CRATO NOTICIAS player

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cerca de duas mil pessoas cobram juiz titular para Várzea Alegre

Cerca de duas mil pessoas, foram às ruas na manhã de quarta-feira, 30, cobrar do Tribunal de Justiça do Ceará, a destinação de um juiz titular (Foto: Divulgação)
A cidade de Várzea Alegre, representada por cerca de duas mil pessoas, foi às ruas nesta manhã de quarta-feira, 30, cobrar do Tribunal de Justiça do Ceará, a destinação de um juiz titular para a Comarca.

A manifestação, organizada pelos advogados de Várzea Alegre e da região, ganhou o apoio da juventude estudantil, que com cartazes e gritando palavras de ordem, cobraram a presença de um juiz titular.

Entre os manifestantes, muitas pessoas que estão com processos pendentes de despacho de um juiz.

Durante os pronunciamentos, os advogados deixaram claro a falta de compromisso do Tribunal de Justiça com a cidade de Várzea Alegre, já que cidades de menor porte na região contam com juiz titular, e, sendo Várzea Alegre de entrância intermediária, é praticamente desassistida desse tipo de autoridade.

No discurso mais forte, o advogado, Dr. Ivan Costa, ameaçou se despir e fazer greve de fome, caso o pleito dos manifestantes não seja atendido. Ele também criticou a ausência da OAB na manifestação.

O advogado e vereador, Dr. Luiz Luciano, disse que Várzea Alegre se manifestava de forma pacífica, cobrando um direito que tem sido negado pela Justiça do Ceará.

O vereador Luiz do Conselho declarou que a união de todos era de salutar importância para resolver o problema que afeta a população varzealegrense.

A manifestação teve a participação da dupla de violeiros Expedito Pinheiro e Aldir Lemos, que em versos desenharam uma cidade alegre e que tem tudo, mas que falta um juiz titular.

Elenilton Lopes, representante da Associação dos Construtores do Centro Sul, explicou que a falta de um juiz titular não afeta somente a vida dos advogados, o setor imobiliário também é prejudicado por conta do atraso de vários despachos, como por exemplo, os casos de processos de usucapião.

Ainda nesta terça-feira, 29, o site do Tribunal de Justiça do Ceará, divulgou que a Corregedoria-Geral da Justiça iniciou os preparativos para a realização de mutirão na Comarca de Várzea Alegre, com o objetivo é diminuir o acervo processual, que segundo a coordenação da manifestação em Várzea Alegre, já são cerca de quatro mil processos parados.

Atualmente, o juiz Luís Eduardo Girão Mota, auxiliar da 2ª Zona Judiciária de Iguatu, responde pela Comarca. Também, segundo a página do TJCE, no próximo dia 1º, o presidente, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, designará um magistrado para responder especialmente pela Comarca, que contará com reforço de juízes durante o mutirão. A força-tarefa será supervisionada pelo corregedor-geral da Justiça do Ceará, desembargador Francisco Sales Neto.

O advogado, Dr. Helmo Menezes, do escritório Siebra e Menezes, disse que essa atitude do TJCE, alivia a situação, mas não resolve o problema. Ele insiste que o TJCE deve atender o pedido popular, designando um juiz titular para a Comarca.

Ainda de acordo com a publicação do TJCE, apesar da publicação no Diário da Justiça Eletrônico, em outubro de 2012, de edital de promoção para preenchimento das vagas em Várzea Alegre, não houve interessados.

Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário