Considerado o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, o pix foi lançado em 16 de novembro de 2020 pelo Banco Central, e completa quatro anos de funcionamento neste sábado, 16. Até 30 de setembro de 2024, foram contabilizados mais de de 121,5 bilhões de transações, totalizando cerca de R$ 52,6 trilhões em valores transacionados.
Com recorde de usuários e novas funcionalidades que prometem facilitar a vida de consumidores e lojistas, o pix segue se reinventado, sendo o queridinho dos brasileiros. De acordo com os dados do Banco Central, em outubro, havia 805,6 milhões de chaves Pix cadastradas, sendo que 95% correspondem a pessoas físicas. Além disso, 160,5 milhões de brasileiros já realizaram ao menos uma transação via Pix.
Este ano entre as novidades implantadas, temos o Pix Agendado Recorrente que é oferecido pelos bancos de forma obrigatória para facilitar o pagamento de contas mensais. O Pix por Aproximação, que permite aos usuários realizar pagamentos sem a necessidade de usar o aplicativo de sua instituição financeira, é outra novidade que deve começar a funcionar em breve e tem tem gerado curiosidade entre os usuários.
Apesar do sucesso e o crescente número de usuários, a falta de acesso a internet ainda é um desafio para que a ferramenta se torne, efetivamente, democrática. A expectativa é de que em breve o Pix possa ser feito sem a necessidade de estar conectado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário