CRATO NOTICIAS player

domingo, 3 de agosto de 2014

Juazeiro do Norte-CE: Julho terminou com 19 homicídios e foi o mais violento do ano até aqui


Demontier Tenório///(Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)
Eildo Marcolino foi o primeiro caso de homicídio em julho. (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)
O mês de Julho terminou com um número de homicídios 36,84% a mais em relação a Junho em Juazeiro. No decorrer do período, 19 pessoas foram assassinadas contra 12 no sexto mês do ano ou sete a mais na comparação dos últimos dois meses. Entre Junho e Maio foram 7,69 a menos e já tinha caído 23,52% entre Maio e Abril, enquanto entre março e abril, o acréscimo tinha sido de 17,64% e, agora, uma diferença percentual para mais de 36,84% na comparação de Junho e Julho. Por outro lado, são oito homicídios a mais em relação a Julho de 2013 quando 11 pessoas foram mortas.

Já no comparativo entre os sete primeiros meses de 2013 e 2014 o número de homicídios revela um acréscimo da ordem de 25,49% quando, no ano passado, tinham sido assassinadas 76 pessoas contra 102 este ano. No comparativo de três meses o crescimento tinha sido de 9,75%, subiu para 22,41% com quatro meses, caiu a 19,71% com cinco meses, subiu para 21,68% em seis e, agora, voltou a crescer para 25,49%.

Segundo levantamento feito pelo Site Miséria, as áreas onde mais ocorreram homicídios no mês passado foram nos bairros Antonio Vieira e São Miguel com três cada, João Cabral, Frei Damião e Salesianos com dois cada, além dos bairros Triângulo, São José, Casas Populares, Santa Tereza, Leandro Bezerra, Lagoa Seca e Aeroporto com um cada. Eis a relação dos 19 homicídios registrados em Julho que superou janeiro com 18 assassinatos:

Dia 01 - José Eildo Marcolino Gorgonha, de 36 anos, que residia na Rua Padre Francisco Pinkowski, 28 (Casas Populares) e trabalhava como industriário e garçom, foi morto com um tiro na testa por três homens que chegaram em uma moto anunciando um assalto mas nada levaram da vítima. 

Dia 04 - Jeferson da Silva Melo, de 18 anos, que residia na Rua Manoel da Confiança, 60 (Frei Damião), foi morto a tiros por dois homens em uma moto quando passava com seu irmão, Paulo Ricardo da Silva Melo, noutra moto e abalroaram uma árvore no cruzamento da Avenida Humberto Bezerra com a Rui Barbosa (Leandro Bezerra) ao tentarem escapar da perseguição.

Dia 05 - Cícero Wesley Teles, de 22 anos, o “Magão”, que residia na Rua Moacir Gondim Lóssio, 817 (Triângulo), foi morto com um tiro e o corpo encontrado na Rua Leonardo Silva Fontes, perto da Fábrica Use Bem, na localidade denominada Vila Real (São José).

Dia 05 - José Petrônio Barbosa da Silva, de 18 anos, que residia no João Cabral, foi morto a tiros no cruzamento das ruas José Andrade de Lavor e Pio Norões naquele bairro por dois homens que fugiram em uma moto. Ele era suspeito de envolvimento em assaltos e já tinha sido vítima de um atentado à faca em setembro de 2012

Dia 05 - Francisco Djones Arrais Correia, de 19 anos, que residia na Travessa João Luiz Costa, 02 (Frei Damião) e trabalhava numa indústria de calçados, foi morto a tiros na Rua Elba Leite Pereira perto do cruzamento com a Rua Manoel Tavares Lopes naquele bairro por dois homens que fugiram em uma moto preta. 

Dia 05 - Francisco William da Silva Dias, de 19 anos, o “William de Cris” que residia no bairro Juvêncio Santana, foi morto a tiros na Rua do Seminário (São Miguel) por quatro homens em duas motos. Ele respondia por assaltos e uma tentativa de homicídio e estava com a menor D. T. B. S., de 16 anos, residente no São Miguel, que saiu baleada e foi socorrida ao hospital.

Dia 06 - João Paulo Nascimento Alves, de 25 anos, que residia na Rua Letícia Vasconcelos (Triângulo), foi morto com um tiro na boca e o corpo encontrado dentro de seu veículo Celta na Rua José Marrocos (Salesianos).

Dia 09 - José Alisson da Silva, de 25 anos, frentista que residia na Rua Maria Dantas de Medeiros, 99 (Triângulo), foi morto a tiros quando saía de sua casa e foi surpreendido com a aproximação de dois homens em uma moto. Ele retornou à sua residência e terminou executado no quintal e sua mãe, Maria José da Silva, de 48 anos, saiu baleada.

Dia 10 - Francisco Alves de Aquino, de 53 anos, que residia no bairro São Miguel, foi vítima de um latrocínio e morreu no HRC após ser baleado com um tiro no olho na noite do dia 5 por três assaltantes que invadiram sua Farmácia A Samaritana na Rua Santa Luzia, 1572 naquele bairro. Eles levaram o dinheiro e, na saída, J de S. F., de 16 anos, residente no João Cabral, atirou no comerciante.

Dia 11 - Francisco Marcos das Chagas, de 30 anos, o Bad Boy, que residia na Avenida Paraíba, 866 (João Cabral), foi morto a tiros na sala de sua casa por dois homens que chegaram em uma moto. Ele respondia por roubos, porte e posse ilegais de armas, furtos, formação de quadrilha, receptação, tráfico de drogas e violência doméstica. 

Dia 11 - José Kleber Fernandes Leite, de 34 anos, o “Boquinha”, que residia na Rua Alzira Alves de Lira, 64 (Salesianos) foi morto a tiros quando chegava ao trabalho na empresa Jailson Baterias na Rua Leão XIII, 581 naquele bairro. Dois homens se aproximaram em uma moto e atiraram na vítima que era testemunha de um homicídio.

Dia 12 - José Mauro Alves Santiago, de 37 anos, que residia na Rua Francisco Martins de Souza, por trás do CAIC (Frei Damião), foi morto com um tiro no tórax por uma pessoa que chegou em sua casa com arma em punho. Mauro não tinha passagens pela polícia e nem os próprios familiares souberam informar algo a respeito do homicídio.

Dia 13 - Erivan dos Santos Silva, de 26 anos, que residia no Sítio Almécegas, perto do Colégio Agrícola de Crato, foi vítima de homicídio por espancamentos com capacetes por três homens no cruzamento das ruas José de Matos Franca e Genário José de Oliveira, imediações do Fórum (Lagoa Seca). Os agressores estavam numa moto preta e não levaram a da vítima tendo agredido ainda outra pessoa socorrida ao HRC.

Dia 15 - Leone Caetano Ferreira, de 17 anos, residia na Rua Farias Brito, 1295 (João Cabral) e foi morto a tiros de pistola por três homens encapuzados que invadiram o Centro Sócio Educativo José Bezerra de Menezes na Rua Ladislau de Arruda Campos, 61 (Antônio Vieira). Era suspeito de envolvimento em assaltos, furtos e crimes de latrocínio.

Dia 15 - Jeferson Souza Ferreira, de 17 anos, residia no bairro João Cabral e morreu na chamada chacina da FEBEMCE no bairro Antonio Vieira

Dia 15 - Jonas de Souza Ferreira, de 16 anos, era irmão de Jeferson, residia no bairro João Cabral e morreu na chamada chacina da FEBEMCE no bairro Antonio Vieira

Dia 17 - José Walter da Silva Santos, de 18 anos, que residia na Rua São Damião, 13 (Santa Tereza) foi morto a tiros no cruzamento das ruas José Marrocos e São Damião naquele bairro por um homem que dele se aproximou a pé. Segundo a polícia, a vítima respondia por crime de tráfico de drogas.

Dia 30 - Tiago Gonçalves Bento, de 18 anos, que residia na Rua Cônego Climério, 268 (Pio XII), foi morto a tiros após invadir pela madrugada o apartamento de um edifício no cruzamento das ruas São Francisco e São Jorge (São Miguel) armado com facão para praticar um furto. Ele respondia por crimes de roubos, furtos e tráfico de drogas.

Dia 31 - Alisson Henrique da Silva, de 27 anos, o “Pequeno”, que residia em Natal (RN) e estava a trabalho em Juazeiro, foi morto a tiros quando ingeria bebidas alcoólicas em um bar na Rua Francisca Sobreira da Silva (Aeroporto), onde chegaram dois homens em uma moto efetuando os disparos. A vítima era homossexual e pode ter sido um caso de homofobia.

Chorozinho-CE: Carga de maconha custaria mais de R$ 1,5 milhão









De acordo com a PF, a ação foi realizada pelos policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, comandada pelo delegado Janderlyer de Lima. (Foto: Kid Júnior)
A grande apreensão de maconha feita pela Polícia Federal (PF) no Ceará, na madrugada deste sábado (2) - mais de uma tonelada - já é superior às apreensões dos últimos dois anos. Na operação, realizada em Chorozinho, a 72 km de Fortaleza, foram encontrados 801 tabletes da droga, avaliados em mais de R$ 1,5 milhão. A droga abasteceria até 200 pontos de tráfico na Capital e Região Metropolitana.

O carregamento foi descoberta no fundo falso de um caminhão baú de refrigeração que saiu de Foz do Iguaçu, no Paraná. Com a ação, a PF já contabiliza quase três toneladas de entorpecentes (entre maconha e cocaína) apreendidos este ano. Em 2013, 2,5 toneladas de drogas haviam sido apreendidas.

“É uma apreensão atípica para o Ceará. Há uma semana, trabalhávamos numa notícia que foi repassada pela Delegacia de Foz do Iguaçu e monitoramos o caminhão”, afirmou o delegado Janderlyer Gomes de Lima, chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF.

O transportador, um paranaense de 23 anos que não foi identificado por questões de investigação, trabalhava como caminhoneiro e não possui antecedentes criminais. Ele foi detido em flagrante por tráfico interestadual e ficará sob custódia do Sistema Penitenciário Cearense. A pena para este crime, conforme o chefe da operação, varia de cinco a 15 anos de prisão.

“Essas pessoas são contratadas e representam uma ponta pequena no esquema do tráfico. Agora, as investigações continuam para entender a rede e identificar quais seriam os destinatários”, disse o delegado. 

Boa qualidade

A maconha apreendida é do tipo hidropônica, que, por ser cultivada de forma diferente, é considerada de boa qualidade e custa mais caro, afirmou a PF. O caminhão que levava a mercadoria tem placa de Santa Catarina e, segundo Jandelyer Gomes, “a droga estava muito bem ocultada”. A droga deve ser incinerado até o fim deste mês.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário