CRATO NOTICIAS player

domingo, 28 de abril de 2019

Abril é o mês mais violento para Fortaleza e região metropolita

O Estado do Ceará vem apresentando redução nos índices de assassinatos desde o segundo semestre do ano passado. Porém, neste mês de abril, uma região específica bateu recorde de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Do dia 1º de abril até o último dia 22, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) registrou, pelo menos, 60 homicídios.

Comparado aos outros meses de 2019, o período de abril é o com mais mortes violentas na RMF. Em janeiro deste ano foram 31 CVLIs, seguido por 27 em fevereiro e 33 no mês de março. O aumento com relação ao mês anterior é de 81%. Dos municípios da Região Metropolitana, o que registrou mais ocorrências foi Caucaia. Foram 21 mortes registradas no Município.

De acordo com boletins diários da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), dos 60 assassinatos registrados nas localidades ao redor da capital, cinco não foram por arma de fogo. Informações apuradas pelo Sistema Verdes Mares junto a uma fonte da cúpula da Pasta apontam que o aumento das mortes na RMF se deu porque membros de duas facções estão disputando a liderança.

O investigador que conversou com a reportagem, sob condição de não ser identificado, afirmou que durante uma reunião na sede da Secretaria o aumento nos índices dos homicídios na RMF foi alvo de discussão. Na ocasião, com a presença dos comandantes das Áreas Integradas de Segurança (AIS), foi informado que a disputa de poder, que termina em mortes, se intensificou desde o isolamento de lideranças das facções criminosas dentro das unidades prisionais cearense.

Devido aos líderes estarem incomunicáveis dentro dos equipamentos, há desinformação sobre com quem ficou no poder do lado de fora. No caso de Caucaia, por exemplo, o território é dominado por integrantes da organização Primeiro Comando da Capital (PCC), que vêm brigando pela chefia do tráfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário