CRATO NOTICIAS player

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Carcereiro da "Casa da Morte", o "Camarão´´, é encontrado e detido em Tauá, no Ceará


Soldado reformado que trabalhou em cárcere clandestino da ditadura no Rio de Janeiro foi encontrado em Tauá e prestou depoimento em Fortaleza (Foto: Reprodução)
Foi detido em Tauá (a 344 km de Fortaleza) Antônio Waneir Pinheiro Lima, ex-carcereiro do que é considerado um dos mais brutais centros de tortura do regime militar: a “Casa da Morte” de Petrópolis. Aos 71 anos, o soldado reformado do Exército, conhecido como “Camarão”, foi levado à força para a sede da Polícia Federal em Fortaleza, onde prestou depoimento e foi liberado.

A informação foi divulgada ontem pelo site do jornal O Globo. Conforme a matéria, “Camarão” admitiu que trabalhou como “vigia da casa”. Afirmou, porém, não saber o que se passava lá. Ele foi localizado em Tauá no fim de semana, onde estava escondido desde agosto.

A Comissão Nacional da Verdade convocou Waneir para depor. Até o começo da noite de ontem, a data não estava definida. A expectativa é de que ocorra ainda este mês.

“Camarão” vivia em Araruama (RJ). Abandonou a residência ao saber que era procurado pelo grupo do Ministério Público Federal que investiga crimes ocorridos na ditadura.

Somente agora a identidade de “Camarão” foi descoberta. Sua existência foi revelada por Inês Etienne Romeu, única presa política que conseguiu sair com vida da casa, segundo se tem notícia. Membro da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), ela ficou presa no local entre maio e setembro de 1971. Conseguiu ser libertada porque prometeu aos torturadores atuar como infiltrada. Mas não cumpriu o acordo.

Inês memorizou nomes, detalhes do local e o telefone da “Casa da Morte”. Em 1979, julgando-se livre de riscos, ela revelou à Ordem dos Advogados do Brasil a existência do local.

No relato, ela afirmou que o nome de “Camarão” seria “Wantuir ou Wantuil”. Ela disse ainda ter sido estuprada por ele duas vezes. Inês reconheceu “Camarão” por foto.

A localização da Casa da Morte foi descoberta a partir do número de telefone memorizado por Inês. Acredita-se que cerca de 20 pessoas tenham sido executadas no local. Em 2004, Waneir chegou a ser preso em Araruama, acusado de disparar quatro tiros contra o músico Lúcio Francisco do Nascimento, do grupo Molejo, após discussão. Ele foi absolvido no Tribunal do Júri na cidade.

Fonte: O Povo

Fórum de Jati é arrombado pela madrugada e mais três estabelecimentos comerciais assaltados em Juazeiro

Demontier Tenório///(Foto: Agência Miséria)
Ladrões arrombaram janela lateral e adentraram o Fórum de Jati (Foto: Agência Miséria)
Os serventuários da justiça que trabalham no Fórum de Jati se surpreenderam quando chegaram hoje cedo ao local para mais um dia de atividades. A janela lateral que da para a copa do imóvel na Avenida José Humberto de Alcântara Gondim estava arrombada a exemplo das portas de algumas salas. O prédio tinha sido arrombado pela madrugada quando reviraram arquivos, mas nada foi levado.

A suposição inicial é a de que os arrombadores estavam à procura de armas e drogas que não tinha no fórum. A carga processual de Jati é pequena, mas, mesmo assim, o Juiz de Direito, José Mauro Feitosa, que responde pela comarca, mandou fazer um levantamento do acervo para verificar se foi levado algo. Hoje, as funcionárias se dedicaram na tarefa enquanto portas e janelas do fórum eram recuperadas.

ASSALTOS – Já em Juazeiro do Norte três estabelecimentos comerciais foram assaltados nesta terça-feira. Por volta das 10 horas, o comerciante Paulo Renato Oliveira, de 29 anos de idade, foi surpreendido com a chegada de três homens ao seu estabelecimento que funciona na Rua São Bendito (Franciscanos) de onde levaram um aparelho celular e certa quantia em dinheiro do caixa.

Vinte minutos depois, na Farmácia Fernandes da Rua São Bendito, 274 no mesmo bairro, o funcionários Marcos Antonio de Carvalho, de 51 anos, disse que dois homens chegaram em um veiculo Fiesta de cor prata e levaram certa quantia do caixa. Já por volta das 21h30min em uma farmácia na Rua São Pedro (Centro), dois homens armados chegaram em uma moto Honda Titan de cor vermelha e roubaram R$ 150,00 do caixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário