 2018. Em 2020, o município recuperou o título. Também em Mato Grosso, o município de Boa Esperança do Norte escolherá prefeitos e vereadores pela primeira vez.


Voto facultativo

Nestas eleições, 14.538.651 pessoas têm a opção do voto facultativo, permitido a eleitores com 16 e 17 anos e a idosos a partir de 70 anos. Desse total, 1.030.563 são jovens, 8.784.004 têm entre 70 e 79 anos, e 4.658.495 têm entre 80 e 99 anos. Existem 65.589 idosos com mais de 100 anos aptos a votar em 2020.


Entre no nosso Grupo de WhatApp.

Mais informações podem ser obtidas no censo do TSE com o perfil do eleitorado brasileiro em 2020. O tribunal compilou os principais dados neste documento. Também é possível acessar o Repositório de Dados Eleitorais (RDE), que permite baixar tabelas com todos os dados do eleitorado e fazer cruzamentos estatísticos.
 
Fonte: Terra