CRATO NOTICIAS player

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Polícia investiga vídeos com sessões de tortura do tráfico


Rapaz é espancado no Jóquei, em São Gonçalo. Menor acusado pela agressão foi apreendido. Foto: divulgação
Wilson Mendes
Tamanho do texto A A A
Traficantes do Jóquei e Rio do Ouro, em São Gonçalo, estão sendo investigados por sessões de tortura. As vítimas seriam membros de facções rivais e até delatores. As cenas de violência são filmadas e os vídeos, disseminados na internet. A Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República quer ter acesso às informações da polícia sobre uma gravação na qual uma jovem é cruelmente espancada.
Ontem, um menor foi apreendido pelo 7º BPM (São Gonçalo), no Morro da Dita, e reconhecido como agressor de um rapaz vítima de uma das torturas filmadas. Semana passada, dois envolvidos na surra aplicada à mulher do outro vídeo, na Favela da Linha, já haviam sido presos.
— Além do menor, outros três traficantes foram presos hoje (ontem). Estamos fazendo operações no Dita desde quinta, quando um policial foi baleado. Eles foram presos por tráfico, mas com o vídeo devem pagar pela tortura também — afirmou o coronel Fernando Salema, comandante do 7º BPM.
No vídeo em que o rapaz é espancado, divulgado ontem por Salema, o menor, de 17 anos, usa um pedaço de madeira na surra e tem uma pistola na cintura. Outro bandido, não identificado, aparece na imagem e participa do espancamento. Para a Polícia Civil, a vítima pode ser um traficante rival.
— Ele diz no vídeo que não pertence a um bando rival e até sugere que devem se unir contra os outros, chamados por ele de alemães — diz a delegada Mônica Areal, adjunta da 74ª DP (Alcântara).
No outro vídeo, também investigado pela 74ª DP, um outro menor, já apreendido por tráfico, aparece raspando a cabeça da mulher. Em seguida, ela é surrada por um homem com um pedaço de madeira. O vídeo foi postado no Facebook, no último fim de semana, e já teve mais de 1,2 milhão visualizações. Na delegacia, o menor disse que a garota “fez fofoca’’ num presídio sobre um comparsa dele, por isso apanhou.
A secretária de Enfrentamento à Violência da Secretaria de Políticas para Mulheres, Aparecida Gonçalves, disse que pedirá mais informações sobre esse caso, para ajudar nas investigações.
No Morro Faz Quem Quer, tortura resultou em morte
Em setembro, Rayssa Christine Machado de Carvalho Sarpi, de 18 anos, morreu após ser torturada por traficantes no Morro Faz Quem Quer, em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio. Na época, os bandidos também fizeram um vídeo, de cerca de três minutos, raspando o cabelo da jovem. Rayssa foi liberada com vida, mas acabou morrendo seis dias depois de ter alta do Hospital estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes.

EXTRA

Polícia apreende menor que participou do espancamento de mulher exibido na internet

Nathália Marsal

Cenas fortes de uma mulher sendo cruelmente espancada com um pedaço de madeira, possivelmente por traficantes em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, estão circulando nas redes sociais. O vídeo compartilhado e assistido por milhares de internautas tem apenas 36 segundos, mas a delegada Mônica Areal, da 74ª DP (Alcântara), que investiga o caso, diz que o original dura dois minutos. O material foi encontrado no telefone celular de um menor apreendido por policiais do 7º BPM (São Gonçalo), no último dia 11, na Favela da Linha, no Rio do Ouro. O adolescente, de 15 anos, estava com uma pequena quantidade de maconha. Ele confessou ter participado da sessão de espancamento.
— Fiquei chocada com o vídeo. Sou delegada, mas também sou humana. Quase não consegui dormir no dia. É horrível — lembra Mônica Areal.
Mulher é espancada com pedaço de madeira
Mulher é espancada com pedaço de madeira Foto: Reprodução de vídeo
De acordo com a delegada, nos primeiros momentos do vídeo original, o garoto raspa a cabeça da mulher, que aparece sentada num banco. Enquanto isso, ela tenta se defender, dizendo não ser culpada de nada. Em seguida, um segundo rapaz chega com um pedaço de madeira e começa a espancá-la. Na sequência, é possível notar uma arma na cintura do agressor. A vítima cai do banco, mas o rapaz só para de bater quando a madeira quebra. A delegada disse que as cenas foram gravadas há pouco mais de dez dias.
— O adolescente confessou calmamente o que fez com a mulher. Ele disse que não matou e que a tortura aconteceu por ela ter feito uma fofoca num presídio sobre um outro menor. Ele não deu detalhes sobre quem era o outro agressor. Por isso, por enquanto, a investigação está suspensa — explica Mônica Areal.
O menor vai responder por atos infracionais análogos aos crimes de tortura e tráfico.
No Morro Faz Quem Quer, tortura resultou em morte
Em setembro, Rayssa Christine Machado de Carvalho Sarpi, de 18 anos, morreu após ser torturada por traficantes no Morro Faz Quem Quer, em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio. Na época, os bandidos também fizeram um vídeo, de cerca de três minutos, raspando o cabelo da jovem. Rayssa foi liberada com vida, mas acabou morrendo seis dias depois de ter alta do Hospital estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes.


EXTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário