Foto Natinho Rodrigues |
A rotina do advogado Roberto Menescal quando o assunto era energia envolvia altas cifras. Antes, ele pagava, em média, R$ 650 por mês de conta de luz, tendo que restringir o uso de aparelhos como ar-condicionado e chuveiro elétrico. Tal situação foi alterada em outubro de 2023, quando ele decidiu instalar painéis solares em casa.
"A gente viu nos últimos anos um grande impacto das contas de energia no orçamento familiar. Muitas vezes a gente tendo que fazer um corte até nos aparelhos que a gente usava como chuveiro elétrico e principalmente ar condicionado. Com um projeto bem feito, considerando a média do consumo, hoje não tenho mais problemas com energia", afirma.
Seis meses depois, a situação do advogado quando o assunto é conta de energia é completamente diferente. Segundo Roberto Menescal, após instalar os painéis solares e aumentar o consumo da família, colocando mais ares-condicionados e retomando o uso do chuveiro elétrico, a tarifa elétrica agora é de R$ 95 em média por mês, 85% mais barata do que o débito anterior.
Com informações do Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário