CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 22 de julho de 2014

Juazeiro do Norte-CE: Tecnologia de segurança ajuda a combater o crime











Imagens do sistema têm ajudado a Polícia na captura de autores de delitos, bem como na intimidação para a prática de crimes, uma vez que as imagens ficam gravadas para posterior análise dos serviços de inteligência (Foto: Roberto Crispim)
Este município tem observado um decréscimo considerável em relação aos índices de criminalidade registrados nos últimos meses, graças à utilização de um sistema de monitoramento realizado através de câmeras de vigilância instaladas em áreas avaliadas como de maior risco para o cometimento de delitos.

Levantamento realizado há cerca de dois meses por especialistas do setor de segurança pública comprova que em locais onde os equipamentos estão instalados houve queda de até 65% no número de roubos e assaltos, enquanto que a taxa de homicídios sofreu redução de cerca de 6% nas áreas mais populosas.

Os equipamentos que formam o circuito de monitoramento estão instalados em uma das salas do prédio onde funciona a secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte e é operado por membros da Guarda Civil municipal. Ao todo, são seis equipamentos, sendo quatro deles posicionados em pontos estratégicos nas imediações do centro da cidade.

Novas instalaçõesConforme o secretário de Segurança Pública e Cidadania do município, Renato Moura, 25 outras câmeras serão instaladas em breve, aumentando o raio de cobertura do circuito de monitoramento já existente. Os novos equipamentos compõe o Programa "Crack, é possível vencer", a ser desenvolvido em Juazeiro do Norte em parceria com o Governo Federal, mas já deveriam ter sido instalados no município no final de março passado. No entanto, atrasos no processo licitatório para compra das câmeras prejudicaram o cronograma do programa.

"Nós acreditamos que os equipamentos estejam instalados e em pleno funcionamento até o final deste mês, tendo em vista que o município receberá a visita de técnicos da Secretaria Nacional de Segurança", informou o secretário.

Além destes equipamentos, outras câmeras de vigilância deverão ser adquiridas pelo Município, que objetiva implantar, até dezembro, um novo projeto de monitoramento na cidade. "O projeto entrou na fase de captação de recursos. Nosso objetivo é implantar, nesta fase inicial, cerca de 80 câmeras até o final do ano. Dessa forma, quando concluído, o projeto cobrirá toda a cidade", prevê.

CrimesEmbora o número atual de câmeras utilizadas pelo circuito de monitoramento ainda seja pequeno, o ganho adquirido a partir do uso das máquinas é avaliada pelo comando do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Juazeiro do Norte como importante na elucidação de casos de assalto e homicídio. "A partir das filmagens gravadas pelo sistema de segurança, há uma condição muito mais favorável para que a Polícia, por meio dos serviços de inteligência, possa capturar os autores dos delitos. Também favorece o conhecimento das ocorrências sem maiores atrasos, possibilitando, de tal maneira, que a resposta dos aparelhos de segurança seja mais rápida", avalia o comandante do 2º BPM, coronel José Wellington. O militar atesta que a junção do trabalho diário realizado pela Polícia Militar (PM) e o uso dos equipamentos têm gerado uma maior tranquilidade à população que reside em áreas até então vistas como preocupantes no setor de segurança.

"A mudança tem sido percebida não apenas em bairros periféricos. Na rua São Francisco, por exemplo, no Centro da cidade, o número de assaltos ao comércio e a residências diminuiu drasticamente. Isso, logicamente, devido ao trabalho que vem sendo realizado pela Polícia Militar e pelo auxílio que nós recebemos a partir das imagens gravadas naquela área", conclui.

Cobertura"Queremos implantar na fase inicial cerca de 80 câmeras até o final do ano, cobrindo toda a extensão da cidade"

Renato MouraSec de Seg. Pública e Cidadania de Juazeiro

Mais Informações:Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte
Rua Beata Maria de Araújo,S/N Romeirão
Telefone: (88) 3587-3305

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário