CRATO NOTICIAS player

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Juazeiro do Norte-CE: Polícia prende sete pessoas por latrocínio, tráfico de drogas, porte de arma e roubos


Demontier Tenório
Movimentação da polícia foi intensa nesta quarta-feira (Foto: Agência Miséria)
Em ações distintas nos bairros Santa Tereza, Socorro, Salesianos e Triângulo, policiais militares prenderam sete pessoas acusadas de latrocínio, tráfico de drogas, roubos e porte ilegal de armas. Logo cedo, na Rua Dom Bosco, 24 (Santa Tereza), uma equipe comandada pelo Capitão Ravelo deu cumprimento a um mandado de prisão quando prendeu Luiz Ferreira de Lima, de 48 anos, ali residente. Ele é acusado de um latrocínio em São Paulo, um roubo em Fortaleza e um estupro em Juazeiro.

Naquele mesmo bairro, porém no início da madrugada de hoje foram presos os moradores de rua José Filho Pinheiro, de 40, e Carlos Mário Martins dos Santos, de 23 anos. Na Rua Delmiro Gouveia eles tentaram tomar uma moto Honda Bros, de cor vermelha na qual trafegavam um jovem e um adolescente, residentes no bairro Limoeiro, os quais reagiram e detiveram os acusados. Carlos já responde por crime de receptação.

Já por volta das 8 horas de ontem, na Avenida Leandro Bezerra, 264 (Socorro), a polícia prendeu Manoel José do Nascimento, de 58 anos, ali residente, com cachimbos para uso de droga, sacos plásticos para embalar substâncias entorpecentes, latas de refrigerantes e isqueiro. Além dele, Carlos Eduardo Belo dos Santos, residente na Vila São José, 03 daquele bairro, com um grama de crack.

No dia 23 de outubro de 2012 naquela mesma avenida, populares ouviram estampidos de arma de fogo e avisaram à polícia. No local, os PMs encontraram Manoel José do Nascimento após ser atingido por um tiro nas costelas sem maior gravidade. Ele até recusou o socorro médico e a menção da autoria delitiva. Na época, os PMs recolheram no chão sete cápsulas deflagradas de munição calibre 380 enquanto populares informaram ter visto dois homens fugindo em um Celta de cor preta.

Já no dia 12 de abril de 2013, Carlos Eduardo foi preso na Praça Padre Cícero juntamente com Francinaldo Alves da Silva, de 33 anos. Os dois entraram em luta corporal em pleno logradouro no que terminaram causando tumulto e sendo contido por policiais militares do Ronda do Quarteirão. Francinaldo mora na Rua Perpetua Carneiro da Cunha (João Cabral) e Eduardo no mesmo endereço acima citado.

Por volta das 10 horas, na Rua Coronel Firmino Araújo (Salesianos), a polícia prendeu Hamilton Antonio Costa da Silva, de 19 anos, residente na Rua São Marcos, 280 daquele bairro, armado com uma faca. Já perto de meia noite, no Bar Novo Hambúrguer que funciona na Avenida Padre Cícero (Triângulo), a polícia prendeu Cícero Bento dos Santos, de 26 anos, residente na Travessa Graciliano Ramos daquele bairro. Ele estava com uma caixa de fósforo contendo 18 papelotes de cocaína e mais R$ 450,00 em dinheiro.

Ceará tem aumento de 32% na taxa de homicídios

Porcentagem dos homicídios (Foto: Reprodução/ONU)
O estado do Ceará teve um aumento de 32,4% no número dos homicídios durante os anos de2007 e 2011, segundo o Relatório Global sobre Homicídios 2013, que foi lançado nesta quinta-feira (10), pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime(UNODC).

O Ceará está em 6º no ranking dos estados que apresentaram aumento.  As taxas de homicídios cresceram no Norte e Nordeste, com destaque para a Paraíba, que registrou um aumento de 150%, e Bahia, que contabiliza um aumento de 75% no número dos homicídios, nos últimos dois anos. Já nos estados do Rio de Janeiro e são Paulo, as taxas declinaram com 29% e 11%. respectivamente.

Já no Brasil, somente em 2012, foram registrados 50.108 homicídios. Um número equivalente aos 10% dos assassinatos cometidos em todo o mundo, que foram 437 mil.

O relatório destaca as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPS) como uma iniciativa determinante para a redução dos índices de homicídio em quase 80% no Rio de Janeiro entre 2008 e 2012. Em novembro de 2013, o estudo contabilizou 34 unidades em operação em 226 comunidades, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas.

Destaque para a violência contra a mulher

Outro destaque é o número significativo de mulheres que são assassinadas pelos seus parceiros ou familiares, apesar da grande maioria das vítimas de homicídios serem do sexo masculino. O documento conclui que muito precisa ser feito para prover os Estados de capacidades para efetivamente prevenir, investigar, denunciar e punir a violência doméstica e todas as formas de violência contra a mulher. A China, Coreia do Norte e o Japão registram os maiores índice de morte de mulheres (cerca de 52% das vítimas).
O abuso de álcool e outras drogas, e a disponibilidade de armas de fogo, são apontadas no estudo como determinantes nos padrões e prevalência da violência letal. O relatório destaca que qualquer política pública na área de prevenção aos homicídios apenas irá funcionar se os governos conseguirem direcionar estas ações para as vítimas e agressores potenciais.

Os países com as maiores taxas de homicídio, com mais de 30 para cada 100 mil habitantes, são Colômbia, Venezuela, Guatemala e África do Sul. O Brasil (25 homicídios para cada 100 mil habitantes) integra o rol do segundo grupo de países mais violentos, juntamente com o México, a Nigéria e o Congo, que registram de 20 a 30 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário