CRATO NOTICIAS player

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

NOVA REBELIÃO NA CADEIA PÚBLICA DE TAUÁ,MOBILIZA GRANDE APARATO POLICIAL


Uma revista nas celas da cadeia pública de Tauá, realizada na tarde desta quinta-feira (31) apreendeu celulares, carregadores, armas de fabricação artesanal, ferros de solda usado no concerto dos aparelhos, e outros artefatos.A revista foi feita por agentes prisionais, policiais militares da Força Tática de Apoio (FTA), COTAR, Pró-Cidadania, e contou também com a participação do Delegado regional de Polícia Civil de Tauá, Dr. Gregório.

O motivo de tal aparato foi um princípio de rebelião que mais uma vez foi desencadeado no interior da cadeia. Os distúrbios que se iniciaram na última terça-feira (29) prosseguiram durante toda a semana colocando em pé de guerra os detentos da cela 01, com ocupantes do chamado celão, onde fica a maioria dos encarcerados. Na noite da segunda-feira (28) o detento Antônio Francisco Valério, foi violentamente agredido, por companheiros de cela que acreditavam que ele tinha sido preso pela prática de estupro, quando na realidade o detento foi preso por infração a Lei Maria da Penha, e por ter ateado fogo na residência onde morava ao lado de sua companheira causando danos materiais. Devido às agressões ocasionadas ao detento Valério, como medida disciplinar a direção do presídio cortou o banho de sol, e proibiu as visitas para os ocupantes do celão, o que gerou revolta dos detentos que se amotinaram e provocaram quebra-quebra na cadeia. O Motim só foi contido no início da tarde com a chegada do reforço policial comandado pelo capitão Caristiato, Sub-Comandante do 13º BPM de Tauá. Outra agressão voltou a acontecer na tarde da quarta-feira (30), desta vez contra o detento Francisco das Chagas Teixeira, 56, vulgo Gabiral, responsável pela cozinha da cadeia. Ele também foi agredido de forma violenta, sendo socorrido para o Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, em Tauá, onde ficou internado por algumas horas, depois de sofrer várias pancadas com objeto contundente, principalmente na cabeça. Todos esses fatos desencadearam uma revista minuciosa nas celas, e gerou mais uma vez a revolta no cárcere, onde diversos detentos passaram a realizar um novo quebra-quebra. Para conter tal situação e evitar uma fuga em massa, pois cadeados foram quebrados e portões danificados, os policiais tiveram que agir com rigor, disparando bombas de efeito moral, e balas de borracha. Por volta das 20h a situação estava mais uma vez contornada. Confira as imagens:





Portal A Desgraça Via Repórter Lindon Johnson/Fotos: Sheldon Gomes/Rádio Difusora

Juazeiro do Norte-CE: Número de pacientes com HIV cresce de 4 por mês para 4 por semana

Robson Roque
Ronildo Alves, coordenador do Centro de Infectologia (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)
Cresce o número de pessoas que contraíram o vírus HIV na Região do Cariri e cidades de estados vizinhos. De acordo com dados do Centro de Infectologia de Juazeiro do Norte, a incidência de pacientes soropositivos aumentou de quatro por mês em 2010, para quatro por semana atualmente. No balanço mais recente, 408 pessoas residentes em Juazeiro estão sendo tratadas num total de 800 atendidas. Em média, dez novos casos são registrados a cada mês no município caririense.

“Há quatro anos nós tínhamos dois, três casos de HIV por mês. Nós estamos recebendo hoje quatro casos por semana”, disse Ronildo Alves, coordenador do Centro de Infectologia. “A incidência é muito alta na Região do Cariri. O Brasil teve um aumento de 11% que reflete na gente”, completa.

De acordo com Ronildo, Homossexuais e travestis são aqueles que lideram o número de portadores do vírus na Região. Aeroporto, Frei Damião e o João Cabral são os bairros de Juazeiro do Norte que lideram o ranking de soropositivos.

Acompanham a estatísticas as localidades de Vila Três Marias, Pedrinhas, Romeirão, Pirajá e Juvêncio Santana. Também tem sido detectado um aumento considerável do vírus ente jovens e idosos. Muitos adolescentes encontram-se totalmente desinformados quanto aos riscos de doenças sexualmente transmissíveis.
Medicamentos são distribuidos de forma gratuita para soropositivos (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)

Prevenção, informação e assistência

Para buscar sanar as dúvidas e facilitar o acesso a quem suspeite estar contaminado, o Centro de Infectologia oferece exames rápidos de forma gratuita. Alguns postos de saúde da família (PSFs), em especial os localizados nas áreas de maior incidência, também receberão os kits de exame rápido nas próximas semanas. Se for constatada a infecção após ser feito o teste rápido, o potencial paciente será orientado para aderir ao tratamento, devendo ser acompanhado por uma equipe formada por assistentes social, psicóloga, entre outros profissionais.

Preconceito

Há casos, segundo Roni Alves, de pessoas que desejaram atentar contra a própria vida ao tomarem conhecimento de o resultado positivo para a infecção com HIV. Em outro, uma mulher chegou a ser expulsa de sua própria casa por familiares e vive em uma comunidade religiosa que acolhe pessoas em situação parecida.

Como é feito o teste rápido?

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem e para chegar ao resultado, o profissional que realiza o teste segue um fluxo determinado cientificamente.

Se os dois dispositivos tiverem os mesmos resultados, o diagnóstico já é fechado. Porém, se houver discordância entre os resultados, é feito outro teste com um terceiro para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário