CRATO NOTICIAS player

domingo, 16 de agosto de 2015

Mulheres promovem iniciativas para lutar contra a gordofobia

Simone e amigas participaram de protesto contra gordofobia na Praia da Urca, no Rio de Janeiro
Simone e amigas participaram de protesto contra gordofobia na Praia da Urca, no Rio de Janeiro Foto: Arquivo Pessoal
Júlia Zaremba
extra
Questionar padrões de beleza, lutar contra a gordofobia e valorizar o corpo feminino, independentemente do tamanho ou forma. Esse é objetivo de Juliana Romano, Mariana Godoy, Paola Altheia e Simone Daher. As quatro mulheres, cada uma à sua forma, lançaram iniciativas nas redes sociais para discutir essas questões e estimular o empoderamento das mulheres. E têm conquistado, a cada dia, uma legião de novas seguidoras que se sentem, finalmente, representadas.
Fotógrafa faz ensaio com mulheres acima do peso para questionar padrões
Um ensaio fotográfico gerou bastante repercussão - e polêmica - na internet nas últimas semanas. Nas imagens, mulheres consideradas acima do peso aparecem em poses sensuais, em diferentes ângulos, com frases escritas no corpo, como "tire a sua gordofobia do meu caminho que eu quero passar" e "meu corpo, minhas regras". O ensaio, intitulado "Empoderarte-me", foi feito pela fotógrafa Mariana Godoy, de 22 anos, que vive na cidade de Jundiaí, em São Paulo.
- Começou como uma brincadeira entre amigas. A sessão foi muito divertida, uma coisa nova para todas. Apesar disso, ficaram muito à vontade, pois lidam muito bem com seus corpos. Quando publiquei a primeira foto do ensaio no Facebook, a reação foi muito positiva. Muitas mulheres me disseram que se sentiram representadas. Afinal, é difícil ver ensaios com mulheres gordas. Consegui alcançar o meu objetivo com o ensaio, que é fazer com que a mulher se aceite e se sinta bonita, independentemente do peso - afirma, destacando que as fotos foram tiradas em abril, maio e julho.
Mariana conta que ensaio começou como brincadeira entre amigas
Mariana conta que ensaio começou como brincadeira entre amigas Foto: Mariana Godoy
Apesar das críticas, a fotógrafa conta que ensaio foi muito elogiado
Apesar das críticas, a fotógrafa conta que ensaio foi muito elogiado Foto: Mariana Godoy
Segundo Mariana, objetivo do ensaio era fazer com que a mulher se aceite e se sinta bonita, independentemente do peso
Segundo Mariana, objetivo do ensaio era fazer com que a mulher se aceite e se sinta bonita, independentemente do peso Foto: Mariana Godoy
Apesar disso, a fotógrafa conta que também foram publicados comentários maldosos em relação ao ensaio, mas diz que não dá atenção para eles. Para ela, existe muito preconceito contra pessoas gordas no Brasil, que se manifesta em todos os lugares - desde uma entrevista de emprego até na hora de comprar uma roupa.
- As pessoas acham que têm o direito de ofender as meninas e de afirmar que nenhuma delas é saudável. Um internauta chegou a comentar que ficou com "nojo" do ensaio. Não posso olhar para uma pessoa gorda e dizer que não é saudável, assim como não dá para afirmar que uma pessoa magra está com boa saúde - afirma.
Mariana acredita que existe um grande preconceito contra gordas no Brasil
Mariana acredita que existe um grande preconceito contra gordas no Brasil Foto: Mariana Godoy
Fotos serão expostas em feira gastronômica de Jundiaí em agosto
Fotos serão expostas em feira gastronômica de Jundiaí em agosto Foto: Mariana Godoy


extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário