CRATO NOTICIAS player

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Pesquisadores cearenses estudam utilizar fibra de caju para combater a obesidade

Pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical (CE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC) iniciaram estudos com a fibra de caju no intuito de reduzir a obesidade humana. Por se tratar de produtos nutracêuticos - nutrientes que têm capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e o tratamento de doenças - os testes tiveram de ser iniciados, obrigatoriamente, em animais antes de aplicados em humanos. Neste ano, após meia década de pesquisas, o grupo colheu os primeiros resultados.

Os cientistas identificaram que as fibras do bagaço de caju, tratadas em laboratório para retirada de açúcares e outros compostos de baixo peso molecular, foram capazes de inibir a obesidade em ratos submetidos à dieta hipercalórica. Os animais receberam uma alimentação rica em gorduras durante 15 semanas. Uma parte dos animais recebeu também a fibra processada em laboratório.

A fibra controlou o peso, a gordura abdominal, o apetite e preveniu o aumento da glicemia, das taxas de insulina no sangue e da gordura no sangue (triglicerídeos). Preveniu, ainda, o processo inflamatório, além de reduzir a lesão hepática causada pela dieta hipercalórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário