CRATO NOTICIAS player

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Aeroporto de Juazeiro perde voos e preocupa

Empresários da cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, iniciaram uma campanha nas redes sociais para cobrar do governo federal a reforma e ampliação do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. Eles reclamam que a falta de infraestrutura vem sendo responsável pela redução no número de voos das companhias aéreas e temem o fechamento do terminal caso nenhuma providência seja tomada muito em breve, o que causaria enorme prejuízo econômico à região do Cariri.

Encabeçada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro do Norte, a campanha já conseguiu a adesão de mais de 20 empresas, de acordo com o presidente da entidade, Michel Araújo. Conforme diz, a pista de pouso e decolagem é o principal problema do aeroporto de Juazeiro do Norte, pois não suporta mais o peso de aeronaves de grande porte, a exemplo do Airbus A320 e do Boeing 737/800.

Por questão de segurança, as companhias aéreas não estariam operando com a capacidade total de passageiros. "Nessas aeronaves, que comportam cerca de 170 passageiros, as companhias só vendem metade dos assentos. E isso deixa o preço das passagens bem mais caras. Por isso, começamos essa campanha, que deverá ganhar mais força, para sensibilizar o governo", observa Araújo, lembrando que o número de voos diários já caiu de 13 para apenas nove.

O titular da Secretaria de Turismo (Setur) de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino, explica que a pista tem hoje 1.940 metros, sendo 1.800 homologados e 940 a homologar. De acordo com ele, porém, seriam necessários 2.300 metros.

Quanto ao PCN (Pavement Classification Number), que indica a resistência do pavimento, Roberto Celestino informa que a pista do terminal tem PCN 32, quando precisaria de 46. "Até mesmo as aeronaves menores, como os Airbus A318 e A319, operam com severa restrição, sem a capacidade total", afirma.

DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário