A Secretaria de Saúde do Estado (SESA) informou que o medicamento para casos leves de covid-19, entregue pelo Ministério da Saúde, começou a ser distribuído entre os municípios cearenses no início desta semana. O Paxlovid contém antivirais como o nirmatrelvir e ritonavir.
É válido destacar que este é o primeiro medicamento para tratamento de pacientes com quadros leves e moderados que foi incluído no Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio objetiva prevenir internações, complicações e morte. A Sesa informou que, no primeiro lote, o Ceará recebeu 1.950 tratamentos Paxlovid.
O remédio, por sua vez, ainda não está disponível para ser comprado em farmácias por se tratar de uma medicação estratégica. Quanto ao uso, o medicamento deve priorizar as pessoas do grupo de risco. Até o momento, aproximadamente 10 pacientes já começaram a ser tratados com a medicação em hospitais públicos e privados.
Em Fortaleza, o tratamento foi entregue nas farmácias polo e no Hospital São José. Também é importante frisar que, segundo a SESA, ainda não há previsão de novas entregas para o estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário