A 9 dias do fim, abril já é o mais chuvoso desde 2019 - Estado já superou a normal histórica para toda a quadra invernosa, que termina no fim de maio
Quarto maior açude do Ceará, o Araras está sangrando desde 10 de abril
O Ceará terá em abril o terceiro mês consecutivo de cenário positivo de chuvas. Depois de um fevereiro com índices pluviométricos 90% acima da normal histórica e um março com ainda mais registros de precipitação, o Estado tem agora um abril que fechará, no mínimo, dentro da média. Em 21 dias, já choveu 190,3 milímetros (mm), segundo dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A cifra está dentro da faixa em torno da média e apenas 0,2% abaixo da normal histórica para os 30 dias do mês, de 190,7 mm.
O cenário positivo do “inverno” cearense contrasta com a prognóstico negativo que se desenhava com a presença de um “super-El Niño” neste ano. O aquecimento do Pacífico foi contrabalançado pela elevação nas temperaturas do Atlântico, a qual teve influência positiva na Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e aumentou as incertezas na quadra chuvosa local, segundo a Funceme. O que se viu, então, foi um prognóstico de 45% de chance de chuvas abaixo da média para o trimestre de fevereiro a abril se confirmar como os minoritários 15% de probabilidade de precipitação acima do esperado. A normal climatológica para os três meses é a média de 518,5 mm e já choveu, de acordo com dados preliminares da Funceme, o suficiente para alcançar o nível médio de 654,4 mm no Estado.
A cifra é 7,2% maior do que a média histórica para os quatro meses de quadra chuvosa: 609,2 mm.
Abril costuma ser o segundo mês mais chuvoso do ano no Ceará, enquanto maio tende a mostrar desaceleração no volume pluviométrico. Já junho faz parte da chamada “pós-quadra chuvosa”, com cifras geralmente menores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário