CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Companheirismo: fotógrafo de São Paulo registra cenas de amizade entre moradores de rua e seus cães


Eduardo Leporo registra o carinho entre moradores de rua e seus cães. Na foto o cachorro Hulk com o dono Saulo
Eduardo Leporo registra o carinho entre moradores de rua e seus cães. Na foto o cachorro Hulk com o dono Saulo Foto: edu leporo fotografia / Reprodução facebook
Luiza Gould

Eles são seus fiéis escudeiros. Estão sempre prontos para brincar e demonstrar afeto. Do outro lado, não poderia ser diferente. Seus donos dão comida, proteção, carinho. Dividem o que ganham para ver seu amigo bem. E ainda há os casos daqueles que mantêm carteira de vacinação em dia e levam para pet shop. Não estamos falando simplesmente da relação de cães com seus donos. Neste caso, há um diferencial. Essas são as histórias de moradores de rua e seus animais de estimação.
Eduardo Leporo é quem registra as cenas de companheirismo e conta essas histórias. Fotógrafo há três anos, o paulista criou, no final de 2012, o projeto ‘Moradores de rua e seus cães’, com o qual circula em sua cidade, eternizando imagens dessa relação estabelecida nas ruas entre o cão e o homem. O resultado do trabalho é postado em umblog, que traz as fotos de cada animal e os relatos. A ideia, segundo Eduardo, vem de uma experiência pessoal. Apaixonado pelos cães — na infância tinha 10 deles — ele concilia o trabalho na área corporativa com a fotografia pet em estúdio. Essa proximidade fez Eduardo se perguntar o motivo de não registrar também imagens de animais de rua e de quem se dedica a eles.
— As pessoas andam sempre com pressa nas grandes cidades, ignoram o que está ao redor. O objetivo é fazer com que prestem atenção, indo contra aqueles que pensam que quem está na rua é marginal. Mesmo nas ruas, os moradores cuidam de seus cães, se dedicam a eles, dividem o que têm. O carinho é o mesmo de qualquer um que tem cães em casa. A ideia é mostrar também que os cahorros de rua não são monstros, que passaram anos sendo carentes, mas que são dóceis — resume o fotógrafo.
Além da divulgação pela internet, Eduardo tem outras ambições: pretende montar uma exposição com as fotografias em um shopping ou loja, trazendo os personagens fotografados para conferirem as imagens. Ele também tem o sonho de fazer um livro e poder registrar o mesmo tema em outras cidades. Para isso, Eduardo busca patrocínio.
O fotógrafo já coleciona diversas histórias, como a do morador que não deixou seu bichinho ser fotografado e, tentando protegê-lo, chegou a ameaçar com uma chinelada em Eduardo. Ou a da família que, apesar dos poucos recursos, comprava todos os dias sorvete para os três cães e ainda dava todo o suporte ao que era "cadeirante".
Conheça agora alguns outros relatos contados pelo fotógrafo em seu blog:
Hulk para de brincar com a vassoura para posar para a foto
Hulk para de brincar com a vassoura para posar para a foto Foto: edu leporo fotografia / Reprodução Facebook
Filhote de aproximadamente quatro meses, Hulk vive na Praça da República, centro de São Paulo. Ele foi encontrado ferido por Saulo, morador de rua que naquela noite cuidava de um estacionamento de carros na Avenida São Luiz. Os dois se tornaram grandes amigos. Hulk recebe, ainda, a ajuda de pessoas da redondeza. A comerciante Patrícia Magalhães, por exemplo, banca os custos do pet shop do bichinho, que recebe banho e tosa a cada 15 dias.
A bordo da Kombi amarela Seu Kiko e Jamaica circulam pelas ruas de Campo Belo
A bordo da Kombi amarela Seu Kiko e Jamaica circulam pelas ruas de Campo Belo Foto: Edu Leporo Fotografia / Reprodução Facebook
Esses aqui são Jamaica e seu dono, Kiko, que recolhe material reciclável em São Paulo e agora tem a bordo de sua Kombi amarela um amigo para todas as horas. No caso dessa dupla, a história começa antes do nascimento de Jamacia. Seu Kiko viu uma cadela grávida passar pela rua e pediu à dona para ficar com o filhote. Mesmo recebendo a ameaça de ter sua Kombi recolhida, Seu Kiko não aceitou morar em um albergue por não poder levar o amigo.
Aqui ele é o rei. Lion acompanha Diego e Ângela no recolhimento de mateirais recicláveis
Aqui ele é o rei. Lion acompanha Diego e Ângela no recolhimento de mateirais recicláveis Foto: edu leporo fotografia / Reprodução Facebook
Lion enche de carinhos o fotógrafo Edu Leporo
Lion enche de carinhos o fotógrafo Edu Leporo Foto: edu leporo fotografia / Reprodução Facebook
Ele faz jus ao nome que recebeu. O rei do pedaço, Lion é o companheiro dos moradores de rua Diego e Ângela, que passam o dia recolhendo recicláveis e dormem na calçada da Rua Nestor Peçanha. O cãozinho surgiu na vida do casal em um momento complicado: Ângela tinha sofrido um aborto de gêmeos. O apego ao animal foi instantâneo. Lion está sempre a postos, fiscalizando o trabalho dos donos.
Gilberto com os cães Messias e Gildo na Avenida Paulista
Gilberto com os cães Messias e Gildo na Avenida Paulista Foto: edu leporo fotografia / Reprodução Facebook
Ex-ritmista da escola de samba Vai-Vai, Gilberto mora atualmente na calçada do Parque Trianon, na Avenida Paulista. Quando seu endereço era o Bixiga tinha uma cadela que precisou abandonar. A saudade foi tamanha que Gilberto resolveu adotar os dois filhotes que a amiga teve. Hoje ele cuida de Messias e Gildo como se fossem filhos e conta com a ajuda de moradores da região para comprar ração e medicamentos. A história dos três comoveu, a ponto de até receberem uma doação de mil reais.


extra.globo.com/noticias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário