CRATO NOTICIAS player

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Num momento histórico, sonda-robô Philae aterrissa em cometa


Imagem do robô Philae, que vai coletar amostras do cometa 67P (Foto: ESA/BBC)
O módulo Philae aterrissou nesta quarta-feira com sucesso sobre a superfície do cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko, no qual ficará por vários meses para estudá-lo em profundidade.

A Agência Espacial Europeia (ESA) informou, a partir do centro de controle de operações da cidade de Darmstadt (Alemanha) que a aterrissagem aconteceu às 16h02 GMT (14h02 de Brasília).

O diretor-geral da ESA, Jean-Jacques Dordain, classificou a aterrissagem do Philae sobre o cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko como "um grande passo para a civilização humana".

"Fomos os primeiros a consegui-lo, e isso ficará para sempre", acrescentou Dordain.

Durante o processo de pouso na superfície do cometa, o Philae fez uma série de imagens, a primeira delas do satélite mãe Rosetta, obtida imediatamente depois da manobra de separação.

O Philae - que tem o tamanho de uma geladeira e pesa 98 quilos - obteve essa imagem com o sistema CIVA-P, um dos dez instrumentos que leva a bordo para os experimentos.

A primeira imagem que o Philae registrou mostra um dos painéis solares de 14 metros de extensão do Rosetta.

O Philae se separou do Rosetta às 8h35 GMT e, às 9h03 GMT, chegou à Terra na velocidade da luz o sinal de telemetria indicando que essa manobra tinha sido bem sucedida. Sete horas depois, o Philae aterrissou na superfície do cometa.

Os dados de telemetria demoram 28 minutos para chegar à Terra porque as naves estão a 511 milhões de quilômetros de distância.

O módulo medirá, nos próximos meses, o campo magnético do cometa e fará testes, de até 30 centímetros de profundidade, dos materiais da superfície do núcleo na fase de máxima atividade, quando se aproxima do Sol.

A ESA vai estudar em detalhes o desenvolvimento do coma (atmosfera) do cometa e averiguar se há moléculas complexas.

Caso a água do cometa seja como a da Terra e o cometa tenha aminoácidos, a ESA terá a prova de que foram esses corpos os que trouxeram a água e a vida à Terra.

Fonte: EFE

Juazeiro do Norte-CE: Corpo de homem é encontrado crivado de balas na zona rural

Demontier Tenório/// (Foto: Agência Miséria)
O corpo de Cícero Silva Celestino foi encontrado com várias perfurações à bala (Foto: Agência Miséria)
O corpo de um homem foi encontrado crivado de balas por volta das 22 horas desta terça-feira em um matagal às margens da estrada de acesso ao Sítio Pedra de Fogo na zona rural de Juazeiro do Norte já perto da divisa com o município de Missão Velha. Cícero Silva Celestino, de 41 anos, residia na Rua Antonio Nunes de Alencar, 171 no Bairro Tiradentes em Juazeiro e não tinha passagens pela polícia.

Ele apresentava várias perfurações à bala no tórax e ninguém das imediações chegou a ouvir estampidos de arma de fogo passando a idéia que o corpo da vítima pode apenas ter sido desovado no local. A polícia foi avisada e militares do POG (Policiamento Ostensivo Geral) isolaram a área e acionaram o rabecão que trouxe o corpo para ser necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro) estando o crime envolto em mistério. Foi o 11º homicídio do mês de novembro e 136º do ano em Juazeiro.

Nessa estrada do Sítio Pedra de Fogo são muitos os casos de roubo de motocicletas junto a pilotos que fazem o trajeto encurtando o caminho entre Juazeiro e Missão Velha. Recentemente, na manhã do dia 28 de outubro, a jovem Cleidiana Nogueira da Silva, de 22 anos, residente em Missão Velha, estava no Sítio Pedra de Fogo quando foi abordada por dois homens que tomaram sua moto Honda POP100 de cor vermelha e placa NRD-9644, inscrição do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário