CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 30 de abril de 2024

Ceará tem 73 açudes sangrando; outros nove têm mais de 90% da capacidade

O Ceará tem 73 açudes sangrando segundo informações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Último a atingir 100% do volume total foi o Açude Pau Preto, em Potengi, na Região do Cariri.

A quantidade ultrapassou a registrada em 2023, quando 71 açudes sangraram. "Temos até o final de maio para encerrar a quadra chuvosa. Atingiremos bons números, o que vai garantir cada vez mais segurança hídrica ao povo cearense", explicou Tércio Tavares, diretor de Operações.

Dos açudes monitorados pelo companhia, outros 9 estão com a capacidade acima de 90%. Por outro lado, existem 19 açudes que estão com volume inferior a 30%.

Volume das bacias

As regiões do Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana, Serra da Ibiapaba, Salgado e Baixo Jaguaribe estão em situação “muito confortável”, com volumes acima de 70%, com destaque para o Baixo Jaguaribe e Litoral que registram 100% de seu armazenamento.

A região do Curu recebeu uma recuperação significativa. No início deste ano, antes do início da quadra chuvosa, a bacia estava com 26% da capacidade total. Hoje se encontra com 66% de reservas hídricas acumuladas, numa situação confortável.

Apesar desses avanços, a realidade na bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús contrasta com menos de 25% de sua capacidade hídrica acumulada. Outros 24 reservatórios do Ceará apresentam volumes abaixo de 30% de sua capacidade.

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário