CRATO NOTICIAS player

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Jovem de 17 anos é violentada e morta em Ceilândia, no DF


O crime aconteceu por volta das 5h atrás de um quiosque de lanches da QNO 20: ponto de drogas (Foto: Ana Rayssa/Correio Braziliense)
O sonho de Leudiquele Santos da Conceição, 17 anos, foi brutalmente interrompido ontem em Ceilândia. A jovem que queria ser pediatra sofreu um estupro e acabou assassinada por volta das 5h, a caminho do trabalho, uma padaria da QNO 11/13. Segundo a Polícia Militar, a vítima pode ter sido violentada por mais de um criminoso. O corpo dela foi encontrado com sinais de estrangulamento em um terreno baldio localizado atrás de um quiosque de lanche na QNO 20.

Moradores da Expansão do Setor O denunciam a escalada da violência na região. No fim da tarde, centenas deles fizeram uma manifestação contra a criminalidade. Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que as delegacias do Distrito Federal registraram uma média mensal de 75,8 estupros entre novembro de 2012 e agosto de 2013, o equivalente a mais de dois abusos diários na capital do país. Ceilândia lidera as estatísticas.

Leudiquele passava pelo local do crime diariamente. Ontem, ela saiu a pé da casa onde morava com a tia Joseli Silveira de Araújo e uma amiga, também na QNO 20, em direção à padaria Pão Brasil. Trabalhava como balconista e era considerada ótima funcionária — ela chegou a Brasília há quase dois anos ao deixar o interior da Bahia, em Bom Jesus da Lapa, a cerca de 700km de Brasília. “Simplesmente, só trabalhava e cursava o ensino médio. Nós até falávamos do perigo de ela ficar andando por lá, mas era o horário de trabalho dela, não tinha opção”, lamentou outra tia da vítima, Luciana Araújo, 25 anos.

Ontem, a vítima sofreu a abordagem de, provavelmente, mais de um bandido. O sargento Antônio Neto atendeu a ocorrência e explicou que a primeira informação sobre o caso se tratava de uma morte por causas naturais. Ao chegar ao local, no entanto, o PM se deparou com uma cena de estupro e assassinato. “Pelas marcas, parece que entrou em luta com os suspeitos, mas isso só poderá ser confirmado pela perícia da Polícia Civil”, informou o policial militar. Ninguém havia sido preso até o fechamento desta edição.

A amiga da vítima Sheila de Lima, 21 anos, disse que Leudiquele tinha receio de transitar na região onde sofreu o ataque. “Ela disse que tinha medo de passar por aqui, afinal é uma área perigosa e passava num horário de pouco movimento”, contou. Quem vive ali disse que o local onde a jovem morreu é conhecido como ponto de drogas. “Aqui é muito perigoso. Já pedimos que aquele quiosque seja demolido, mas até agora nada”, comentou um morador da região que não quis se identificar. O caso é investigado pela 24º Delegacia de Polícia (Ceilândia). O Correio esteve na unidade policial, mas não foi recebido por nenhum delegado. O sepultamento da jovem será em Bom Jesus da Lapa.

Estupros

Levantamento da Secretaria de Segurança Pública mostra que o mês com a maior incidência de estupros entre novembro de 2012 e agosto de 2013 foi maio, com 87 casos, seguido por julho, 81; e março, abril e agosto, todos com 79 ocorrências cada um. Dos 758 registros do período, a maioria aconteceu à tarde, entre as 12h e as 18h. Das 87 vítimas de maio, por exemplo, 34 sofreram a violência nesse momento do dia. Em julho, das 81 vítimas, 32 também foram abordadas à tarde. Outro dado divulgado pelo governo revela que a maior parte dos ataques ocorre nos fins de semana.

Nos 10 meses representados pelas estatísticas, Ceilândia aparece em primeiro lugar no número de estupros oito vezes. Perde apenas para Taguatinga e Samambaia em janeiro e em novembro, respectivamente. Samambaia, Taguatinga, Sobradinho, São Sebastião, Gama, Brasília, Recanto das Emas e Planaltina completam a lista de casos.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário