CRATO NOTICIAS player

domingo, 12 de abril de 2015

DF e 22 estados têm atos contra o governo Dilma e a corrupção



Número de participantes nesta manhã foi menor do que o registrado em 15 de março. 130 cidades têm ou tiveram manifestações pelo país neste domingo.G1



Até as 17h15, 137 cidades do país registraram atos.
Número de manifestantes nesta manhã é menor do que no dia 15 de março.

Do G1, em São Paulo
Manifestantes fazem protestos contra o governo de Dilma Rousseff e contra a corrupção em 22 estados e no Distrito Federal neste domingo (12).
Há concentrações e atos no seguintes estados: Acre, AlagoasAmazonas, Bahia, Ceará,Espírito SantoGoiás, Maranhão, Minas GeraisMato GrossoMato Grosso do Sul,ParáParaíbaParanáPernambucoRio de JaneiroSanta Catarina, São Paulo, Sergipe,Rio Grande do NorteRio Grande do Sul eTocantins.
O número de manifestantes nesta manhã – 265 mil segundo a polícia, 471 mil segundo os organizadores – é menor do que nos atos de 15 de março.
Também são registrados atos em outros países, como na Alemanha, Irlanda e em Portugal.
Veja como estão os protestos em cada estado:
Manifestantes tomam Orla de Maceió em protesto contra a corrupção no país (Foto: Lucas Leite/G1)Manifestantes na Orla de Maceió 
(Foto: Lucas Leite/G1)
ALAGOAS
Capital
PARTICIPANTES: 6 mil, segundo a polícia; 10 mil, segundo os organizadores.
ATO DE 15/3: 10 mil, segundo a polícia e organizadores.
COMO FOI: Manifestantes saíram emcaminhada pela Orla de Maceió, da Jatiúca à Ponta Verde, para protestar contra a corrupção no país. O ato é organizado pelo Movimento Brasil Livre. Com apoio de um trio elétrico, um dos integrantes discursou contra os altos preços, a inflação e a taxa de desemprego.
Interior
Manifestantes fizeram uma caminhada de uma hora em Arapiraca, município do Agreste de Alagoas. Há 60 participantes, segundo a polícia; e 150, segundo organizadores. "Nosso ato é simplesmente contra a corrupção nesse país. Fora, Dilma. Fora, PT. Nós queremos um governo honesto, mas de forma nenhuma defendemos a intervenção militar", disse Tarcisio Menezes, do Movimento Brasil Livre.

Sob chuva, manifestantes se reúnem no Centro de Manaus (Foto: Sérgio Rodrigues/G1 AM)Sob chuva, manifestantes se reuniram no Centro
de Manaus (Foto: Sérgio Rodrigues/G1 AM)
AMAZONAS
PARTICIPANTES: 900, segundo a polícia e os organizadores.
ATO EM 15/3: 13 mil, segundo a polícia; 150 mil, segundo organizadores.
COMO FOI: A concentração começou por volta das 10h30, na Praça do Congresso, em Manaus. Uma caminhada teve início cerca de uma hora depois. Segundo a organização do momento, a chuva que atingiu a capital no início do dia pode ter influenciado na baixa adesão ao movimento na capital. Cerca de 340 policiais acompanharam o deslocamento dos manifestantes, que foi encerrado às 14h20.

Protesto em Salvador (Foto: Ruan Melo/G1)Protesto em Salvador (Foto: Ruan Melo/G1)
BAHIA
Capital
PARTICIPANTES: 4 mil, segundo a polícia; 10 mil, segundo os manifestantes.
ATO EM 15/3: 11 mil, segundo a polícia; 23 mil, segundo organizadores.
COMO FOI: As pessoas se reuniram no Farol da Barra, em Salvador, às 9h. Com a chegada de um novo grupo, que saiu do Porto da Barra, foi iniciada uma caminhada em direção ao Cristo, onde o protesto chegou pouco antes das 12h, sob chuva.
O ato reuniu entidades como o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindmed), Associação dos Delegados da Polícia Federal, Associação dos Profissionais dos Correios, Grêmio Recreativo dos Correios, entre outras.
Um dos principais opositores do governo do Congresso Nacional, o deputado federal Antônio Imbassahy, do PSDB, participou da manifestação. "Como o governo não toma nenhuma atitude contra a corrupção, essa é a forma que o povo tem de reagir", disse.
Interior
Também foi registrado protesto em Vitória da Conquista.

protesto na praça portugal em 12 de abril (Foto: Gabriela Alves/g1)Protesto na Praça Portugal, em Fortaleza
(Foto: Gabriela Alves/g1)
CEARÁ
PARTICIPANTES: 4 mil, segundo a polícia e 25 mil, segundo organizadores.
ATO EM 15/3: 20 mil, segundo a polícia e os organizadores.
COMO FOI: Manifestantes usam roupas verde e amarelo e exibem bandeiras do Brasil e cartazes contra o governo Dilma na concentração do protesto em Fortaleza. O ato esta marcado para esta tarde na Praça Portugal, confluência de duas importantes avenidas da cidade, a Dom Luís e a Desembargador Moreira.
Depois dos discursos, os manifestantes devem caminhar por cerca de 3 km até a Praia de Iracema.

Manifestação reúne milhares de pessoas caminhando na direção do Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (Foto: Evaristo Sá/AFP)Manifestação reúne milhares de pessoas caminhando
na direção do Congresso (Foto: Evaristo Sá/AFP)
DISTRITO FEDERAL
PARTICIPANTES: 25 mil, segundo a polícia; 40 mil, segundo organizadores.
ATO DE 15/3: 45 mil, segundo a polícia; 80 mil, segundo organizadores.
COMO FOI: Manifestantes se reuniram na no Museu Nacional da República às 9h30 eseguiram em caminhada. Por volta das 10h30, os cerca de 4 mil manifestantes que ocupavam a Esplanada naquele momento começaram a se deslocar em direção ao Congresso Nacional.
Parte dos manifestantes pediu intervenção militar. Quando houve discurso a favor da proposta em um dos trios elétricos, manifestantes contrários à ideia vaiaram.
Mais cedo, houve um princípio de confusão no momento em que policiais tentaram retirar o cabo de PVC da bandeira de um manifestante. A Polícia Militar faz cordões de revista ao longo da Esplanada.
De acordo com a PM, dois homens foram presos durante a manifestação. Apenas um deles, no entanto, tinha relação direta com o ato: um morador de rua que empurrou manifestantes na Rodoviária do Plano Piloto. O outro foi um motociclista que iria participar do protesto, mas se envolveu em uma briga de trânsito.

Manifestantes se reuniram na entrada da Terceira Ponte, em Vila Velha (Foto: Leandro Nossa/ CBN)Manifestantes se reuniram em Vila Velha
(Foto: Leandro Nossa/ CBN)
ESPÍRITO SANTO
PARTICIPANTES: ainda não informado.
ATO EM 15/3: 100 mil, segundo a polícia; 120 mil, segundo os organizadores.
COMO FOI: Um grupo se concentra na Praça do Papa, na capital do Espírito Santo. Ele deve se encontrar com cerca de 3 mil pessoas, segundo a organização, que saíram de Vila Velha. Este grupo segue pela Terceira Ponte em direção a Vitória.
No estado, também houve manifestações em Cachoeiro de Itapemirim e em Colatina.

Manifestantes protestam na Praça Tamandaré, no Setor Oeste, em Goiânia (Foto: Sílvio Túlio/G1)Manifestantes protestam em Goiânia
(Foto: Sílvio Túlio/G1)
GOIÁS
Capital
PARTICIPANTES: 500, segundo a polícia; 2 mil, segundo organizadores.
ATO EM 15/3: 60 mil, segundo a polícia; 150 mil, segundo os organizadores.
COMO FOI: Em Goiânia, o protesto começou por volta das 14h, na Praça Tamandaré, no Setor Oeste. Os manifestantes devem ficar concentrados na praça. O local conta com pelo menos quatro carros de som e um telão. Segundo a PM, nenhum ato de violência foi registrado até o momento. Um pequeno grupo pediu intervenção militar durante o protesto.
Interior
Goianos protestam contra a corrupção e a presidente Dilma Rousseff em Rio Verde, no sudoeste do estado. Cerca de 250 pessoas participaram do ato, segundo a PM e tambem a organização do protesto, o Movimento Popular Rioverdense.
Em Jataí, o protesto também reuniu cerca de 250 pessoas, conforme a PM e a organização.  Também foi registrado um ato em Catalão.

Em São Luís (MA), a manifestação começou às 11h a passeata na Avenida Litorânea (Foto: Lucas Vieira/G1)Em São Luís (MA), a manifestação começou às 11h
(Foto: Lucas Vieira/G1)
MARANHÃO
PARTICIPANTES: 400, segundo a polícia; 3,5 mil, segundo a organização.
ATO EM 15/3: 3 mil, segundo a polícia; 5 mil, segundo a organização.
COMO FOI: O ato convocado pelos movimentos Brasil Livre e Eu Te Amo, Meu Brasil se encontrou com o Acorda, Maranhão, na Avenida Litorânea, em São Luís.
passeata, com percurso de 3,5 km, saiu às 11h, do Parquinho da Litorânea, e chegou à Praça do Pescador por volta de 12h30. O grupo se dispersou por volta de 12h40 após cantar o Hino Nacional.
"É um movimento de indignação contra toda essa onda de corrupção e também contra a má administração", disse Darcy Fontes, do movimento Eu Te Amo, Meu Brasil.

MATO GROSSO
Interior
Um grupo de manifestantes se reúne na Praça do Avião, no Centro de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá. Os manifestantes fazem parte do movimento civil Eu luto, que propõe mudanças práticas na política brasileira. Participaram 21 pessoas, segundo a polícia; e 40, segundo organizadores.

Protesto em Belo Horizonte (Gnews)  (Foto: Reprodução GloboNews)Protesto em Belo Horizonte
(Foto: Reprodução GloboNews)
MINAS GERAIS
Capital
PARTICIPANTES: 6 mil, segundo a polícia; 8,5 mil, segundo organizadores.
ATO EM 15/3: 25 mil, segundo a polícia e os organizadores. 
COMO FOI: A concentração começou por volta das 9h na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul. O ato percorreu ruas do centro da capital até a Praça da Estação. A manifestação aconteceu de forma pacífica e foi encerrada às 14h20. Mais cedo, os participantes fizeram um apitaço em torno do coreto. Um dos cartazes na Praça da Liberdade pediu intervenção militar.
Vários movimentos sociais participaram da organização do protesto, entre eles o Vem Pra Rua, o Brava Gente, Pró-Brasil, Basta Brasil e o Grupo Vergonha.
Interior
Foram registrados atos em Governador Valadares, Montes Claros, Uberlândia, Divinópolism Teófilo Otoni, Pouso Alegre. O maior deles foi em Uberlândia, com 6 mil participantes, segundo a polícia, e 10 mil, segundo organizadores.

Manifestação em Belém (Foto: Alexandre Yuri/G1)Manifestação em Belém (Foto: Alexandre Yuri/G1)
PARÁ
Capital
PARTICIPANTES: 5 mil, segundo a polícia e os organizadores.
ATO EM 15/3: 45 mil, segundo a polícia; 60 mil, segundo organizadores.
COMO FOI: O grupo se concentrou por volta de 9h na Estação das Docas, em Belém, marchando às 10h na direção da Praça da Repúlica, onde ficou por cerca de 40 minutos antes de seguir pela avenida Nazaré. A marcha irá até a avenida Visconde de Souza Franco e retorna para  praça da República, onde será a dispersão.
Participam do protesto pessoas ligadas aos movimentos Reage Brasil, Vem pra Rua e Brasil Livre. "Nós somos contra o governo que despreza valores democráticos, um governo que tem um projeto totalitário, ditatorial, que tem um projeto de destruir a democracia e aparelhar o estado. A reforma política é um golpe", afirma Leonardo Bruno, do Movimento Brasil Livre.

Em João Pessoa (PB), grupo leva cartazes pedindo a intervenção militar (Foto: Krystine Carneiro/G1)Em João Pessoa, grupo leva cartazes pedindo
intervenção militar (Foto: Krystine Carneiro/G1)
PARAÍBA
Capital
PARTICIPANTES: ainda não informado.
ATO EM 15/3: 2,5 mil, segundo a polícia; 7 mil, segundo os organizadores.
COMO FOI: Os manifestantes se concentram no Busto de Tamandaré, entre as praias de Cabo Brando e Tambaú.
Assim como aconteceu em outros protestos, muitas pessoas levaram cartazes apresentando suas reivindicações. Os cartazes reclamam dos aumentos nos preços e atacam o governo, a presidente Dilma Roussef e o ex-presidente Lula. Há ainda alguns que pedem intervenção militar.
Interior
Também foi registrado protesto em Campina Grande, onde a caminhada começou às 15h30. O número de participantes não foi informado.  

Manifestantes saíram da Praça dos Pioneiros e foram até a sede da Prefeitura de Paranavaí (Foto: Fabiano Oliveira/RPC)Manifestantes saíram da Praça dos Pioneiros e
foram até a sede da Prefeitura de Paranavaí
(Foto: Fabiano Oliveira/RPC)
PARANÁ
Capital
PARTICIPANTES: 40 mil, segundo a polícia; 60 mil, segundo organizadores.
ATO EM 15/3: 80 mil, segundo a polícia; 100 mil, segundo organizadores.
COMO FOI: Em Curitiba, os manifestantes começaram a se reunir na Praça Santos Andrade, no Centro, no início da tarde. Entre os pedidos estão o fim da corrupção e o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Há ainda manifestantes elogiando o juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato.
Interior
Foram registrados protesotos em Paranavaí e em Foz do Iguaçu. Na primeira cidade, participaram 500 pessoas, segundo a polícia, e 600, segundo organizadores. Na segunda, foram 1,2 mil participantes, segundo a polícia, e 2,5 mil, segundo organizadores.
A PM informou que 5 mil pessoas estão nas ruas de Londrina protestando contra o governo federal. Os organizadores da manifestação falam em 10 mil pessoas.

Manifestantes na Avenida Boa Viagem, no Recife (Foto: Camila Torres/TV Globo)Manifestantes na Avenida Boa Viagem,
no Recife (Foto: Camila Torres/TV Globo)
PERNAMBUCO
Capital
PARTICIPANTES: ainda não informado.
ATO EM 15/3: 15,1 mil, segundo a polícia; 50,5 mil, segundo organizadores.
COMO FOI: No Recife, a concentração do protesto começou na Avenida Boa Viagem, por volta das 14h. Uma caminhada deve seguir até o Segundo Jardim.
"A principal pauta do 'Vem pra Rua' no Recife e em todo o Brasil hoje é pedir a saída da presidente Dilma, seja por renúncia, cassação ou impeachment. A resposta que o governo deu aos protestos do dia 15 de março não foi satisfatória", disse Gustavo Gesteira, um dos líderes.
Interior
Integrantes da Maçonaria realizaram uma caminhada no Centro de Caruaru, no Agreste. A organização estima que mais de 100 pessoas tenham participado da mobilização, que começou às 10h e durou 90 minutos. A PM calcula que 60 pessoas participaram.

Manifestante coloca a mão no peito para cantar o Hino Nacional (Foto: Alexandre Durão / G1)Manifestante coloca a mão no peito para cantar o
Hino Nacional (Foto: Alexandre Durão / G1)
RIO DE JANEIRO
PARTICIPANTES: 10 mil, segundo a polícia e os organizadores.
ATO EM 15/3: 100 mil, segundo organizadores.
COMO FOI: Manifestantes carregam faixas contra a corrupção na Praia de Copacabana. Eles marcham em direção à Praia do Leme, ocupando a pista junto à praia, que já é fechada aos domingos para lazer. Por volta das 12h30, a pista dos prédios também foi parcialmente fechada ao tráfego.
O ato, convocado por redes sociais, foi pacífico e teve apenas um tumulto, quando um homem que provocava os manifestantes com um megafone foi hostilizado e levado por PMs para a delegacia.

Começa passeata em Florianópolis, com cerca de 600 pessoas  (Foto: G1)Começa passeata em Florianópolis (Foto: G1)
SANTA CATARINA
Capital
PARTICIPANTES: 600 pessoas, segundo a polícia.
ATO EM 15/3: 30 mil, segundo a polícia e organizadores.
COMO: Por volta das 16h, aumentava o número de pessoas na concentração no trapiche da avenida Beira-Mar norte, em Florianópolis. Perto das 17h, começou uma passeata pelas ruas da cidade.
Interior
Foram registrados protestos em Navegantes, Joaçaba, Criciúma, Balneário Camboriú, Chapecó, Lages, Timbó, Pomerode, São Francisco do Sul e Palmitos. O maior deles foi em Chapecó, com 2 mil participantes, segundo organizadores, e 1,5 mil, segundo a PM.

  •  
Multidão participa de passeata durante ato contra a corrupção e contra o governo na Avenida Paulista, em São Paulo (Foto: Nelson Almeida/AFP)Multidão faz protesto na Avenida Paulista
(Foto: Nelson Almeida/AFP)
SÃO PAULO
Capital
PARTICIPANTES: ainda não informado.
ATO EM 15/3: 1 milhão, segundo a polícia e os organizadores.
COMO FOI: Manifestantes fecharam todas as faixas da Avenida Paulista. Centenas de motociclistas trafegaram, por volta do meio-dia, pelo local com bandeiras do Brasil e faixas contra a presidente Dilma Rousseff.
Líderes do movimento "Vem Pra Rua" discursam em carro de som no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua Pamplona, um dos pontos de maior aglomeração do protesto. Discursos são acompanhados de aplausos e músicas, como "Que país é esse", da Legião Urbana.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), até 12h30 havia ao menos 7 pontos envolvendo o protesto contra a presidente Dilma em São Paulo. Um grupo de caminhoneiros fez um buzinaço pela Marginal Pinheiros.
Em Ribeirão Preto, 15 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, chegaram à Avenida Presidente Vargas (Foto: Amanda Pioli/G1)Em Ribeirão Preto, 25 mil pessoas protestaram,
segundo a PM (Foto: Amanda Pioli/G1)
Interior
Foram registrados atos, entre outras cidades, em Presidente Prudente, Araçatuba, Mogi das Cruzes, Jaú, São José do Rio Preto, Jundiaí, Itu, Bauru, Piracicaba, Campinas, Indaiatuba, Atibaia, Jacareí, Limeira, Lins e Paulínia. Veja mais detalhes.
Um dos maiores protestos do interior, em Ribeirão Preto, reuniu 25 mil pessoas, segundo a polícia e os organizadores. 

Manifestação contra o governo reúne multidão em bairro nobre de Aracaju (Foto: Tássio Andrade / G1)Manifestação ocorre em bairro nobre de Aracaju
(Foto: Tássio Andrade / G1)
SERGIPE
PARTICIPANTES: 350 pessoas, segundo a polícia; 500, segundo organizadores.
ATO EM 15/3: 900, segundo a polícia; 5 mil, segundo os organizadores.
COMO FOI: A concentração começou por volta das 15h no Mirante localizado na Avenida Beira Mar, em Aracaju. A organização disse que o grupo vai seguir em caminhada até o Parque Augusto Franco.
“Nós fizemos o primeiro ato e nada foi feito. Ao contrário, as coisas estão piores, quadruplicaram a verba do Congresso”, disse João Carlos Lima, representante do Movimento Basta em Sergipe.

Manifestação em Natal (Foto: G1)Manifestação em Natal (Foto: G1)
RIO GRANDE DO NORTE
PARTICIPANTES: ainda não informado.
ATO EM 15/3: 12 mil, segundo a polícia; 40 mil, segundo os organizadores.
COMO FOI: O protesto em Natal estava previsto para começar às 15h, segundo os organizadores, mas há um atraso de mais de meia hora. Manifestantes já estão concentradas em frente ao Midway Mall, no bairro do Tirol.


Manifestantes pede por impeachment em Porto Alegre (Foto: Felipe Truda/G1)Manifestantes pede impeachment em Porto Alegre
(Foto: Felipe Truda/G1)
RIO GRANDE DO SUL
Capital
PARTICIPANTES: 35 mil, segundo a polícia; 50 mil, segundo organizadores.
ATO EM 15/3: 100 mil, segundo a polícia; 120 mil, segundo os organizadores.
COMO FOI: Manifestantes se reúnem na região do Parcão, em Porto Alegre. Com faixas e vestindo verde e amarelo, eles pedem o impeachment da presidente.
Com dois carros de som, os organizadores discursam e pedem que ninguém participe do protesto que pede intervenção militar.  "Não sigam esses golpistas", diz o porta-voz, que puxa o grito de "democracia".
Mais cedo, um grupo pró-Dilma fez um coxinhaço em Porto Alegre. Participaram 20 pessoas, segundo a polícia; e 200, segundo organizadores.

TOCANTINS
Interior
Em Araguaína, a concentração de pessoas para o protesto começou por volta das 15h30, na praça do Galo. Poucos manifestantes compareceram ao local e ainda estão confeccionando os cartazes. Na cidade, o ato é organizado pela ONG SOS Liberdade.///G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário