CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 15 de abril de 2014

Sorte do Nordeste depende de investimentos e não do clima, diz Dilma









Presidente Dilma Rousseff cumprimenta populares durante cerimônia em Serra Talhada, Pernambuco (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Ao participar de cerimônias de inauguração e de início de obras para o transporte e abastecimento de água a regiões que sofrem com a seca, a presidenta Dilma Rousseff disse que a sorte do Nordeste não depende do clima, e sim dos investimentos do Poder Público para proteger a população na região. A presidente voltou a citar a Petrobras, reforçando a importância de priorizar a compra de produtos nacionais.

“A maior seca na vida de um sertanejo sempre foi a seca da falta de oportunidades", disse a presidenta, ao lembrar a distribuição desigual de oportunidades observada no país. Durante o evento, a presidenta inaugurou a primeira etapa e assinou ordem de serviço para a segunda fase das obras da Adutora Pajeú, que vai captar água do Rio São Francisco e distribuir água de qualidade para várias cidades pernambucanas e dois municípios da Paraíba.

Para ela, tais obras são motivo de orgulho para o governo. “Estamos transformando a questão da convivência com a seca. Falta de chuva, vai haver, o que não pode é não ter políticas adequadas para conviver com a chuva ou com a falta de chuva.”

Na cerimônia, a presidenta anunciou também o edital do Ramal do Agreste Antiga Estação Ferroviária, que vai garantir segurança hídrica para cerca de 2 milhões de pessoas em 72 municípios. “Essas obras representam a força da humanidade para fazer frente à diversidade do clima.” Segundo a presidenta, foi importante que as obras tenham entrado em operação ainda no ano passado, quando havia risco de falta d´água em Serra Talhada, em Pernambuco.

“Nós aceleramos as obras, e a entrada em operação foi decisiva para evitar a falta d´água”, lembrou Dilma. “Por isso, acho que não existe nada melhor, para quem não tem água em casa, que este momento, que é quase mágico, que é quando se abre a torneira e a água jorra.”

A etapa da obra inaugurada hoje (14) tem 198 quilômetros e vai beneficiar mais de 177 mil habitantes de seis cidades de Pernambuco (Afogados da Ingazeira, Calumbi, Carnaíba, Flores, Floresta, Serra Talhada), além do distrito de Canaã, em Triunfo. De acordo com o governo, foram investidos cerca de R$ 200 milhões na obra.

Fonte: Agência Brasil

De passagem: Dilma é recebida no Cariri por autoridades políticas

Madson Vagner
A presidente Dilma Rousseff fez uma rápida passagem por Juazeiro do Norte (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
De passagem pela Região do Cariri, rumo ao Estado de Pernambuco, a presidenta Dilma Rousseff pousou no Aeroporto Regional Orlando Bezerra, em Juazeiro do Norte, às 15h30min, dessa segunda-feira (14). Durante a escala, a presidenta foi recepcionada pelo prefeito Raimundo Macedo (PMDB), o secretário de Turismo, José Roberto Celestino, e o deputado federal José Arnon Bezerra (PTB).

A presidenta veio da capital pernambucana, Recife, onde participou, no Porto de Suape, da inauguração do navio petroleiro “Dragão do Mar”, construído pela Transpetro, subsidiária da Petrobras. Dilma chegou ao Cariri no avião presidencial e decolou de helicóptero em direção ao município de Serra Talhada (PE), onde assinou ordens de serviço para construção de adutoras.

Entre outros, estavam na comitiva presidencial o ministro da Integração Nacional Francisco Teixeira, o senador Humberto Costa (PT-PE) e o deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP). Na pista a presidenta cumprimentou os funcionários do aeroporto que trabalhavam no momento.

Durante a estada em solo caririense a presidenta recebeu das mãos do prefeito Raimundo Macedo, um envelope com solicitações para os Ministérios da Integração, Cidades, Saúde e Turismo. Nos pedidos, a liberação de obras de mobilidade urbana, drenagem e o hospital municipal.

O prefeito admitiu o momento inadequado para as reivindicações; mas, segundo ele, como os momentos são raros aproveitou. “Esperamos que ela se sensibilize com nossas necessidades básicas,” disse o prefeito, ressaltando que notou a presidenta sensível aos pedidos.

Sobre a vinda da presidenta a Juazeiro no próximo mês de maio para a entrega de casas do projeto “Minha Casa, Minha Vida”, o prefeito observou que o evento ainda não estava na agenda da presidenta, mas que, ela teria prometido comunicá-lo acerca da inserção do evento na agenda.

O secretário de Turismo, José Roberto Celestino, disse que no contato com a presidenta Dilma, aproveitou para agradecer a disponibilidade do retorno das verbas destinadas as desapropriações do entorno aeroporto e outras obras de melhoria do equipamento. “Agradeci a importância que ela (Dilma) está dando ao nosso aeroporto com a aquiescência da liberação dos recursos tão importantes para nós,” disse José Roberto.

Sobre o prazo para a liberação dos recursos e, consequentemente, os depósitos, autorizados pela presidenta, o secretário Celestino disse acreditar ser apenas uma questão de dias, já que, existe a determinação da presidenta para a liberação.

Dilma permaneceu em solo caririense por cerca de 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário