domingo, 1 de março de 2015

RODOVIAS FEDERAIS Buracos continuam quase os mesmos


Trafegar por alguns trechos das rodovias que cortam o Ceará requer cautela e paciência

uazeiro do Norte Um ano após a divulgação de levantamento realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), relativo a intervenções em pelo menos seis trechos de rodovias federais que cortam o Ceará, quando foi apontada a existência de crateras no asfalto e locais com sinalizações irregulares ou ausência de placas, a situação parece ser a mesma em alguns pontos das BRs 222, 116 e 230, próximas aos municípios de Sobral, Tianguá, Icó, Ipaumirim, Brejo Santo, Várzea Alegre e Farias Brito.

Conforme motoristas que trafegam pelos trechos danificados, os riscos de acidentes são iminentes e os prejuízos por quebra de peças são frequentes. As reclamações também apontam o crescimento da vegetação à beira das estradas, que impede a visualização da sinalização, e grande número de animais soltos pelas pistas de rolamento.

No trecho da BR-116 que liga os municípios de Milagres e Brejo Santo, o número de buracos assusta motoristas que utilizam a rodovia diariamente. Os acidentes são constante e mortes já aconteceram em áreas próximas ao perímetro urbano de ambos os municípios. Nas proximidades das localidades de Vila Esperança e Vila Conceição, em Brejo Santo, a situação é preocupante. "Não tem condição de rodar por uma estrada nessa situação", avalia o caminhoneiro Luís Antônio de Oliveira que afirma já ter tido prejuízos.

O motorista Carlos Alberto de Medeiros, que diariamente transporta passageiros até Juazeiro do Norte, disse que os acidentes ocorrem principalmente no fim do dia. "Quando começa a escurecer, fica pior. Não tem sinalização que preste e nem sempre dá pra enxergar os buracos", observou.

A situação também preocupa motoristas que trafegam pela BR-116, nas proximidades de Ipaumirim e Icó, após a entrada para Umari, onde não foram terminados os serviços de tapa-buraco. "A estrada já foi recuperada umas três vezes. O problema é que o material utilizado não parece ser de qualidade. Já tem muito buraco e muita ondulação próximo a Ipaumirim. Quem vai até Icó também reclama de buraco e muito animal na pista", diz o motorista José Cícero Pereira.

Centro-Sul

O trecho de 40 Km da BR-230, entre Iguatu e Farias Brito, no Sul do Ceará, permanece esburacado desde o fim de 2013. As poucas chuvas que caíram neste ano provocaram reabertura de antigos buracos, danificando o asfalto. No fim de 2012, a via foi recuperada com operação tapa-buraco, mas dois anos depois voltou a apresentar problemas.

Entre 2006 e 2012, o trecho estava em péssimo estado de conservação, com muitos buracos. A Superintendência Regional do Dnit anunciou a recuperação da via em fevereiro de 2012 e o serviço foi concluído em parte do trecho de Várzea Alegre até o entroncamento com a BR-116. Na época, autoridades locais se mobilizaram para a recuperação da rodovia, que é considerada de grande importância para o trânsito, fluxo de pessoas e o comércio entre as cidades das regiões Centro-Sul e Cariri.

Foi realizado um serviço de melhor qualidade, com recapeamento geral da via entre Várzea Alegre e a BR-116, mas no trecho até Farias Brito foi feito serviço de tapa-buraco e apenas em alguns pontos recapeamento. Em pouco tempo os antigos buracos foram reabertos e novos surgiram. A empresa faliu, abandonou a obra e não foi feita nova licitação, uma vez que as demais construtoras desistiram de continuar os serviços. Houve alegação de defasagem orçamentária. Os buracos exigem dos motoristas atenção e paciência. Em alguns pontos é preciso trafegar em ziguezague para desviar das crateras. "Isso é uma vergonha para o Ceará", disse o representante comercial, Pedro Quirino, que sempre percorre a rodovia.

Em Sobral, o principal motivo de reclamações dos motoristas são os dois trechos. O primeiro entre os Km 179,9 e 228,7 da BR-222 que ainda se encontram em reforma, ocasionando transtornos para quem se desloca por lá. No local, são realizadas obras de recuperação e de alargamento de pontes e de drenagem superficial. O outro trecho é no acesso a Tianguá, do Km 311,5 ao 314,4, com obras de duplicação paralisadas, buracos na pista e desvios de tráfego.

Estaduais

Além das BRs, também é apontada a necessidade de recuperação de alguns pontos de CEs. Na CE-292, entre Crato e Nova Olinda, os motoristas reclamam da grande quantidade de buracos e de ondulações na pista. O volume de animais soltos é outro risco apontado. "Acidente com animais aqui nessa região é frequente. Sem falar na quantidade de buracos e na qualidade da pista", avaliou o vendedor Marcos Rolim de Andrade, que viaja pela rodovia, pelo menos, três vezes por semana. "Já prometeram melhorar a situação diversas vezes. Até já houve obras por aqui. Só que o serviço fica tão mal feito que acaba quebrando tudo de novo".

Outra estrada cearense que vem ocasionando transtorno aos motoristas do Cariri é a CE-060, entre Juazeiro do Norte e Caririaçu. O local passa por obras de alargamento da pista que, segundo motoristas, já dura bastante tempo. "Já era para ter terminado isso. O atraso parece até que é de propósito. Esse povo faz é prejudicar a vida da gente", diz o mototaxista Evandro Sales.

Estrada da Fruta

Na CE-356, conhecida como Estrada da Fruta, as obras de alargamento ocorrem a passos lentos. Segundo o gerente comercial Rodrigo Torres, a rodovia, principal acesso de Russas a Mossoró, no Rio Grande do Norte, apresenta áreas onde a buraqueira prejudica muito o fluxo de veículos. "Da saída da cidade até a subida da Serra do Vieira não dá pra rodar com mais de 40 Km/h e tem muitos caminhões que acabam trafegando na contramão. Em alguns pontos o pessoal da obra fez a terraplanagem, mas em nenhum trecho tem asfalto recuperado", reclamou. A ordem de serviços foi assinada em outubro. Com a reforma, a pista deverá ser alargada e passará a ter sete metros, além de 1,5m de acostamento.

Na quinta-feira (26), o governo do Estado anunciou que está investindo mais de R% 1 bilhão na recuperação das estradas. Segundo o governo, existem atualmente 1.339,3 Km de obras em andamento. Deste total, 659,9 Km são ligados a obras de pavimentação e 679,4 Km de restauração. O montante investido é de R$ 1.096.596.044,35. A previsão é que parte das obras seja entregue ainda neste ano.

As obras apontadas pelo Estado estão localizadas nos municípios de Uruberatama, Cariús, Palhano, Aurora, Piquet Carneiro, Varjota, Viçosa do Ceará, São Benedito e Massapê. Também estão sendo realizadas ações em outras regiões do Ceará, como é o caso do Anel Viário com implantação e duplicação de 32 Km, que beneficiará a Região Metropolitana de Fortaleza e a duplicação da CE-010, Ponte da Sabiaguaba-Entroncamento da CE-040, com 13,18 km.

O Dnit admitiu que, entre as rodovias federais que cortam o Estado, merecem atenção diversos das BRs 304, 116 e 230. Confira no quadro ao lado.

Roberto Crispim / Sucursais

Colaboradores/DN

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