CRATO NOTICIAS player

sexta-feira, 24 de junho de 2016

PF faz operação contra esquema de fraude na Previdência


A Polícia Federal (PF) no Ceará deflagrou nesta quinta-feira, 23, a Operação Ciranda, com o objetivo de desarticular uma quadrilha que fraudava benefícios previdenciários e fazia contratação e suspensão indevida de empréstimos consignados. 
A partir de investigações iniciadas em 2012, 16 policiais e um servidor da Previdência Social participaram da operação em que foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e três de condução coercitiva. 
Por meio da Força-Tarefa Previdenciária, composta pela PF, Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal, foram identificados três mentores do esquema: um servidor ativo do INSS, um ex-servidor, e um agente externo, que atuava como elo entre os beneficiários e os servidores da autarquia federal.
A frequência de empréstimos geraram prejuízos às instituições financeiras, sendo tal prática conhecida como “ciranda dos consignados”, que deu nome à operação. O prejuízo sofrido pelos cofres públicos foi de aproximadamente R$ 5 milhões.
Caso os benefícios continuassem ativos, o prejuízo seria cerca de R$ 15 milhões. Os investigados tiveram seus bens bloqueados para ressarcimento ao erário e responderão, mediante suas participações, pelos crimes de estelionato previdenciário, formação de quadrilha, falsificação de documento público, uso de documento falso e inserção de dados falsos em sistema de informações. As penas variam de 1 a 12 anos de reclusão.
Com Redação O POVO Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário