Um projeto de extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA) prepara o lançamento de um sistema de monitoramento de queimadas no Cariri. O Monitor de Queimadas, como foi batizado, vai coletar dados em tempo real sobre focos de incêndios e áreas de risco na região. A plataforma será lançada em outubro próximo.
Em fase de testes, o monitor já estima que 2.135 incêndios devam atingir o Cariri até o fim deste ano. Até o momento, a plataforma contabilizou 919 queimadas na região. De acordo com o professor Fabrício Freitas, os dados são captados e tratados por meio de inteligência artificial, sem ligação com os números coletados pelo Corpo de Bombeiros.
“[No monitor] a gente tem as chances de queimadas na região, mostra o índice de prováveis foco de incêndio. Esses dados são trazidos do Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais], e a gente faz esse tratamento local”, explica o coordenador, em entrevista à TV Verdes Mares Cariri.
Em julho, o projeto foi apresentado na Universidade Rice (Rice University), no Texas, Estados Unidos. Os desenvolvedores apontaram as contribuições dessa iniciativa na área de desenvolvimento de aplicações inteligentes, bem como o trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa LISIA, da UFCA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário